CUIDADOS

A aromaterapia é, na verdade, uma incursão séria para se embarcar, visto que envolve óleos essenciais puros e outros ingredientes naturais que são considerados seguros apenas se o uso for feito corretamente. Não compreender os atributos e pureza da aromaterapia, pode levar a repercussões graves, pois nem todos os óleos naturais e puros são seguros para o uso humano.

Alguns óleos essenciais podem até ser tóxicos em certas circunstâncias.

Mulheres grávidas e mães lactantes devem ter muito cuidado ao escolher usar a aromaterapia. Os cheiros fortes podem ser prejudiciais ao bebê, pois seus sentidos e sistema imunológico ainda não estão totalmente desenvolvidos. Além disso, alguns cheiros podem ser desagradáveis para o bebê e isso pode afetar os padrões de sono do e horários de

alimentação, causando problemas de saúde no estágio neonatal.

Embora a aromaterapia tenha efeitos calmantes, usar alguns óleos relaxar um paciente com câncer pode ter efeitos adversos. A permissão de um médico deve sempre ser procurada antes de tentar esta forma de terapia. Alguns dos óleos essenciais podem ter reações negativas aos medicamentos prescritos já em uso pelo paciente.

A escolha de usar a aromaterapia como uma alternativa para outras opções médicas só deve ser feita após extensos estudos feitos sobre as vantagens e desvantagens.

Embora a maioria das doenças e enfermidades sejam consideradas causa raiz do estresse e da ansiedade, trocar a condição médica pela aromaterapia pode produzir resultados positivos mínimos para realmente combater a doença.

O uso excessivamente entusiasmado ou indulgência com a aromaterapia pode levar a problemas sérios, especialmente quando o conselho médico foi ignorado ao fazer esta escolha.

Alguns estudos continuamente mostram pouca ou nenhuma evidência na demonstração de eficácia contra infecções bacterianas, fúngicas ou virais, tornando-se uma alternativa pobre se comparada a alternativas medicamente comprovadas.

Na maioria dos países ao redor do mundo, o uso de aromaterapia é ainda relacionado ao aspecto relaxante. Portanto, não há nenhum órgão regulador que governe estritamente o conteúdo e potência de cada óleo essencial usado nas sessões.

Óleos essenciais não diluídos usados ​​para aromaterapia podem às vezes causar irritações e descolorações na pele. Nos casos em que o produto natural foi exposto a produtos químicos em seus estágio de crescimento, como pesticidas, alergias químicas podem ter um efeito negativo na aplicação.

Em níveis mais severos, descobriu-se que a presença de estrogênios pode afetar negativamente a pele delicada das crianças.

Algumas culturas levam a influência da aromaterapia ao extremo. A ingestão de certos ingredientes é amplamente praticada e às vezes causa graves danos irreparáveis. Como alguns óleos essenciais podem ser bastante tóxicos quando ingerido, um profissional deve ser sempre consultado antes de optar pela escolha.

Como acontece com qualquer substância bioativa, o método de aromaterapia, embora seja seguro para o público em geral, pode ter efeitos adversos quando usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Alguns dos ingredientes e métodos usados ​​em uma determinada sessão de aromaterapia podem causar efeitos colaterais negativos quando outros elementos medicinais mais convencionais estão presentes. Óleos adulterados usados ​​em algumas sessões de aromaterapia também podem representar problemas, dependendo do tipo de substância utilizada.

Outro problema de segurança são as alegações infundadas feitas por aqueles que defendem a aromaterapia como uma alternativa comprovada de tratamento. Cuidado, essas informações podem ser enganosas.

Este artigo pertence ao Curso de Aromaterapia