Área do Aluno


ou



A arte de Incluir Músicas Infantis

Na pré-história, as pessoas faziam música ao ouvir os sons da natureza e imitar eles para se comunicar. Hoje, a música serve para se expressar também, porém, de uma forma ainda mais intensa.

Ajuda muito que diversas informações, influências e efeitos da música no comportamento humano foram descobertos e divulgados. Um grande exemplo disso é que desde a Lei 11769/08, a música se tornou obrigatória no ensino fundamental.

Felizmente, a música da educação infantil já existia muito antes dessa data. Normas como as das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil Nacional orientam que o trabalho com as crianças deve se dar por meio de práticas pedagógicas que estimulem o relacionamento e a interação entre os pequenos.

As práticas mais efetivas envolvem música, assim como artes plásticas, manifestações de arte gráfica, fotografias, teatro, poesia e dança.

Abaixo você encontra as melhores maneiras de levar a arte da música para as crianças da creche:

  • Brincadeiras

O momento de recreação com brincadeiras e afins, fica muito melhor com um pouco de música. Inclusive, existem muitas brincadeiras baseadas em músicas e cantigas. São brincadeiras clássicas que utilizam a sonoridade do enredo para facilitar a dinâmica a aproximar os participantes.

  • Contação de histórias

A arte da contação de história pode ser enriquecida de maneira única pela presença de canções. Depois de ver a força dessas artes isoladamente, dá para imaginar a verdadeira potência quando combinadas, certo? A música como efeitos sonoros na contação de história dão mais intensidade aos contos. Como resposta, as crianças ficam mais atentas, procuram interagir mais e, certamente, levam o momento na memória por bastante tempo.

  • Dança e movimentação

Com ou sem música, a introdução de movimentos na rotina das crianças é vital, porém, com música é muito melhor. As noções do corpo, do ritmo, da coordenação e percepção são testadas quando se combina música, dança e movimento. Nessa situação, a criança pode criar movimentos próprios e uma dança exclusiva em uma forma de expressão completamente livre e ritmada. Para variar um pouco, o auxiliar de creche pode coreografar alguns passos e ensinar aos pequenos.

  • Apreciação musical

Depois de tanta movimentação, o profissional pode mesclar a experiência com outra forma de diversão com música. A apreciação musical requer mais calma e observação dos sons naturais. O objetivo é expor para os pequenos nuances sobre o universo que também é musical por si só. Ou seja, não são só os aparelhos que produzem sons. O ambiente, as coisas que estão nele e até elas mesmas podem produzir ruídos musicais e apreciar isso.

  • Experimentação

Brincar, dançar e apreciar as músicas é ótimo, mas elas também podem ser experienciadas. Com o uso de instrumentos musicais para as crianças, elas podem conhecer, tocar e formar um som bem interessante. A ação estimula a criatividade delas, além de apresentar outras formas de experiências musicais. Quanto mais estimuladas, maior é o alcance do desenvolvimento das crianças.




Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Creche

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados