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A BRINQUEDOTECA NA PRÁTICA

    Formação do educador para a brinquedoteca


    Para atuar na brinquedoteca são necessários profissionais com características ímpares, normalmente não encontradas em uma só pessoa. São elas:


    • Gostar de trabalhar com crianças. 

    • Ser paciente, entusiasta, determinado, comunicativo, criativo. 

    • Estar preocupado em enriquecer seus conhecimentos e se dispor para a formação na área. 

    • Ter curiosidade e disposição para descobrir brinquedos, jogos e brincadeiras novas e, ao mesmo tempo, interessar-se pela história das brincadeiras e pelo resgate dos jogos antigos. 

    • Saber que as possibilidades da brinquedoteca não devem ser entendidas somente nos aspectos econômicos – oferecer brinquedos a quem não poderiam comprá-los - mas que se referem também a possível colaboração na escolha do brinquedo, às explicações das instruções e regras, à companhia no jogo. 

    • Respeitar os caminhos das crianças e dos seus pensamentos


    O comprometimento dessas pessoas sejam elas profissionais ou voluntárias, é de extrema relevante para a prestação de um serviço de qualidade. Desse modo as pessoas que irão trabalhar em uma brinquedoteca devem possuir espírito de equipe, conhecer todas as funções, lidar com parte administrativa, definir horários de funcionamento e dos funcionários, além de que é necessário viabilizar meios para a qualificação desses profissionais de modo a atender as exigências para esse tipo de função. 


    A brinquedoteca deve ser vista como um espaço, que enriquecerá as atividades lúdicas das crianças, de modo que possibilite o manuseio dos brinquedos antes mesmo de comprá-los. Um recurso que permitirá às crianças que de certa forma não têm condições de comprá - los por motivos financeiros. Criar condições de brincarem na brinquedoteca e até mesmo fazerem empréstimos, levá- los para casa, de modo que criem responsabilidades em cuidar do brinquedo.


    O profissional da brinquedoteca junto ao educador de cada instituição poderá trabalhar em conjunto e analisar o processo de aprendizagem das crianças que frequentam este espaço. O professor irá trocar experiências lúdicas e fantasias da infância com as crianças e com o auxílio das mesmas poderá selecionar os materiais e as propostas que irão aproximar da atividade infantil. Desse modo, o trabalho de formação dos profissionais dessa área tem como base trabalhar em grupos de reflexão sobre teorias e concepções de infância relacionadas ao brincar e a prática de jogos interativos, tendo como apoio relatos de crianças em atividades lúdicas, a exploração de objetos e as experiências pedagógicas pessoais.



    Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

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