Entrar/Criar Conta
A CARREIRA DE DECORAÇÃO
Importância da decoração
Escolher a decoração de uma festa não é tarefa fácil, já parou para pensar? Afinal, será a principal responsável pelo clima da festa por proporcionar um ambiente bonito e charmoso para os convidados. E tal preocupação em decorar os espaços, principalmente de comemoração, não é algo recente na humanidade.
Desde sempre, o homem sente a necessidade de enfeitar o espaço em que vive com móveis, quadros, retratos e desenhos. Os Egípcios (a quem são atribuídos os créditos pela arte da decoração) já o faziam em suas cabanas, usando cadeiras, mesas forradas com couro de animal ou tecidos, além de pinturas, esculturas e vasos.
Em pinturas da época, podemos perceber que a ênfase era dada às peças egípcias que, apesar de simples, entravam em contraste com o ouro e ornamentações luxuosas com o intuito de demonstrar o poder e domínio da sociedade. A civilização grega, por sua vez, demonstrava grande interesse pela arquitetura.
Sua contribuição está em refinar o mobiliário, algo muito importante quando se fala em design de interiores. Construíram, então, peças incrementadas materiais nobres, como o marfim e a prata. Ao mesmo tempo, cultuavam os móveis rústicos, com destaque para as peças de demolição e em ferrugem, ainda presentes nas decorações contemporâneas.
Mas ostentar o luxo por, simplesmente, espalhar ornamentos pelo ambiente não era suficiente. Os romanos vieram para comprovar isso! Combinando estética e conforto, esta civilização foi mais além e deu importância ao visual e aconchego, atribuindo ao mobiliário a função de peça de destaque na decoração.
Como podemos ver, a decoração passa de simples ato de enfeitar para uma arte que demonstra importância e grandeza. Por isso, ainda hoje é difícil encontrar um espaço que não seja decorado, mesmo que por um simples vaso de flor. O mesmo vale para as cerimônias, sejam elas religiosas ou comemorativas.
Mas vale lembrar que a arte da decoração passou por momentos difíceis na História, notadamente na Era Medieval, também chamada de Idade das Trevas. A Igreja respondem à expressão do homem, influenciando seu gosto pela arte, música ou outras ciências além da religião.
Por isso, tornaram-se mais raras as demonstrações de luxo e riqueza, abrindo espaço para tapeçaria, mobiliário e ornamentos mais simples com estampas suaves. As cortes voltaram no século XII, com o fim da Idade Média. As casas e construções adotaram diferentes estilos, como o gótico, ainda presente em prédios históricos europeias.
Mas, a importância da decoração não se resume aos interior, e também é expressa nas celebrações. Sejam elas grandes acontecimentos ou pequenas ocasiões, a dica é dar importância ao seu evento, harmonizando o ambiente a fim de que seus convidados se sentam a vontade em um espaço bem decorado.
Este artigo pertence ao Curso Decoração para Festas
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesTô adorando
Gosto arruma festa
Top
Tô adorando
Muito bom a proposta do curso. Espero aprender mais e mais.Amei(y)
Gosto arruma festa