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A CRIAÇÃO DO HOMEM


Existem diversas versões acerca da criação do homem, e certamente, nenhuma questão é mais debatida que essa. O debate sobre a inerrância das Escrituras tem incluído uma discussão sobre a historicidade da narrativa que Gênesis faz da criação. Muitos pontos de vista diferentes procuram ser aceitos, alguns defendidos inclusive por evangélicos.


Primeiro, vamos tratar das teorias evolucionistas que, por sua vez, se dividem em evoluções teístas e ateístas. De acordo com as últimas, a evolução significa simplesmente uma mudança em qualquer direção.Mas como essa palavra é usada para se referir às origens do homem?


Neste caso, seu significado envolve a origem com base em um processo natural, tanto no surgimento da primeira substância viva quanto de novas espécies. A teoria afirma que, bilhões de anos atrás, substâncias químicas existentes no mar, influenciadas pelo Sol e pela energia cósmica, acabaram unindo-se por obra do acaso.


A partir daí,  deram origem a organismos unicelulares e, desde então, vêm se desenvolvendo por intermédio de mutações benéficas e de seleção natural, formando todas as plantas, animais e pessoas. Em suma, a evolução ateísta enxerga a geração espontânea como a causa original.


Já a evolução teísta vê um poder divino como a causa original e a força diretriz. A teoria afirma que Deus direcionou, usou e controlou o processo da evolução natural para ‘criar’ o mundo e tudo o que nele existe. Normalmente, essa visão inclui as seguintes idéias: os dias da criação de Gênesis 1, na verdade, foram eras.


O processo evolutivo estava envolvido na criação de Adão e, desse modo, a Terra e as formas pré-humanas são extremamente antigas. Porém, é interessante frisar que as duas teorias - teísta e ateísta - podem incluir variações acidentais, seleção natural e transmissibilidade de características adquiridas.


Ainda relacionada a teoria teísta da evolução, temos o criacionismo, isto é, a ideia da Criação. Ainda que existam variantes no conceito de criacionismo, a principal característica desse ponto de vista é que ele tem a Bíblia como sua única base. A ciência contribui para o entendimento sem mudar a interpretação das Escrituras para acomodar suas descobertas.


Os criacionistas possuem diferentes pontos de vista em relação aos dias da criação, mas para alguém ser criacionista, é preciso acreditar que o registro bíblico é historicamente factual e que Adão foi o primeiro homem. A Bíblia não responde a todas as perguntas que a respeito das origens, mas o que ela revela deve ser reconhecido como verdade.


Duas características principais do ato da criação do homem destacam-se no texto bíblico - que ele foi planejado por Deus (Gênesis 1:26), além de ter ocorrido de forma direta, especial e imediata (Gênesis 1:27; 2:7). Para justificar o criacionismo, é usada a evidência da revelação bíblica.


Embora a Bíblia não seja um livro de ciência, sempre que menciona um fato científico registra-o sem erro. Ademais, tudo o que as Escrituras apresentam como verdade tem autoridade divina. A criação é apresentada como fato histórico em muitos lugares das Escrituras.


O começo do primeiro dia ocorre em Gn 1.3. O versículo 2 pode envolver um enorme período de tempo. As eras geológicas podem ter ocorridos devido a uma catástrofe (relacionada ou não à queda de satanás) depois da criação inicial, ou podem ter sido causadas pelo dilúvio.

Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia

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