A Drenagem Linfática no Envelhecimento
O envelhecimento é um processo natural de qualquer organismo vivo, sendo visto como um processo complexo e bem articulado, envolvendo a deterioração gradativa do organismo.
Com o passar dos anos, os tecidos se tornam mais vulneráveis, sofrendo alterações decorrentes do envelhecimento.
Nesse processo, é importante salientar que nem todos os tecidos envelhecem em uma mesma intensidade e no mesmo tempo.
Diante disso, é de suma importância que o tecido conjuntivo frouxo se mantenha preservado ao máximo junto com a sua seda de substância fundamental, para que o trânsito de substâncias circule de maneira adequada em todo o tecido humano.
Alterações que ocorrem nesse tecido podem provocar profundas consequências no organismo.
Então, por exemplo, é natural que no processo de envelhecimento certas regiões do corpo se tornem endurecidas e ressecadas, provocando assim o encharcamento em outras partes.
Dessa forma, um corpo que conta com a falta de líquido em uma região e o excesso em outra pode sofrer com o retardamento da distribuição de nutrientes e oxigênio, podendo dificultar o processo natural de desintoxicação.
Essa distribuição de nutrientes e oxigênio para as células ocorre por difusão, um processo sem gasto energético e que funciona corretamente para curtas distâncias.
O problema é que a presença de edemas provoca o aumento nessas distâncias, afinal, com um maior volume de água, temos o atraso na distribuição.
Além disso, é comum que no processo de envelhecimento as fibras endureçam, provocando assim o ressecamento da região.
Nas duas situações, as células não recebem os nutrientes necessários para a realização das suas metabólicas, provocando um envelhecimento acelerado das estruturas biológicas.
Tendo em vista que a drenagem linfática atua diretamente na nutrição e desintoxicação da substância fundamental, então as manobras da técnica são excelentes para a retirada do líquido retido.
Dessa forma, pode ser evitada a geleificação excessiva da substância fundamental e o endurecimento das fibras proteicas também pode ser retardado.
Como consequência, os tecidos podem ser perfeitamente nutridos proporcionando a otimização dos processos biológicos, desacelerando o processo de envelhecimento.
Este artigo pertence ao Curso de Drenagem Linfática
Faça o Curso completo grátis!!