Área do Aluno


ou



Estética Animal

Cada vez mais os cuidados com os pets aumentam, e isso inclui também a questão estética ou de beleza.

A maior parte dos proprietários acredita que tudo o que o animal de estimação precisa é de alimentação, carinho e das vacinas.

Entretanto, esses animais precisam também de uma higiene mais ampla, o que inclui a necessidade de estar dando banhos e tosas, limpar os ouvidos, cortas as unhas, fazer a limpeza dos olhos e escovar os dentes.

A tosa, também conhecida como grooming, trata-se de uma arte que foi desenvolvendo-se com o tempo, tendo a finalidade principal da estética, como esconder alguns defeitos, e também de higiene e de conforto para o pet.

Os itens básicos da estética para os animais de estimação são o banho, a tosa, o tratamento das unhas e das orelhas, e o condicionamento do pelo.

Para algumas raças de animais, o banho é uma das questões mais importantes da estética, pois um banho da forma inadequada pode acarretar em um pelo com aspecto feio e prejudicado.

A lista a seguir irá mostrar um pouco mais sobre cada um desses aspectos da higiene animal:

  • O banho: a quantidade de banhos necessárias para cada animal irá variar de acordo com a raça dele. Antes de dar banho no animal, é necessário escovar o pelo dele, de modo a remover os pelos mortos e também desmaranhar a pelagem.
  • A secagem: para secar o pelo do animal há diversos métodos, como afofar ele fazendo uso de um secador de chão que tenha alta velocidade. Um outro método é a secagem em canil ou em gaiola, mais usada em animais com pelo curto. O terceiro e último método é com a própria toalha, sendo indicada para raças pequenas e que tenham o pelo duro.
  • A tosa: ela pode ser feita por meio de dois tipos distintos, através do trimming, que é usada para animais que vão para exposição, e o grooming, usado para cachorros domésticos. Nesse segundo método, é feito o uso de uma tesoura ou de um cortador para tosar.
  • As unhas: há muitas raças de cães que necessitam do corte das unhas de maneira periódica, variando de quatro até seis semanas. Para cortar as unhas do animal, pode ser feito uso de cortadores do tipo tesoura, voltado para cães pequenos, do tipo guilhotina, para cães de tamanho médio, e o alicate pesado, para os cães maiores.


Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados