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Gilnei Francisco Velho
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A PALAVRA DE DEUS


A palavra de Deus como pessoa - Jesus Cristo


Às vezes, a Bíblia refere-se ao Filho de Deus como a Palavra de Deus. Em Apocalipse, João vê o Senhor Jesus ressurreto no céu e diz: “Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é a Palavra de Deus”.


De modo semelhante, no começo do Evangelho de João, lemos “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus”. João está falando do Filho de Deus, pois, no versículo 14, diz: “A Palavra tornou-se carne e viveu entre nós”.


A palavra de Deus como comunicação verbal


A frase “Palavra de Deus” é muito conhecida e proclamada por quem acredita Nele. Porém, assume diferentes significados, sem, contudo interferir em seu aspecto autoritativo.


1. A palavra como pessoa


Nesse caso, especificamente, se refere à pessoa de Cristo. Ele é a palavra encarnada. Em Apocalipse 19.13 lemos: “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus” (Ap 19.13).


O tão conhecido texto de Jo 1.1 descreve Cristo da seguinte forma: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. A pessoa de Cristo tem a atribuição de revelar o caráter santo de Deus, bem como sua vontade.


2. A palavra como uma comunicação verbal


Essa comunicação verbal aparece de diversas formas na Escritura. A primeira são os decretos pelos quais eventos ocorrem a partir da ordem de Deus, como a criação (Gn 1.3,4). A segunda é a aplicação pessoal quando Deus se dirige diretamente a uma pessoa, como fez com Adão (Gn 2.16-17).


A terceira é aquela comunicada por meio de lábios humanos, como ocorreu através dos profetas (Jr 1.9). Por fim, a quarta é a forma escrita, como aconteceu quando Deus entregou as tábuas da lei escritas pelo seu dedo (Ex 31.18).


A palavra escrita, além de registrar as formas já citadas também possui três vantagens. Uma, é a preservação para as gerações futuras (Ex 17.14) A outra é proporcionar a possibilidade de estudo (Sl 1.2). E a última é proteger da simples confiança na memória.

Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia

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