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A QUEDA DO HOMEM
Para falar sobre a queda do homem, devemos mencionar o que é pecado. Trata-se de deixar de se conformar a lei moral de Deus em ato, atitude ou natureza. Os homens e anjos pecaram voluntariamente, ou seja, há uma responsabilidade pessoal. Deus permitiu que o pecado pudesse ser praticado como escolha, indicando sua soberania e o livre arbítrio.
Somos considerados culpados pelo pecado de Adão, o que é chamado de culpa herdada. Porém, ainda devemos mencionar a corrupção herdade, em razão da natureza pecaminosa que temos, também, devido aos atos de Adão. Ainda herdamos a fraqueza (carecemos totalmente de bem espiritual) e incapacidade de fazer o bem espiritual perante Deus.
Temos, então, dois pontos de vista para comentar sobre a queda do homem - o liberal (uma lenda, um quadro geral de religião e moral à luz de um período posterior) e o não-ortodoxo (mito, história primitiva, supra-história ou “mito verdadeiro”). Os barthianos consideram o relato não histórico mas sua realidade espiritual verdadeira.
A proibição de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era, em última instância, uma prova de obediência à vontade revelada de Deus. De acordo com Gênesis, primeiro lugar, satanás tentou fazer com que Eva duvidasse da bondade de Deus porque Ele lhes vedara acesso a uma árvore.
Depois, satanás ofereceu a Eva um plano substituto, que permitia comer do fruto sem sofrer a penalidade. Eva justificou antecipadamente seu ato de comer o fruto, o comeu e Adão a seguiu. A partir daí, vieram as penalidades em cinco esferas, a saber:
Sobre a serpente. Gn 3.14
Sobre satanás. V.15
a– Inimizade entre as hostes do mal e a descendência da mulher.
b– satanás teria permissão de infligir a Cristo uma ferida dolorosa mas não fatal (calcanhar).
c– satanás receberia uma ferida fatal (cabeça).
Sobre Eva e as mulheres. V. 16
a- Dor na concepção.
b– Submissão ao marido.
Sobre Adão e os homens. Vv.17-19
a– Maldição sobre o solo.
b– Cansaço e fadiga no trabalho.
Sobre a raça. Vv. 20-24
a– Comunhão com Deus quebrada.
b– Morte física.
c– Expulsão do Éden.
Este artigo pertence ao Curso Introdução à Teologia
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