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Adicionando seções

Uma das funcionalidades mais interessantes do PowerPoint é a criação de seções na apresentação. Basicamente, podemos agrupar slides de acordo com seu conteúdo e, em um momento oportuno, usar esses grupos para apresentar de forma interativa o conteúdo para os espectadores.

Além disso, essa função permite criar uma espécie de “Wikipédia” dentro de sua apresentação, com efeitos visuais muito bonitos.

Há algumas aulas, começamos a montar uma apresentação visando vender um produto. Retomaremos este exemplo nesta seção para facilitar a compreensão das funcionalidades — além de trazer um caso prático para nossa aula.

Até o momento, temos uma apresentação com 3 slides, como se segue:


Colocamos os dizeres “Título” nas caixas de título, “Subtítulo” nas de subtítulo e “Texto” nas caixas de texto. Vamos manter esse padrão de preenchimento pensando na praticidade e em nossa aula, OK?!

Como queremos vender um produto, precisamos contextualizá-lo com algumas informações básicas. Assim, podemos pensar em pelo menos três seções: informações sobre a empresa que vende o produto; o problema que o produto soluciona; e o produto em si. Para cada seção, vamos adicionar três slides, sem nos preocupar com o conteúdo de cada um, somente com a finalidade da apresentação. Portanto, copiar e colar os três slides que já possuímos mais 3 vezes, totalizando 9 slides. Para isso, selecione os três slides e use o atalho de duplicar CTRL+D duas vezes.


Agora vamos adicionar as seções com os nomes que planejamos acima. Para isso, vá até o primeiro slides e, em Página Inicial > Slides, clique em Seção > Adicionar Seção. Vamos chamá-la de “Apresentação da empresa”.



Percebeu algo de errado em nossa seção? Ela está pegando todos os slides de nossa apresentação! Isso acontece porque a seção, por padrão, é tida como todos os slides abaixo de onde a nova seção foi criada. Portanto, vamos contar três slides, clicar no quarto, e adicionar uma nova seção de nome “O problema que nosso produto resolve”. Por fim, vamos adicionar a última seção chamada de “Detalhes do produto”, criando uma nova seção no slide de número 7.

Ficamos com esse resultado (modo de exibição Classificador de slides):


Notou que o nome de cada seção aparece em sua barra lateral? Dê um duplo clique no nome da seção. Isso vai retrair os slides de cada seção, deixando apenas o nome da seção e a quantidade de slides.


E se criássemos um slide com todas essas seções organizadas, de modo que pudéssemos clicar sobre o tema de interesse e ver os slides de cada seção? Essa funcionalidade existe e é chamada de Zoom no PowerPoint. Vamos aprender um pouco mais sobre ela. Para isso, crie um novo slide de título em branco. Coloque-o em uma nova seção chamada “Navegação” e deixe essa seção acima das outras na barra lateral.


Vá em Inserir > Links > Zoom > Zoom de Seção e selecione todas as seções de sua apresentação, exceto “Navegação” e clique em “Inserir”.



Suas seções não ficaram organizadas iguais às nossas. Faça os ajustes de acordo com que achar melhor. Lembre-se de que você pode usar a opção Organizar presente na Página Inicial ao invés de fazer tudo “no olho”.

Note que não conseguimos diferenciar as seções pois todos os títulos estão iguais. Para facilitar nossa visualização, vamos trocar “Título” pelo nome da seção.


Agora está muito melhor!

Entre no modo apresentação e clique sobre uma seção. Notou que é como ter slides dentro de seu slide? Além disso, a movimentação é muito suave e agradável, realizando um zoom para dentro quando clicamos na seção e um zoom para fora quando os slides da seção terminam. Você pode criar efeitos incríveis com essa ferramenta, como adicionar seções dentro de seções, dentro de seções. Cuidado para não deixar os espectadores enjoados com tantos zooms!

Para encerrar, vamos aprender alguns detalhes básicos sobre seções. Um dos assuntos que deixamos de lado foi a questão da nomeação. Você pode clicar com o botão direito do mouse sobre uma seção na barra lateral e selecionar Renomear Seção para alterar seu nome.


Clicando com o botão direito sobre uma seção, você também pode remover a seção selecionada por meio do nome que surgirá. Mas se você sentir que precisa tirar todas as seções de sua apresentação, vá até Página Inicial > Slides > Seção e clique em Remover Todas as Seções. Isso vai poupar bastante trabalho.

Vídeoaula:



Isso é tudo que gostaríamos de falar sobre seções. Parabéns, você está indo muito bem em seus estudos, continue se dedicando!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

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