Entrar/Criar Conta
ADJECTIVES
Os adjetivos são as palavras cuja função é caracterizar um substantivo. Em uma frase, atribuirão ao sujeito um aspecto, característica, estado ou qualidade. As funções dos adjetivos são similares nas Línguas Inglesa e Portuguesa, referindo-se a:
qualidades permanentes, duradouras, passageiras e condições
características de ações executadas por pessoas, coisas e animais
características hereditárias e classificações
Porém existe uma diferença fundamental entre elas: a flexão. Enquanto, no português, os adjetivos são passíveis de flexão de gênero, número e grau, no inglês, essas palavras são invariáveis. Veja:
O filme era longo - Os filmes foram longos
The movie was long - The movies were long
Identificação e classificação dos adjetivos
A língua inglesa, assim como a nossa, é bastante dinâmica e passível de mutações. Por isso, é difícil estabelecer uma classificação e listagem fixa de todos os adjetivos. No entanto, alguns aspectos podem auxiliar na identificação dessas palavras. Observe:
o adjetivo sempre será acompanhado ou estará próximo de um nome, já que sua função é caracterizá-lo. Exemplo: Madonna is a talented singer.
o adjetivo SEMPRE virá antes do substantivo. Exemplo: Feijoada is a delicious plate.
a posição do adjetivo na frase pode variar, ou seja, pode vir no início, meio ou final.
as principais terminações dos adjetivos são (-al, -ed, -ic, -ent, -ble, -ing, -ive, -(l)y, -an, -ous, -ar, -ful, -less). Porém, isso não é uma regra fixa, portanto fique atento.
se há dois dois substantivos em uma frase, um em seguida do outro, o primeiro classifica o segundo, portanto, funciona como um adjetivo. Exemplo: a boy band
adjetivos finalizados com -ed indicam como alguém se sente. Já os que terminam em -ing, dizem algo sobre alguém. Exemplos: bored (entediado) e boring (entediante).
Ordem dos adjetivos na frase
Em uma mesma frase, é possível usar dois ou mais objetivos de forma consecutiva. Nesses casos, é necessário obedecer determinada ordem de uso considerando a ideia implícita em cada um. O grau de utilização dos advérbios obedece a ordem abaixo:
opinion (opinião) + size (tamanho) + age (idade) + shape (forma) + color (cor) + origin (origem) + material (material) + noun(substantivo)
Obviamente, você não vai usar todos os tipos de adjetivos listados acima, mas tente obedecer a ordem indicada na hora de escrever ou falar uma sentença. Está achando complicado memorizar tudo? Se esquecer na hora da escrita, comece pelas características mais gerais e abrangentes, até chegar nas particulares. Exemplo:
The handsome black guy
The new red dress
The quiet Egyptian river
Grau dos Adjetivos
Na Língua Inglesa, assim como no português, os adjetivos podem ser divididos em duas classificações, quando nos referimos ao grau: comparativo e superlativo (comparative and superlative), que já vimos em unidades anteriores. Apenas para recordar, vejamos quais são as características de cada um:
comparative: comparar dois ou mais substantivos em relação a um sujeito comum. A relação pode ser de inferioridade, superioridade ou igualdade. Exemplos: my sister is younger than me / Christian is as young as Mathew / Fred is less younger than Christian
superlative: intensifica a qualidade de um substantivo em relação a todos os outros do mesmo grupo. A relação pode ser de superioridade ou de inferioridade. Exemplos: I adopted the smallest cat in the place / São Paulo is the biggest city in Brazil
Revisando as regras, vejamos como devem ser formados os graus dos adjetivos:
a maior parte dos adjetivos monossilábicos acrescentam –er e –est para os graus comparativo de superioridade e superlativo, respectivamente
aos adjetivos terminados em –e, acrescentamos –r ou –st. Exemplo: nice; nicer; nicest
adjetivos monossilábicos que terminam na combinação consoante-vogal-consoante duplicam a última consoante antes de acrescentar o –er ou –est. Exemplo: big, bigger, the biggest
adjetivos terminados em –y e precedidos de consoantes substituem a letra por –i antes de acrescentar o –er ou –est. Exemplo: lazy, lazier, the laziest
a maior parte dos adjetivos com duas sílabas ou mais formam o comparativo de superioridade acrescentando more. Nos comparativos de inferioridade, acrescentamos o less. Já para o superlativo de superioridade, inserimos o most enquantos acrescentamos o the least para o superlativo de inferioridade. Exemplos: Kharen is more beautiful than Michelle.
existem alguns adjetivos formados ou mais de duas sílabas que aceitam as duas formas de comparativo e superlativo. Exemplos: happy - happier/ more happy - the happiest/ the most happy
no comparativo de igualdade, usamos as + adjetivo + as (frases afirmativas) ou so + adjetivo + as (formas negativas). A diferença aqui é que não há distinção entre adjetivos curtos e longos. Exemplos: You are as fast as me; Aline was as upset as her mother.
Observações importantes
Quando um adjetivo é colocado após o verbo to be, é chamado de predicative position. Exemplo: This car i new
Os adjetivos podem ser colocados após os verbos turn, keep, go, get, feel, become, appear.
Os adjetivos podem ser usados sem substantivos, desde que acompanhados do artigo the. Exemplo: The good (people) never do things like these.
Existem adjetivos terminados com -ing e são chamados de participle constructions. Exemplos: amusing song, boring people
Lista de adjetivos
Este artigo pertence ao Curso Inglês Avançado
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
0
12.743 AvaliaçõesAmooooo, muito bom , conteúdos super tops
Maravilhoso este curso!!
Estou muito satisfeito com o curso de inglês que fiz. O conteúdo é bem estruturado, abrangendo todas as áreas essenciais para o aprendizado do idioma, como gramática e vocabulário. Recomendo esse curso para todos que desejam aprender ou aperfeiçoar o idioma. Uma experiência enriquecedora.
Wow...amei! ????
Amooooo, muito bom , conteúdos super tops
Quero aprender E interagir com o mundo
Maravilhoso este curso!!
TOP
Estou muito satisfeito com o curso de inglês que fiz. O conteúdo é bem estruturado, abrangendo todas as áreas essenciais para o aprendizado do idioma, como gramática e vocabulário. Recomendo esse curso para todos que desejam aprender ou aperfeiçoar o idioma. Uma experiência enriquecedora.
Muito bom