Alfabetização e Letramento
Os conceitos de letramento e alfabetização foram por muito tempo confundidos no Brasil. Inclusive, foram utilizados como sinônimos em censos demográficos, a mídia e a produção acadêmica, por exemplo.
Entretanto, o alfabetizado foi evoluído a partir do censo de 1950. Assim, a pessoa alfabetizada se tornou aquele capaz de ler e escrever um bilhete simples. Mesmo que seja uma escrita trivial, esse cidadão já era considerado como alfabetizado.
Mesmo com essa evolução do conceito de alfabetização, ainda assim existe diferença entre ser alfabetizado e ser letrado.
Basicamente, o alfabetizado é aquele indivíduo que possui a capacidade de reconhecer o sistema de escrita, como as letras do alfabeto e os números. Já o letrado utiliza a leitura e a escrita nos mais variados contextos e interpretações.
Mesmo que as duas ações sejam distintas, é recomendado alfabetizar e letrar a criança de maneira paralela, tendo em vista que os conceitos são complementares.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a alfabetização está presente nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Porém, o letramento deve permear todas as fases de aprendizado, sendo introduzido, inclusive, antes do início formal do processo de alfabetização de uma criança.
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