Alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação

Os alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação são especialmente aqueles ricos em açúcar, gorduras saturadas e trans, sódio e aditivos artificiais, como conservantes, corantes, edulcorantes, aromatizantes e realçadores de sabor.

Quando consumidos rotineiramente, eles aumentam os riscos de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e até câncer.

Veja abaixo quais são os alimentos que você precisa evitar ou moderar em uma alimentação saudável:

Embutidos e carnes processadas

Diversos estudos demonstram que o consumo frequente de embutidos e carnes processadas aumentam os riscos de desenvolver câncer, especialmente câncer colorretal, além de doenças cardíacas e mortalidade prematura.

Isso ocorre devido ao alto teor de gorduras saturadas e trans, sódio e aditivos artificiais nesses alimentos.

Então, para uma alimentação saudável, o ideal é optar por fontes de proteínas magras, como frango, peixes, leguminosas e tofu.

Frituras

Os alimentos fritos absorvem uma grande quantidade de gordura, o que aumenta as calorias sem adicionar nenhum nutriente essencial.

Por isso, o consumo frequente de frituras pode levar ao ganho de peso e a maiores riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Neste caso, é melhor escolher métodos de preparação mais saudáveis, como assar, grelhar, cozinhar no vapor ou refogar.

Doces

O consumo elevado de doces pode aumentar significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2, obesidade, colesterol alto e até mesmo problemas gastrointestinais, como gastrite.

Além disso, os doces muitas vezes fornecem calorias vazias, ou seja, oferecem poucos nutrientes essenciais em relação à quantidade de calorias consumidas.

Por isso, o ideal é moderar o consumo, deixando apenas para situações ocasionais. Habitualmente, o melhor é escolher frutas frescas para satisfazer o desejo por doce.
Comidas congeladas industrializadas

Lasanhas, pizzas, hambúrgueres, nuggets e outros pratos congelados costumam conter quantidades excessivas de sal, gorduras saturadas e trans e aditivos artificiais, como conservantes e realçadores de sabor.

Com isso, o consumo frequente desses alimentos pode levar a retenção de líquidos, aumento da pressão arterial, ganho de peso e aumento dos riscos de doenças cardiovasculares.

Por isso, dê preferência a refeições preparadas em casa, com ingredientes frescos e naturais.

Temperos prontos

Muitos dos temperos prontos contêm altos níveis de sódio, corantes artificiais, glutamato monossódico (MSG) e outros ingredientes prejudiciais à saúde.

Acontece que o consumo excessivo de sódio pode levar a pressão alta, doenças cardiovasculares e retenção de líquidos.

Além disso, o MSG pode causar reações adversas em algumas pessoas, como alergias e sensibilidades, além de ter potencial cancerígeno.

Neste contexto, o recomendado é escolher temperos naturais, como ervas frescas, alho, cebola, limão e especiarias.

Adoçantes artificiais

Embora sejam pouco calóricos (ou nem tenham calorias alguns deles), os adoçantes artificiais podem causar ganho de peso e alterações nos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque eles podem afetar negativamente o metabolismo da glicose.

Portanto, opte por alternativas naturais, como stevia ou xilitol. Outra opção interessante é educar o seu paladar para consumir os alimentos in natura, deixando os adoçantes para momentos de extrema necessidade.

Margarina

Evitar a margarina em uma alimentação saudável é recomendado devido ao seu impacto negativo no colesterol, aumentando o LDL e reduzindo o HDL por ser rica em gorduras trans.

Alternativas mais saudáveis podem ser o azeite de oliva, óleo de coco ou manteiga. Entretanto, ainda assim, é preciso moderar o consumo dessas opções, uma vez que elas não deixam de ser ricas em calorias.

Principalmente em se tratando da manteiga, que é rica em gorduras saturadas. Então, é importante evitar o consumo contínuo.

Alimentos enlatados

Os alimentos enlatados possuem um composto sintético nas latas chamado bisfenol A (BPA). Mesmo em pequenas quantidades, essa substância pode interferir no sistema hormonal.

Com isso, o BPA está associado a uma série de problemas de saúde, como câncer de mama, infertilidade, obesidade, diabetes e alterações comportamentais em crianças. Por isso, o melhor é evitar!

Refrigerantes e sucos de caixinha

Moderar o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha é essencial para uma alimentação saudável devido aos seus potenciais impactos negativos à saúde.

Essas bebidas, mesmo as opções sem açúcar (pois contêm adoçantes artificiais), estão associadas a ganho de peso e alterações no metabolismo da glicose.

Além disso, o excesso de açúcar presente nos refrigerantes e sucos de caixinha pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade.

Neste caso, o ideal é optar por sucos naturais, água aromatizada com frutas ou até água com gás e limão.

Fast-foods

Os fast-foods são comumente ricos em calorias vazias, gorduras saturadas e trans, açúcares, aditivos artificiais e sódio.

Eles carecem de ingredientes frescos e nutritivos, o que pode levar a deficiências nutricionais e afetar negativamente o funcionamento do corpo a longo prazo.

Além disso, o alto teor de gorduras saturadas e trans nos fast-foods contribui para o desenvolvimento de colesterol alto e doenças cardiovasculares. Logo, é melhor evitar ou consumir apenas ocasionalmente!

Este artigo pertence ao Curso de Alimentação Saudável