Alisamentos capilares
Bastante comum entre as onduladas e cacheadas, o alisamento químico consiste na aplicação de substâncias, juntamente com uma fonte de calor nos fios do cabelo, provocando a perda de curvatura nos fios de cabelo.
Atualmente, existem diversos tipos de alisamento químico disponíveis no mercado, cada um com a sua formulação e características individuais que fornecem ao cabelo o aspecto alisado.
Hidróxido de Guanidina
Indicado para a utilização de crespas que desejam alisar os seus fios de forma permanente, a guanidina é uma substância química utilizada para o estreitamento de cabelos mais cacheados e crespos, devido à sua alta capacidade de modificação da estrutura do fio.
É importante salientar que este procedimento não é indicado para indivíduos de cabelos lisos ou ondulados, devido à agressividade do produto. É de alta relevância destacar também, que a guanidina é incompatível com a amônia e seus derivados e por isso não pode ser utilizada em conjunto com nenhum outro químico que possua essa substância em sua composição, inclusive colorações.
Tioglicolato de Amônia
Método utilizado para o alisamento de cabelos ondulados ou levemente cacheados para redução de volumes e retirada das curvaturas dos fios. Apesar de duradouro, não é possível afirmar que esta técnica seja permanente. Quando comparado a guanidina, o tioglicolato é considerado um químico menos agressivo, mas não podemos deixar de lado o seu efeito agressivo aos fios, pois qualquer químico que objetive a modificação da estrutura capilar estará realizando uma agressão aos fios de cabelo.
Escova Progressiva
Considerado um dos métodos mais comuns de alisamento químico, a escova progressiva é uma técnica não definitiva de redução de volume dos fios de cabelo. Durante algum tempo, a utilização de formol nas escovas progressivas ocorria de forma livre.
Como consequência, começaram a surgir casos de intoxicação e envenenamento devido ao mau uso deste procedimento estético. Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária decretou um limite de 0,2% de formol nos produtos destinados à realização de escovas progressivas no Brasil.
Atualmente, grande parte das indústrias de cosméticos não utilizam o formol na composição de seus químicos de alisamento, substituindo o químico por outras substâncias potencializadoras.
Hidróxido de Sódio
Indicado principalmente para indivíduos de cabelos cacheados, o hidróxido de sódio é uma das técnicas mais antigas de alisamento capilar. Seu efeito é permanente e o composto é responsável pela maior ação residual dentre os produtos químicos utilizados para o estreitamento dos fios de cabelo. Este produto também não é indicado juntamente com outros procedimentos químicos, podendo gerar danos à estrutura capilar de forma irreversível, como o corte químico.
Escova Inteligente
Procedimento temporário utilizado para suavizar as características de desgaste do fio de cabelo. É um procedimento químico mais leve, mais recomendado para indivíduos de cabelos ondulados que desejam reduzir os frizz, bem como o alto volume dos cabelos.
Além disso, é importante salientar que este procedimento é compatível com a maioria das técnicas de utilização química, inclusive a coloração. Dessa forma, este método torna-se uma boa pedida para os clientes que não desejam abrir mão da tintura, mas ainda assim querem realizar o alisamento das madeixas.
Relaxamento
É um tipo de procedimento indicado para indivíduos com cabelos crespos ou cacheados, para realizar o alisamento ou ainda, a abertura da curvatura dos cachos, conferindo a redução de volume ao cliente.
Para isso, o volume é aplicado no cabelo seco, agindo por um período de 20 a 30 minutos. Em seguida, é necessária a realização da lavagem e neutralização dos cabelos, evitando possíveis problemas com interações químicas.
Botox Capilar
Originado a partir da necessidade de substitutos menos agressivos da escova progressiva, o botox é um tipo de tratamento realizado diretamente nos fios, com efeito temporário. A promessa deste método está na redução de frizz e do volume dos fios, preenchendo-os e conferindo hidratação, brilho e o preenchimento das fibras.
Já em relação ao tempo de permanência nos cabelos, a aplicação do botox pode durar de 30 a 45 dias, revelando a necessidade de retoque dos fios, logo após o cumprimento desse período. Entretanto, é importante destacar que apesar do seu efeito contra o volume indesejado, o botox não pode ser considerado um componente de alisamento, pois a modificação aplicada aos fios com este tratamento tem o mínimo efeito necessário para tal.
Cuidados Pós-Alisamento
Após a realização destes procedimentos, é necessário realizar a manutenção dos fios, de forma a preservar e cuidar das estruturas capilares. Primeiramente, é importante que você como cabeleireiro (a) mantenha uma boa comunicação com seu cliente, a fim de esclarecer todas as possíveis dúvidas que possam surgir após a utilização da química.
Lembre-se que existe um período específico de resguardo do cabelo, sem a utilização de outras substâncias para evitar os danos às estruturas de barreira dos fios. Além disso, a própria química aplicada necessita de um tempo de ação e este deve ser seguido à risca para a conquista por excelentes resultados.
Além disso, sugira o cumprimento de rotinas de cuidado e a utilização de outros procedimentos para auxiliá-lo no seu processo de alisamento, como o corte das pontas visando a retiradas de estruturas danificadas que surgiram após a realização do alisamento, a umectação e hidratação dos fios e a observação e o cuidado com o couro cabeludo, que pode ser altamente afetado pelo uso de substâncias químicas.
É importante alertar também sobre os tipos de produtos utilizados para a higienização e manutenção dos cabelos. Ao utilizar a química de alisamento, é necessário adquirir shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação específicas para cabelos quimicamente danificados.
O alisamento de cabelos é uma prática antiga, e neste capítulo você foi capaz de adquirir os principais conhecimentos acerca desses métodos de estreitamento da fibra capilar. Além disso, você também foi capaz de entender a importância da identificação das substâncias utilizadas nos tratamentos químicos para evitar a geração de danos às estruturas dos fios de cabelo.
Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico
Faça o Curso completo grátis!!