O ambiente escolar da escola é composto por dimensões psicológicas, sociais e físicas, como segurança, moral e crescimento acadêmico. Essas dimensões moldam os sentimentos e percepções de uma escola e se é um lugar onde a aprendizagem pode ocorrer. As atitudes de alunos, professores, administradores, pais e comunidade ajudam a moldar o ambiente de uma escola As escolas de qualidade são um elemento importante para programas de desenvolvimento econômico bem-sucedidos.
Empresas e famílias estão interessadas em se localizar em áreas com boas escolas. É necessário que as escolas satisfaçam as necessidades tanto dos professores quanto dos alunos, pois ambas desempenham um papel vital na criação da boa vontade da escola, tanto no curto quanto no longo prazo.
Como um ambiente escolar positivo impacta alunos e funcionários?
O clima escolar ajuda a definir o tom geral dentro de um clima escolar. O clima de cada escola é diferente, mas há aspectos comuns entre as escolas cujos climas são positivos e negativos. O clima escolar é geralmente definido como o ambiente total de um prédio escolar, no qual é agrupado em uma faceta sendo o clima escolar (Owens, 2015). Os administradores escolares ajudam a retratar o clima escolar através do estilo de liderança, cuidado, visão, apoio a professores/alunos e equipar professores eficazes.
A importância de ter professores efetivos em uma escola está dentro do papel do administrador escolar que estabelece o clima escolar. É fácil descartar um professor, independentemente de quão difícil seja. É responsabilidade do administrador implementar a mudança. Professores negativos não apenas colocam vibrações negativas no ambiente de uma escola, mas também influenciam alguns a segui-los.
Se professores/funcionários negativos impactam o clima escolar, professores/funcionários positivos também fazem impactos infecciosos. Os funcionários positivos ajudam os alunos e outros funcionários a querer vir para a escola. Quanto mais positividade passa por um prédio escolar, mais as pessoas percebem, desde a frequência até a entrada de professores.
Formas de tornar um ambiente escolar melhor
Como compartilhado, há maneiras de os ambientes escolares despencarem através da negatividade, mas eles podem rapidamente se virar através de luzes positivas que brilham. As escolas se tornam melhores através de uma variedade de facetas, incluindo consistência, uma visão/missão clara, construção de relacionamentos e orgulho escolar.
A consistência anda lado a lado com expectativas e procedimentos claros. Se um professor é consistente em suas expectativas e procedimentos, os alunos saberão o que esperar a cada dia. Os alunos, como a maioria de nós, estão mais confortáveis (admitindo ou não) em um ambiente consistente, organizado e ordenado. Isso vale para professores/funcionários. Quanto mais consistência mostrada pelos gestores escolares (que vão desde a implementação de políticas até a estar na escola de ano para ano) os professores/funcionários começam a seguir essa liderança e sabem o que esperar.
Missão, visão e valores devem ser a Estrela do Norte do planejamento estratégico, o farol pelo qual as organizações definem suas bússolas estratégicas e, em seguida, alinham seu cenário de prioridades cotidianas. A visão é a perspectiva para um futuro ideal como missão é a descrição do propósito e preparação para o futuro ideal. Os valores mantêm as crenças fundamentais que preparam o terreno para a visão e uma missão.
Sem uma visão e um propósito, será fácil ficar preso no que os indivíduos querem, em vez do que é a melhor decisão para o que estamos fazendo. Quando uma organização não tem um propósito convincente, seu povo não pode deixar de ser pouco inspirado.
Por outro lado, um líder comprometido com uma visão vigorosa concentra as energias de toda a organização. A visão do administrador é que os alunos aprendam de uma forma que causará um impacto positivo sobre eles diariamente, o que, em troca, causará um impacto positivo no mundo ao seu redor. A missão é garantir que todos os alunos sejam capazes de crescer intelectual, social e emocionalmente através de um ambiente escolar amoroso e positivo que se concentre em fornecer aos alunos as melhores maneiras de melhorar a cada dia.
Construção de relacionamento
A construção de relacionamentos pode parecer uma iniciativa às vezes agora, mas é a essência pura de melhorar o ambiente escolar. As relações professor-aluno não são construídas principalmente em torno do conteúdo. Eles são construídos em torno do skate, participando de eventos extracurriculares, música, expectativas e conhecendo os alunos onde estão em cada momento.
Outro recurso valioso na educação são os professores que educam os alunos em todos os prédios escolares. Os professores que aprendem uns com os outros são baseados na construção de relacionamentos é importante e positivo dentro de uma sala de aula/escola. Para que os professores aprendam uns com os outros, eles devem aprender com os administradores escolares. Os administradores escolares têm que cuidar desses recursos valiosos através do apoio, consistência, conhecê-los, segurança e ser o líder positivo.