Área do Aluno


ou



Anatomia dos pés

Conforme explicamos nos capítulos anteriores, os praticantes de reflexologia trabalham para ajudar os pacientes a se sentirem melhor, realizando um tipo especializado de massagem nos pés.

A prática tem se mostrado útil na eliminação de inúmeros sintomas que ocorrem em outros lugares do corpo, e a reflexologia está se tornando cada vez mais popular de uma escolha para quem busca um tipo de tratamento alternativo ou complementar.

A base da reflexologia pauta-se nas teorias que abordamos anteriormente e nos estudos científicos apresentados.

Ao manipular essas terminações nervosas, os praticantes esperam obter uma melhora significativa nos sintomas para vários tipos diferentes de doenças.

Mas onde tocar para obter determinados efeitos?

Certas partes do pé são descritas como tendo diferentes efeitos sobre a saúde, e foram criados gráficos de reflexologia que ajudam a explicar como áreas específicas do pé correspondem a quais órgãos.

A esse respeito, para ser um reflexologista totalmente qualificado, você precisa se aprofundar também no estudo da anatomia dos pés.

Neste capítulo trabalharemos para dar-lhe uma compreensão das áreas dos pés correspondentes aos órgãos do corpo, de modo que você saiba onde aplicar pressão durante as suas consultas, a fim de obter resultados específicos em diferentes quadros de saúde.

Anatomia

O pé tem muitos ossos diferentes. Os dedos dos dedos consistem em ossos que são chamados de falanges, e há falanges próximas na base dos dedos dos dedos, falanges médias no meio e falanges distal no final.

Anexados às falanges estão os ossos metatarsos, que são bastante longos e compõem uma boa porção da estrutura óssea encontrada no pé.

Os metatarsos se conectam a uma série de ossos na base do pé: os ossos cuneiformes e o osso cubóide. Atrás desses ossos estão o osso calcâneo, o osso talo, e o osso navicular, compreendendo a estrutura óssea completa do pé.

As terminações nervosas dos pés são a parte do corpo que mais responde ao tratamento reflexológico.

Há cerca de quinze mil terminações nervosas nos pés, e muitos reflexólogos se referem aos pés como um "holograma do corpo", já que tantas terminações nervosas estão ligadas a eles. Manipular as terminações nervosas pode aumentar o fluxo sanguíneo para a área e ajudar a quebrar quaisquer partículas de resíduos que possam estar localizadas nos tecidos, ajudando a lavá-las do corpo.

Ao todo, há vinte e oito ossos nos pés.

Dezenove músculos ajudam o pé a se mover corretamente, e há um total de cento e sete ligamentos localizados neles também.

Há mais de cem mil glândulas sudoríparas nos pés, trinta articulações separadas, e trinta e um tendões.

Claramente, os pés são um sistema compacto. Eles compõem a maior massa de energia de todo o corpo, por isso é fácil ver por que a reflexologia pode ser uma prática útil quando se trata de ajudar alguém na melhora tanto física quanto emocional.

Como ler um gráfico de reflexologia do pé

*******(IMAGEM AQUI)*********

Gráficos de reflexologia podal mostram a localização de pontos de reflexo em seus pés. Reflexologia podal, aplicar pressão nesses pontos pode ajudar a curar doenças do corpo. 

Com um pouco de paciência, você pode aprender a ler um gráfico que lhe mostrará onde os pontos de reflexo em seus pés correspondem a áreas específicas da anatomia do corpo.

Primeiro, familiarize-se com o gráfico básico de reflexologia do pé. Note que o pé direito está associado com a parte direita do corpo e o pé esquerdo está associado com o lado esquerdo do corpo. 

Abaixo apresentaremos algumas das principais abordagens que podem ser feitas em diferentes tratamentos: 

  • O estômago está localizado principalmente no lado esquerdo do corpo, de modo que massagear e aplicar pressão no pé esquerdo pode tratar doenças estomacais.
  • Os dedos dos pés indicam a cabeça e pescoço. Ou seja, fazer pressão nos dedos dos pés na reflexologia podal significa trabalhar a cabeça e o pescoço.
  • Já o interior do pé se correlaciona com a coluna.
  • A área logo abaixo dos dedos corresponde ao peito.
  • A parte mais fina do pé, geralmente encontrada em direção ao centro, é conhecida como a cintura. Partes do pé correlacionadas com o estômago são encontradas acima da cintura. Partes correlacionadas com os intestinos são encontradas abaixo.
  • A parte inferior do seu pé está conectada com a área pélvica.
  • Quando se trata de dedos, o segundo e terceiro dedo do pé depois do dedão do pé estão conectados aos olhos. Se você tem tensão ocular, aplicar pressão nessa área pode ajudar. Os dedos restantes estão conectados aos dentes, aos seios e ao topo da cabeça.
  • Os pontos de pressão diferem no pé esquerdo e no pé direito; no entanto, há algumas semelhanças.
  • Os ouvidos são afetados pelas áreas logo abaixo dos dedos dos pés em ambos os pés.
  • Em ambos os pés, os pulmões são encontrados cerca de uma polegada abaixo de todos os dedos, exceto o dedão do pé grande.
  • Os calcanhares em ambos os pés estão conectados às pernas.
  • A área logo abaixo da cintura está conectada ao intestino delgado em ambos os pés.
  • No pé direito, o fígado está conectado à área logo acima da cintura e ligeiramente à esquerda. Se você se mover ainda mais para a esquerda, você vai bater no rim direito.
  • No pé esquerdo, a área logo acima da cintura é  o estômago. Se você descer um pouco, você vai bater no rim esquerdo. Seu baço é encontrado à direita da área estomacal. O coração está cerca de 5 cm abaixo.
  • A parte superior do pé corresponde ao sistema linfático. O sistema linfático é a parte do seu sistema imunológico que ajuda a filtrar toxinas e outros resíduos.
  • A área logo acima dos dedos está conectada ao peito. O lado do pé acima do calcanhar está ligado aos quadris e joelhos.
  • O lado do pé logo abaixo da cintura se conecta ao cotovelo. Se você descer um pouco mais, para o lado do pé logo acima do dedo mindinho, você vai bater no ombro.
  • A parte inferior do pé da ponta do dedo do pé para o calcanhar representa a coluna. As vértebras dos pés são a mesma forma básica da sua coluna vertebral, com as mesmas curvas.
  • Logo abaixo da cintura deve haver um monte inchado, um pouco oval, na lateral do seu pé. Isso está ligado à sua bexiga.
Dedos dos pés

Se você quiser obter um pouco mais de detalhes em relação a reflexologia podal, você pode usar um gráfico focado nos dedos dos pés. 

Os dedos contêm o que são chamados de pontos meridianos, que são pequenos pontos de pressão correlacionados a certas partes do corpo.  Com base na imagem apresentada faremos algumas inferências: 

****(IMAGEM AQUI)*****

  • Há cinco pontos meridianos em cada pé.
  • Há dois pontos meridianos em cada lado do dedão. O ponto meridiano na parte externa do dedão corresponde ao baço. O do ponto interno corresponde ao fígado.
  • No dedo do pé ao lado do dedão, há um ponto meridiano no lado esquerdo. Isso corresponde ao meio do seu estômago.
  • No dedo do pé ao lado do seu dedo mindinho, há um ponto meridiano no lado esquerdo que se conecta à vesícula biliar.
  • No seu dedo mindinho, há um ponto meridiano no lado esquerdo. Isso corresponde à sua bexiga.


Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados