Animação de objetos

PowerPoint Intermediário

No curso básico de Pacote Office, vimos como animar objetos em uma apresentação de PowerPoint. No entanto, apenas passamos rapidamente pelas possibilidades de animações, sem realmente montar algo elaborado sobre o tema.

Agora que você sabe sobre animações, vamos aprender a usá-las para causar impacto em suas apresentações. Lembre-se de que uma boa apresentação deve capturar a atenção dos espectadores, ao passo que entrega conteúdo de qualidade para a audiência.

No contexto das apresentações, sejam elas acadêmicas ou de negócios, as animações ajudam a aumentar o engajamento, posto que nossa visão trabalha com diferenciais de posição, ou seja, nós sempre olhamos para objetos em movimento e tendemos a ignorar coisas estáticas demais.

Contudo, isso não significa que podemos usar e abusar das animações: o uso excessivo desse recurso pode causar desconforto no público. O ideal é usá-las de modo esporádico e para enfatizar certas partes da apresentação.

Nesta aula, vamos masterizar o uso de animações no PowerPoint. Por isso é importante que você tenha feito o curso básico, caso contrário poderá ficar perdido.

Abra um novo documento PowerPoint sem nenhum template.

Vamos inserir uma imagem que será usada para estudar as animações. Para isso, vá em Inserir > Imagens > Imagens em estoque

Escolha a imagem que mais gostar e clique em Inserir na caixa de diálogo. A imagem escolhida aparecerá no slide que estiver selecionado, em nosso caso será o primeiro slide, o de título.

Clique sobre a imagem para selecioná-la e, em seguida, na guia Animações. Lembre-se de que você pode clicar na setinha com um tracinho em cima, no bloco Animação para ver todas as opções disponíveis trazidas pelo PowerPoint.

Clique sobre uma das animações e veja o que acontece com a imagem. Explore as animações do PowerPoint e tente entender por que temos três cores diferentes de animações.

• Verdes: as animações verdes servem para introduzir o elemento ao slide. Portanto, são excelentes escolhas para uma animação inicial visando adicionar o elemento à apresentação.
  • Amarelas: as opções amarelas visam destacar elementos da apresentação, sendo ideais para chamar a atenção do público para determinadas áreas do slide.
  • Vermelhas: as animações vermelhas visam eliminar elementos da apresentação de modo teatral. Sendo assim, podem ajudar a causar um efeito “chocante” no público, se bem utilizadas.
Existem mais dois recursos importantíssimos para trabalharmos com animações: o mecanismo que permite adicionar animações em ordem cronológica e o painel de animações, que auxilia na hora de gerir as animações do slide.

Clique no Painel de Animação para habilitar uma lista na lateral direita do PowerPoint, onde estarão listadas todas as animações em ordem cronológica.

Como ainda não temos animações, o painel estará vazio. Vamos criar uma animação para nossa imagem, visando introduzi-la, destacá-la e eliminá-la, trabalhando todas as cores de animações disponíveis.

Explore todas as animações e escolha uma de cada cor. Para adicionar as animações, você também pode usar o recurso Adicionar Animação ao invés de escolher a animação em Animação. Vamos usar o primeiro recurso.

Nós vamos escolher as seguintes animações: Surgir, Rotação e Esmaecer.

No painel lateral, clique sobre a primeira animação e depois em Reproduzir a partir de na parte superior do painel. Isso fará com que o PowerPoint execute as animações que você adicionou, em ordem de posição.

Perceba que a ordem das animações não é rígida. Ao selecionar uma animação e colocar o cursor sobre a animação, o cursor altera-se para duas setinhas, indicando que você pode arrastar a animação para cima ou para baixo no painel de animação.

Você também pode reordenar as animações pelo bloco Intervalo, na guia Animações. Basta selecionar a animação e clicar em Mover antes ou Mover depois.

No bloco Intervalo, você também tem a opção de gerenciar certos atributos das animações, como duração, como a animação vai iniciar e o atraso após o disparo da animação. Mas esses assuntos foram tratados no curso básico do Pacote Office, por isso assumiremos que você já sabe trabalhar com esses recursos.

Você teve um ótimo avanço em seus conhecimentos técnicos sobre PowerPoint nesta aula.

Parabéns pela conquista!

Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Intermediário