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Aplicações Práticas de Raciocínio Lógico

Nesta unidade, exploraremos exemplos práticos de como o raciocínio lógico é aplicado em campos diversos.

Ao utilizar essa estratégia, seremos capazes de apreciar o impacto positivo que o pensamento lógico pode ter em nossas vidas, à medida que enfrentamos os desafios e oportunidades do mundo moderno.

Acompanhe!

Raciocínio Lógico em Concursos e Provas

A  relevância do raciocínio lógico em provas e concursos é indiscutível. 

Essa habilidade desempenha um papel crucial na avaliação de candidatos e na seleção de indivíduos qualificados para uma variedade de posições acadêmicas e profissionais. 

As provas e concursos frequentemente visam avaliar habilidades fundamentais, como pensamento analítico, capacidade de resolver problemas e tomar decisões racionais. 

Nesse contexto, o raciocínio lógico é a base para desenvolver essas competências.

Como se sabe, as instituições de ensino e empregadores estão cada vez mais críticas e procuram candidatos que possuam a capacidade de enfrentar desafios intelectuais. 

O raciocínio lógico é uma maneira eficaz de identificar aqueles que têm a capacidade de lidar com tarefas complexas e exigentes.

Essa também é uma forma de gerar igualdade de oportunidades, sendo testado de forma que não dependa de conhecimentos específicos.

Isso permite que candidatos de diversas origens e áreas de estudo tenham a mesma chance de sucesso. 

É importante salientar que as questões de raciocínio lógico também avaliam a habilidade dos candidatos de analisar argumentos, reconhecer falácias lógicas e avaliar informações de forma crítica. 

Estratégias para resolver questões de lógica em exames

Chegou o edital daquele concurso que você estava tanto esperando ou a vaga de emprego da empresa que você sempre sonhou em trabalhar.

Nesse momento, é preciso ter calma e montar as estratégias certas para resolver questões de lógica que estão inclusas nesses processos.

Para te ajudar, aqui vai um passo a passo prático de como se comportar frente a esses desafios lógicos:

  1. Comece com uma compreensão sólida dos fundamentos da lógica, como a lógica proposicional e a lógica de primeira ordem. Domine esses conceitos antes de abordar problemas mais complexos.
  2. Resolva uma variedade de questões de diferentes níveis de dificuldade para desenvolver suas habilidades e estar preparado para diferentes tipos de questões.
  3. Analise a estrutura das questões de lógica. Identifique as premissas, a conclusão e os conectivos lógicos que conectam as proposições. 
  4. Utilize diagramas lógicos, como diagramas de Venn, tabelas-verdade, diagramas de árvore ou diagramas de circuitos, conforme apropriado para o problema. Essas representações visuais podem simplificar a compreensão e resolução de questões.
  5. Para questões envolvendo proposições compostas e conectivos lógicos, construa tabelas-verdade. Isso é especialmente útil para determinar a validade de argumentos e encontrar contradições.
  6. Gerencie seu Tempo: Se um problema estiver tomando muito tempo e você estiver preso, vá para a próxima questão e retorne a ela mais tarde, se possível. Gerenciar o tempo adequadamente é essencial em exames cronometrados.
  7. Revise e Aperfeiçoe: Após resolver um conjunto de questões, revise suas respostas e analise os erros cometidos. Entenda por que você errou e como poderia ter abordado o problema de forma mais eficaz.

À medida que você pratica, identifique padrões recorrentes em questões de lógica. Isso pode ajudar a desenvolver estratégias específicas para abordar certos tipos de problemas.

Durante o exame, mantenha a calma e evite o pânico. Algumas questões podem ser desafiadoras, mas a confiança e a clareza mental são essenciais para o sucesso.

Exercícios práticos

Exercício 1: Lógica Proposicional

Dadas as proposições:

P: O dia está ensolarado.

Q: João vai à praia.

R: Maria lê um livro.

Formule as seguintes sentenças em lógica proposicional:

a) Se o dia não estiver ensolarado, João não vai à praia.

b) Maria lê um livro e o dia está ensolarado.

c) Se o dia estiver ensolarado, Maria não lê um livro.

Resposta: a) ¬P → ¬Q ; b) R ∧ P ; c) P → ¬R

Exercício 2: Sequência Lógica

Qual é o próximo número desta sequência? 2, 6, 12, 20, ___

Resposta: O próximo número é 30. A lógica por trás dessa sequência é que a diferença entre os números consecutivos aumenta em 2 a cada vez. Veja como isso funciona:

6 - 2 = 4

12 - 6 = 6

20 - 12 = 8

Portanto, a diferença entre 20 e o próximo número deve ser 10 (8 + 2), resultando em 30.

Exercicio 3: Diagrama de Venn

Se temos dois conjuntos: A = {1, 2, 3, 4} e B = {3, 4, 5, 6}, quais são os elementos que pertencem à interseção de A e B?

Resposta: A interseção de A e B são os elementos que pertencem a ambos os conjuntos. Neste caso, {3, 4} é a resposta, pois esses números aparecem em ambos os conjuntos A e B.

Exercício 4: Quebra-Cabeças de Dedução

Pergunta: Cinco amigos (A, B, C, D, e E) estão sentados em uma fila. Com base nas seguintes pistas, determine a ordem em que eles estão sentados:

A está à direita de B.

C está à esquerda de D.

B está à direita de E.

Resposta:  

A está à direita de B: Isso significa que B não pode estar na extremidade direita, então B não pode estar na última posição.

C está à esquerda de D: Isso significa que D não pode estar na extremidade esquerda, então D não pode estar na primeira posição.

B está à direita de E: Isso significa que E não pode estar na extremidade direita, então E não pode estar na última posição.

Agora, considerando as pistas 1 e 3, podemos concluir que B está entre E e A. Combinando todas as pistas, a ordem é C, D, E, B, A.

Exercício 5: Problemas de Lógica de Proposições

Se P é verdadeiro e Q é falso, qual é o valor da proposição "P OU (NÃO Q)"?

Resposta: A proposição é verdadeira. P é verdadeiro. Q é falso. Portanto, "NÃO Q" é verdadeiro.

A operação "OU" é verdadeira quando pelo menos uma das proposições é verdadeira. Como P é verdadeiro e "NÃO Q" também é verdadeiro, a proposição é verdadeira.

Exercício 6: Diagramas de Venn

Considere os conjuntos A, B e C. Sabendo que:

|A| = 4 (número de elementos em A)

|B| = 3 (número de elementos em B)

|C| = 5 (número de elementos em C)

|A ∩ B| = 2 (número de elementos em comum entre A e B)

|A ∩ C| = 3 (número de elementos em comum entre A e C)

|B ∩ C| = 1 (número de elementos em comum entre B e C)

|A ∩ B ∩ C| = 0 (número de elementos em comum entre A, B e C)

Determine o número de elementos em cada um dos conjuntos: A ∪ B, A ∪ C, B ∪ C.

Resposta:

|A ∪ B| = |A| + |B| - |A ∩ B| = 4 + 3 - 2 = 5

|A ∪ C| = |A| + |C| - |A ∩ C| = 4 + 5 - 3 = 6

|B ∪ C| = |B| + |C| - |B ∩ C| = 3 + 5 - 1 = 7

Exercício 7: Raciocínio Dedutivo

Considere o seguinte argumento:

Premissa 1: Se Maria não tem guarda-chuva, então ela não sai de casa quando chove.

Premissa 2: Maria não saiu de casa quando chove.

Conclusão: Maria tem um guarda-chuva.

O argumento é válido ou inválido? Explique sua resposta.

Resposta: O argumento é válido. Isso ocorre porque, de acordo com a primeira premissa, se Maria não tem guarda-chuva, ela não sai de casa quando chove. A segunda premissa afirma que Maria não saiu de casa quando chove. Portanto, é lógico concluir que Maria tem um guarda-chuva, com base nas premissas dadas.

Exercício 7: Quebra-Cabeça Lógico

Três amigos, Ana, Bruno e Carlos, estão discutindo suas cores favoritas. Cada um deles menciona duas cores, e as cores mencionadas são vermelho, azul, verde e amarelo. Sabe-se que:

Ana não gosta de vermelho.

Bruno gosta de verde, mas não de azul.

Carlos gosta de azul, mas não de amarelo.

Qual é a cor favorita de cada amigo?

Resposta:

  • Ana não gosta de vermelho, então Ana gosta de: Azul ou verde ou amarelo
  • Bruno gosta de verde, mas não de azul, então Bruno gosta de: Verde ou vermelho ou amarelo. 
  • Carlos gosta de azul, mas não de amarelo, então Carlos gosta de: Azul ou vermelho ou verde.

Portanto, a única cor que todos eles podem gostar é o "vermelho". Portanto: Ana gosta de vermelho.



Este artigo pertence ao Curso de Raciocínio Lógico Básico

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