Área do Aluno


ou



Aplicação de transições e animações

Os slides estáticos são, na maioria dos casos, as melhores opções para quem quer criar uma apresentação profissional. Isso porque nossos olhos são feitos para detectar mudanças e variações na cena que estamos olhando, fazendo com que movimentos e demais eventos inesperados desviem nosso foco.

As transições e animações permitem criar movimento e variações nos elementos de nossos slides, por isso requerem cautela durante o uso.

Basicamente, a única diferença entre uma transição e uma animação é o escopo: enquanto a transição cuida da “folha do slide” como um todo, a animação trata dos elementos que compõem essa folha.

Vamos começar estudando as transições. Para isso, use o mesmo documento da aula passada.

Com o documento aberto, clique na guia Transições.


Expanda as opções do bloco Transições para este slide clicando na setinha com o tracinho em cima.


Infelizmente, o PowerPoint não apresenta a transição no passar do mouse. Para ver o resultado de adicionar uma transição, temos que escolhê-la e clicar em Visualizar. Faça o teste com a transição Transformar.

Podemos ver que o slide começa preto e vai tomando forma e cor com o tempo, de modo a surgir após alguns segundos. O tempo do efeito deve ser controlado com bastante cuidado, pois pode tornar a apresentação menos dinâmica e bastante enfadonha para quem está assistindo.

Note que o bloco Intervalo permite configurar a duração da transição. Por padrão, a duração é de 2 segundos para todo movimento da transição. Configure para durar apenas 0,50 e clique em Visualizar novamente.

Perceba que 0,50 significa um tempo de apenas 50 milésimos de segundos, tornando a transição praticamente uma piscadela para o espectador.

Ainda no bloco Intervalo, note a opção Som. Como o próprio nome sugere, você consegue adicionar som nas transições de slides, aumentando o poder de atrair a atenção do espectador. 


Os sons que vêm por padrão são ruins para transições, e alguns deles apresentam imperfeições, mas o PowerPoint também permite selecionar sons em seu computador. Em geral, colocar sons em transições não é recomendado.

Agora que fizemos uma pequena introdução sobre as transições, vamos colocar alguns textos para conseguirmos enxergar os efeitos delas em nossa apresentação. Para isso, vamos adicionar títulos, subtítulos e textos em nossos slides. Não precisa ser algo muito formulado: somente adicionar o que cada caixa significa está ótimo. Nós vamos colocar “Título” nos títulos, “Subtítulo” nas caixas de subtítulos e “Texto” nas texto.


Feito isso, vamos apresentar sem nenhuma transição e, após isso, adicionar a transição Transformar em todos os slides. Vamos manter o tempo de 2 segundos durante nossos testes, e passar os slides usando a seta direita do teclado.

Ao fazer isso, podemos notar dois fatos interessantes: 2 segundos é muito tempo para a transição e, se apertarmos a setinha direita antes da transição acabar, ela será “encerrada” de súbito.

Agora que sabemos mais sobre transições, vamos explorar as animações do PowerPoint. 


As animações contam com uma guia própria. Se você clicar na guia Animações sem ter um elemento selecionado, quase todas as opções estarão apagadas. Isso acontece porque as animações precisam de um elemento para funcionar. 

Com a guia aberta, clique sobre um elemento. Nós vamos clicar no "Título" do primeiro slide.


Viu como as ferramentas mudaram de cor lá na guia? No bloco Animação, selecione Esmaecer. Ao clicar nessa animação, você verá uma prévia acontecendo no slide. As animações possuem um tempo de execução igual ao das transições. No entanto, as animações têm ainda mais opções que as transições. Essas novas opções permitem criar slides interativos e bastante interessantes.

Qual será que acontece primeiro, a transição ou a animação? Vamos fazer o teste. Clique em Apresentar ou aperte a tecla de atalho F5 em seu teclado. Epa, você viu a transição acontecer sozinha, mas teve que apertar a setinha para passar para ver o elemento com a animação, no caso o "Título"? Está tudo certo: foi você quem configurou assim.

Retorne para a guia Animações e vá até o bloco Intervalo. Clique sobre as opções Iniciar:, que estará configurada com a opção “Ao Clicar”. Escolha a opção “Com o anterior”. Pronto, agora a animação vai acontecer logo após a transição.


Você reparou no pequeno “1” no canto superior esquerdo da caixa do "Título" animado? Ele indica que esse elemento possui uma animação e que essa animação é a primeira a acontecer no slide. Vamos colocar mais animações, para isso, use a opção Adicionar Animação no bloco Animação Avançada. Aproveite para selecionar o elemento "Subtítulo" e animá-lo também, mas seja moderado!

Adicionamos 4 animações, no total, sendo três delas no "Título" e uma no "Subtítulo". Teste suas animações no modo apresentação apertando F5.

Pronto, agora você sabe sobre as transições e animações do PowerPoint. Existem muitos recursos para você explorar, só tome cuidado para não tornar sua apresentação “movimentada demais”, Ok?!

Vídeoaula:


Esperamos você na próxima aula!


Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Básico

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados