Aprendendo a Usar as Cores
Conseguir utilizar bem as tonalidades das cores é uma parte que todo designer precisa entender, pois a maioria dos trabalhos serão coloridos. E nesse caso você não quer entregar um trabalho que seja totalmente incoerente, com cores que não conversem e causam confusão psicológica. Assim, leia com atenção nossas instruções para fazer uma composição que seja harmônica e certeira para a necessidade do projeto.
E para começar, precisamos entender que cores são sensações, ou seja, são percepções do nosso cérebro e o modo como entendemos o mundo ao redor. Com isso, conseguimos entender que as cores podem despertar diferentes reações em nossa mente. Como tranquilidade, inquietação, cansaço ou energia.
Portanto, não é por acaso que as pessoas afirmam ficarem mais relaxadas e leves ao passar um tempo a observar o azul cintilante do mar. Além disso, também não é por acaso que azul é uma das cores mais escolhidas para pintar consultórios médicos. Afinal, o azul é uma cor que gera mais paz e leveza para as pessoas que o observam.
Por outro lado, os escritórios mais tradicionais e ambientes corporativos geralmente optam pela tonalidade cinza. Bem como a cor cinza dos ternos que são usados pelos empresários, pois essa é uma cor que remete à sofisticação e comprometimento.
Entretanto, essa não é a cor mais utilizada pelas redes de restaurantes mais famosas, que são o amarelo e o vermelho. Essas cores mais quentes e vibrantes remetem a ideia de atratividade e ao mesmo tempo de desconforto. Já que, nessa ocasião específica, há um interesse de que as pessoas não permaneçam muito tempo nesses restaurantes, para liberar mais vagas.
E assim você conseguirá compreender, a partir dessas composições ainda um tanto simples, que a cor empregada na arte visual tem um espaço importante. Dito isso, vamos avançar um pouco mais na conceituação das cores, para que possamos elaborar melhor os significados.
Cores quentes
Feche os olhos e imagine por um instante qual é a cor do calor e provavelmente você irá pensar em tons de vermelho e amarelo. E é isso mesmo, pois as cores mais quentes são aquelas que remetem ao sol e fontes de calor secundárias, como o fogo ou o sangue. Mas não pense que isso é apenas impressão do nosso cérebro, pois na verdade as cores de fato têm temperatura.
Para provar isso, veja que uma roupa vermelha ou amarela bem florescente deixará o seu corpo mais aquecido, diferente de usar um tom neutro. Consequentemente, podemos entender que o nosso cérebro compreende e reage diferentemente para cada determinado tipo de cor. Dessa forma, o nosso comportamento será alterado de acordo com as tonalidades escolhidas, o que influencia muito no design gráfico.
Em decorrência disso, anúncios que pretendem ser mais chamativos costumam usar cores quentes em sua composição. Como o caso de panfletos, comerciais e cartazes que anunciam promoções e queima de estoque, que são geralmente vermelhos. E também os cartazes de oferta do supermercado que misturam tons de amarelo e vermelho para ser o mais chamativo possível.
Além disso, essas cores serão constantemente utilizadas quando o assunto for intensidade no geral. Pode-se utilizar o vermelho para falar de amor, amarelo para falar de alegria e laranja para falar de energia. Inclusive, é por isso que essas cores são mais utilizadas para roupas da coleção de verão, porque são mais vibrantes.
No geral, essas cores são utilizadas em momentos em que há a exigência de atenção e envolvimento. Por isso, você poderá usar em seu design sempre que notar a necessidade de convidar os olhos dos leitores para algo que é importante. No entanto, claro que as combinações entre essas cores precisam ser harmônicas para também não ser agressivo.
Assim, se você optar por usar a cor vermelha como cor predominante para um anúncio publicitário, pôr as letras em amarelo não é recomendado. Logo, você pode balancear esse anúncio com as letras em cores mais neutras e claras, sendo preferível o branco que irá sobressair ao vermelho.
E ao usar o rosa em uma peça publicitária que seja voltada ao afeto, ao amor e companheirismo, você pode contrabalancear com tons de azul. De forma que o seu anúncio, peça publicitária ou criação, consiga ser atrativo sem ser inquietante aos olhos.
Cores Frias
Se de um lado as cores quentes vão representar a intensidade, a emoção, o coração e coisas semelhantes, vamos pensar então nas cores frias como um contraposto. Sendo assim, cores frias serão utilizadas para representar a racionalidade, mentalização, coerência e inteligência. E se engana quem pensa que por isso as cores frias devem ser esquecidas, em detrimento das cores quentes. Pelo contrário, precisamos sempre pensar em qual o propósito do design naquele momento.
Por exemplo, utilizar uma cor fria, como o azul ou violeta, no design de um anúncio de um consultório médico é mais eficiente que usar laranja. Isso porque, essa cor irá demonstrar a seriedade e profissionalismo do médico em questão e dos demais profissionais de saúde. Agora imagine se esse mesmo design de um consultório médico usasse como cor um vermelho.
Certamente seria mais chamativo, mas provavelmente esse design não despertaria a credibilidade que se espera de um profissional da saúde. De modo que o design poderia, inclusive, levantar suspeitas quanto ao profissionalismo, pois o vermelho soaria como “barato” ou “malfeito”.
Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico
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