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ou



Aprendendo a Usar as Ferramentas

Uma parte que envolve diretamente a vida de quem trabalha com designer gráfico é justamente se utilizar dos programas de design. Afinal, será através deles que você fará todas as suas artes e conseguirá desenvolver todas as ideias. Por isso, você precisará demonstrar domínio sobre cada uma das ferramentas, sabendo como fazer cada coisa em cada programa. 

Entretanto, sabemos que aprender tudo sobre esses programas tão complexos é algo um tanto difícil. E por isso nós iremos te apresentar alguns dos conceitos básicos dos programas mais utilizados na hora de fazer artes gráficas. E para tornar tudo isso mais dinâmico, iremos te apresentar os três programas mais requisitados para a construção de artes visuais. Que são: Photoshop, CorelDraw e Canva.

Photoshop

Vamos começar por aquele que é o mais antigo e que também é o que fomentou a ideia básica que iria acompanhar os demais programas que surgiram depois. Resumidamente, o photoshop é um programa de computador que irá permitir a manipulação digital de imagens.

Ou seja, você conseguirá configurar um espaço específico para uma tela em branco e colocar informações. Ademais, o Photoshop também permite que você faça a edição propriamente dita de imagens já existentes. E para isso ele é muito requisitado dentro da indústria de moda e publicidade, sendo muito útil para aprimorar fotos e coisas do tipo. 

Sua origem remonta à década de 80, quando Thomas Knoll inventou um algoritmo de computador para exibir imagens, ainda em preto e branco. E de lá para cá não precisamos sequer dizer o quanto esse programa mudou e melhorou. Hoje ele funciona dando um suporte completo para quem deseja trabalhar com design gráfico. Por meio dele, você conseguirá manipular imagens por meio de suas funcionalidades, tais quais:

    • Camadas ajustáveis;
    • Filtros de configuração de imagens;
    • Diversas fontes de todos os tipos para repassar informações;
    • Possibilidade de criar desenhos vetoriais;
    • Possibilidade de criar texto inteiramente vetorial;
    • Comandos de teclado para mover e ajustar objetos. E muito mais.
    Hoje, a Adobe configura o programa, que cada vez mais trabalha para oferecer as melhores versões do programa. Todavia, o básico do que é photoshop raramente muda, de modo que alguns dos comandos que iremos te apresentar agora certamente servirão para várias edições do programa.

    Quanto ao uso do photoshop, esse pode ser muito complexo, pois como já foi mencionado existe uma infinidade de funções disponíveis. Sendo assim, nós iremos te apresentar algumas ferramentas básicas, bem como te situar no programa. Por exemplo, ao abrir o photoshop você irá dar de cara justamente com a Área de Trabalho. Será diretamente aqui que você fará toda a manipulação das imagens e a criação. Note que existe uma barra de ferramentas na parte de cima da área de trabalho, bem como ao lado direito.

    Note também que do lado esquerdo da área de trabalho você encontrará o Painel de Ferramentas. Nessa área, especificamente, você conseguirá ver todas as camadas da imagem em que você estará trabalhando. E caso “Camadas” seja um termo ainda um tanto abstrato para você, não se preocupe, pois nós iremos resumir.

    • CAMADAS: As camadas cuidarão do processo de organizar de forma lógica todos os elementos que irão compor a imagem manipulada. Dessa maneira, o uso da camada irá permitir que o designer literalmente “empilhe” e “ordene” como os itens se apresentarão na configuração final da imagem. E, como você já deve ter notado, isso faz direta referência com a ideia de hierarquia visual. Portanto, será por meio das camadas que você conseguirá por objetos em planos diferentes.
    Além disso, trabalhar com camadas não é simplesmente jogar uma imagem sobre a outra, ou um efeito sobre o outro. Até porque a ideia principal é que você consiga justamente harmonizar os conteúdos da imagem. Por isso, o photoshop irá permitir que você faça uma completa manipulação também das camadas. Afinal, existe uma infinidade de opções que possibilitará o preenchimento de camadas com cores (para formar plano de fundo, por exemplo). Além da capacidade de remover, mover, adicionar novas camadas, mesclá-los e sobrepor uma à outra.

    Toda a manipulação das camadas acontecerá na parte esquerda da área de trabalho. Haverá uma parte vaga em que você conseguirá visualizar a ordem das camadas de cima para baixo.

    E ao clicar duas vezes sobre uma camada específica você verá abrir um menu de opções para editar cada camada. Já na parte de cima da “lista” de camadas, você tem um menu que também proporcionará o uso de efeitos nas camadas. Nessa parte você verá que há como deixar uma camada em preto e branco, aumentar o brilho, deixá-la opaca e afins.

    Quanto ao menu que está na parte superior do photoshop, esse será usado basicamente para você mexer na imagem como todo. As opções disponíveis em “arquivo” permitirá que você insira novas imagens, salve a sua arte, abra um novo arquivo e funções parecidas.

    Já a parte “Editar” irá basicamente te oferecer transformações nas camadas, de modo que você poderá fazer inúmeras configurações. E quanto ao menu que está na lateral da área de trabalho, esse se ocupará de mostrar as ferramentas que você mais utilizará para manipular sua arte, como por exemplo:

    Balde de Tinta: Para pintar camadas e adicionar cores.

    Ferramenta texto: Para inserir textos diversos dentro da arte que você está produzindo. Entretanto, toda a edição de tipografia, como uso das fontes e cores para as imagens, será ativada no menu de cima quando você clicar na ferramenta. 

    Formas: Permitirá que você desenhe retângulos, quadrados, círculos e triângulos.

    Ferramenta borracha: Que vem nas opções “borracha comum” e “borracha mágica”. Sendo essa última um modelo em que você poderá estar removendo o fundo de uma imagem, deixando apenas um determinado objeto.

    Ferramenta cortar: Permitirá que você faça recortes simétricos na imagem em questão, retirando partes que você não deseja.

    E muitas outras opções que fornecerão outras alternativas de uso quando você clicar neles. Desse modo, você contém todo um acervo completo de instrumentos que irão ser necessários para que você mude o que quiser em uma imagem. Além disso, através do menu superior “Arquivo” você pode abrir uma imagem e começar a trabalhar na sua arte a partir dela.

    Ou criar uma “nova” imagem, que nesse caso te fornecerá uma tela em branco ou transparente em que você começará a fazer o seu trabalho. E como você deve imaginar, essa última opção é mais requisitada pelos designers que irão construir toda a sua arte em camadas. 

    Mas certamente você deve imaginar que será muito difícil achar uma opção que você deseje dentre todas as funcionalidades do photoshop. Mas para isso nós estamos aqui, justamente para te ajudar. Por isso, iremos te apresentar uma série de atalhos que são muito úteis para quem está mexendo no photoshop, sendo todos esses atalhos ativados pelo teclado.

    Geralmente os designers mais experientes já conhecem essa tabela de atalhos, mas os mais novos passam muito tempo procurando uma ferramenta específica que não encontram. Existem mais de 150 atalhos no teclado, cada uma para uma situação diferente dentro do photoshop, mas nós separamos aqui algumas das mais importantes que irão te salvar na hora do aperto. Portanto, não perca essa lista que vale ouro!

        • Ativar Modo Tela cheia – F
        • Nova camada – Ctrl+J
        • Mostrar/Ocultar painel Camadas – F7 (Se o seu painel de camadas sumir, não se preocupe, basta que você utilize esse comando).
        • Nova camada por cópia – Control + J (Caso você queira que haja duas camadas idênticas, faça uma cópia).
        • Nova camada por recorte – Shift + Ctrl + J
        • Agrupar camadas – Ctrl + G (Como para transformar várias camadas de texto em uma só, ou algumas figuras geométricas). 
        • Desagrupar camadas – Ctrl + Shift + G (O inverso da última opção)
        • Selecionar todas as camadas – Ctrl + Alt + A
        • Cancelar a seleção de tudo – Ctrl + D
        • Esconder seleção e planos – Ctrl + H (Ótima ferramenta para quem está buscando trabalhar em uma camada e depois em outra)
        • Mover a camada selecionada em 1 pixel – Teclas de seta
        • Adicionar a uma seleção – Use uma ferramenta de seleção e juntamente arraste mantendo a tecla Shift pressionada.
        • Subtrair de uma seleção – Use uma ferramenta de seleção e juntamente arraste mantendo a tecla Alt pressionada
        • Ativar ferramenta Pincel – B
        • Ativar Ferramenta Pincel de mistura – B
        • Ativar Ferramenta Pincel do Histórico – Y
        • Alternar pinos da ferramenta Pincel de ajuste – V
        • Ferramenta Degradê – G
        • Ferramenta Lata de Tinta – G
        • Recortar – F2
        • Copiar – F3
        • Colar – F4
        • Reverter – F12
        • Alterar Cancelar para Redefinir – Alt
        • Mostrar/Ocultar painel Informações – F8
        • Mostrar/Ocultar painel Ações – F9
        • Mostrar/Ocultar seleção no texto selecionado – Ctrl + H
        • Mostrar/Ocultar todos os painéis, exceto a caixa de ferramentas e a barra de opções – Shift + Tab
        • Ativar Ferramenta Olhos Vermelhos – J
        • Ativar Ferramenta Remoção de Olhos Vermelhos – E
        • Ativar Ferramenta de Letras em formato Retangular ou Elíptico – M
        • Ativar Ferramenta Laço – L
        • Ativar Ferramenta Varinha Mágica – L
        • Ativar Ferramenta Corte – C
        • Ativar Ferramenta Régua – I
        • Ativar Ferramenta Correção – J
        • Ativar Ferramenta Lápis – B
        • Ativar Ferramenta Caneta e Caneta de Forma Livre – P
        • Ativar Ferramenta Carimbo – S
        • Ativar Ferramenta Borracha Mágica – E
        • Ativar Ferramenta Subexposição, Superexposição ou Esponja – O
        • menu pop-up do painel Histórico)
        • Desfazer/Refazer – Ctrl + Z
        • Avançar uma etapa – Ctrl + Shift + Z
        • Retroceder uma etapa – Ctrl + Alt + Z
        • Ativar Ferramenta Mão – A
        • Ativar Ferramenta Mover – V
        • Ativar Repetir a última duplicação e mover – Ctrl + Shift + T
        • Ativar Ferramenta Corte – C
        • Ativar Ferramenta Retificar – A
        • Ativar Ferramenta Remoção de manchas – B
        • Ativar Girar imagem para a esquerda – L ou Ctrl +]
        • Ativar Girar imagem para a direita – R ou Ctrl + [
        • Ativar Ferramenta Zoom – Z
        • Ativar Zoom 2x – X
        • Mais Zoom – Ctrl + + (sinal de adição)
        • Menos Zoom – Ctrl + – (hífen)
        • Ativar Ferramenta Zoom – Z
        • Mais Zoom – Ctrl + + (mais)
        Ao usar esses atalhos você conseguirá ter maior agilidade na hora de preparar a sua arte. Mas também é importante que você estude a fundo o que cada uma dessas funções faz, pois todas elas são úteis na hora da criação. 

        CorelDraw

        O CorelDraw em muitas formas vai se assemelhar ao photoshop, afinal de contas, o propósito de ambos os programas é o mesmo: a manipulação de imagem. Entretanto, o CorelDraw tem sido mais utilizado para a criação livre de novos desenhos e formas, ao passo que no photoshop há uma ênfase maior em trabalhar a edição de fotografia. Mas, no geral, ambos conseguem ser satisfatórios dentro daquilo que se propõe a fazer. 

        Contudo, o CorelDraw se destaca pelo fato de realizar tanto uma criação quanto um processo de edição que é vetorial. Por meio dele o design vai conseguir criar layouts exclusivos e também logotipos, desenhos técnicos, ilustrações e afins.

        Ademais, outra semelhança com o photoshop será com a área de trabalho, que você conseguirá notar que funciona semelhantemente à área de trabalho do photoshop. Mas,  CorelDraw apresenta a vantagem de te permitir escolher uma área de trabalho que dê ênfase naquilo que você quer trabalhar, e todas as opções lhe serão oferecidas já no momento em que você abrir o programa. No caso, as áreas de trabalho que estarão disponíveis para você serão a Padrão, Toque, Lite, Ilustração e Layout. Cada uma delas lhe dará melhor acesso a ferramentas específicas e que são mais usadas para cada tarefa.

        Porém, você conseguirá notar que de fato todas as áreas de trabalho seguirão um padrão bem semelhante ao padrão do photoshop. Visto que, há uma série de seleções e opções que se localizam em botões tanto na parte de cima da área de trabalho, quanto na lateral esquerda.

        Na área de cima você encontra a Barra de Menus, que te proporciona acesso a uma série de comandos. Já na barra que está na esquerda, note que há algumas ferramentas disponíveis que até mesmo os ícones são semelhantes aos do photoshop. Da mesma forma, todos eles, quando clicados, irão te mostrar mais opções de utilização, ou seja, funcionam como se fossem dobráveis. Note que existe uma pequena seta inferior triangular em cada um dos botões da barra esquerda, de modo que se o clique for nessa seta, mais opções dentro dessa opção irão surgir. E são algumas das ferramentas.

        • Ferramenta Formas: Que no caso do CorelDraw te proporcionará mais formatos que os tradicionais retângulos e círculos presentes no photoshop. Além disso, há nessa opção a possibilidade de você trabalhar com a “Caneta” ou com a “Linha de dois pontos” que será responsável por te proporcionar mais liberdade na hora de fazer desenhos, de modo que você não fique preso a formas pré-existentes. E nesse sentido o coreldraw irá funcionar muito bem para quem busca fazer ilustrações.
        • Preenchimento Interativo: Que irá funcionar semelhantemente a opção “Balde de tinta” do photoshop. Através dele você consegue dar uma cor a uma das camadas e objetos, e, inclusive, há no coreldraw também a opção de preenchimento inteligente (que é parcial) e um preenchimento de malha.
        • Ferramenta Texto: Possibilitará a introdução de entradas de texto para a manipulação de imagens. Também de maneira semelhante ao photoshop, as opções de tipografia como fontes e cores serão ativadas no momento em que você selecionar a opção texto.
        • Retângulo, quadrado, triângulo: Todas essas formas estão disponíveis individualmente no coreldraw e não apenas em uma única seleção, como no photoshop. Outra diferença entre os dois aplicativos dentro desse segmento de formas, é que no coreldraw existe a possibilidade de você selecionar a forma com “três pontos”. Que nada mais é que um recurso exclusivo para que você consiga manipular melhor e dar maior flexibilidade na forma. Dessa maneira, a forma não se apresentará rígida, mas poderá ser facilmente manipulada para entregá-lo de forma diferenciada.
        Já no lado direito da sua tela de trabalho, você encontra a Janela de Encaixe que irá ofertar propriedades possíveis de formatação que irá depender de cada objeto. Sendo assim, caso você crie um retângulo, por exemplo, a janela irá se adaptar para oferecer ferramentas específicas para essa forma.

        Sendo assim, irão aparecer opções de contorno, também a opção de preenchimento e de transparência do objeto ou forma. E todas as demais propriedades que serão utilizadas especificamente para retângulos serão ativadas no momento em que você o selecionar. Se no caso você escolher um círculo, acontecerá da mesma forma.

        Ademais, o coreldraw irá te oferecer uma série de ferramentas, efeitos e opções que são infinitas. Por meio delas você conseguirá gerar combinações de cores, criar panfletos publicitários, elaborar conteúdos para layout de sites e afins. Por isso, imaginamos que da mesma maneira que você precisou de um guia rápido para entender alguns dos comandos mais importantes do photoshop, você também irá precisar no corel.

        Sendo assim, também fizemos questão de separar para você quais são os comandos mais importantes do coreldraw. Dessa maneira você não ficará perdido tentando encontrar onde a ferramenta tal se encontra, pois você já tem toda uma base bastante explicativa.

        • Ativar Ferramenta de seleção: barra de espaços
        • Ativar Ferramenta de seleção durante a edição de um texto: Ctrl + barra de espaços
        • Ativar Ferramenta Forma: F10
        • Selecionar Mão Livre: F5
        • Selecionar Retângulo: F6
        • Selecionar Elipse: F7
        • Selecionar Ferramenta Texto: F8
        • Selecionar Polígono: Y
        • Selecionar Papel Gráfico: D
        • Selecionar Espiral: A
        • Mídia Artística: I
        • Ativar Preenchimento Interativo: G
        • Ativar Preenchimento de Malha: M
        • Selecionar Ferramenta Borracha: X
        • Abrir Editor de Gradiente/Degradê: F11
        • Abrir Editor de Preenchimento Uniforme: Shift+ F11
        • Abrir Editor de Propriedades de Contorno: F12
        • Abrir Editor de Cor de Contorno: Shift + 12
        • Abrir Janela de Propriedades do Objetos: Alt + enter
        • Abrir Janela Posição: Alt + F7
        • Aproximar (+zoom): F2
        • Recuar (-zoom): F3
        • Opções – Ctrl+J
        • Realizar ajuste de Zoom para a arte: F4
        • Exibir todos os caracteres não imprimíveis – Ctrl+Deslocamento+C
        • Realizar agrupamento de objetos: Ctrl + G
        • Desagrupar Objetos: Ctrl + U (Opção contrária a essa opção).
        • Centralizar objeto – Ctrl+E
        • Centralizar objetos pela página – P
        • Alinhar objetos pelo Topo: T
        • Alinhar objetos pela Base: B
        • Alinhar objetos à Esquerda: L
        • Alinhar objetos à Direita: R
        • Alinhar objetos no centro horizontal: E
        • Alinhar objetos no centro vertical: C
        • Alinhar objetos no centro da página: P
        • Distribuir todos os objetos pelo espaço horizontal: Shift + P
        • Distribuir todos os objetos pelo espaço vertical: Shift + A
        • Realizar Contorno – Ctrl+F9 Combinar – Ctrl+L
        • Realizar conversão em curvas – Ctrl+Q
        • Fazer conversão de texto comum para texto artístico – Ctrl+F8
        • Copiar – Ctrl+C
        • Duplicar objeto – Ctrl+D
        Ao dominar cada uma dessas ferramentas, você tem às mãos um mundo de oportunidades dentro do design gráfico. Logo, não hesite em buscar informações adicionais na hora de aprender a utilizar esses programas. Pelo contrário, caso seja capaz, utilize até mesmo um curso específico para o programa que você melhor se sente apto para trabalhar.

        Afinal, as empresas buscam alguém que realmente domine os programas de edição. Pois eles de fato oferecem uma enorme quantidade de combinações que só serão bem trabalhadas no momento em que você souber exatamente como trabalhar com eles.

        Canva

        Se teve um programa que realmente veio para facilitar a vida do designer gráfico, esse programa é sem sombra de dúvidas o Canva. Com ele, qualquer pessoa pode ser designer, pois o programa já oferece uma série de conteúdos programados e “prontos” que você só precisa aprender a manipular. E embora ele possa soar inicialmente como sendo algo para “amadores”, na verdade, existem empresas que de fato usam o canva e gostam de seu conceito visual. Por isso, é importante que um designer também esteja atento especificamente a esse programa que cada vez mais cresce.

        Assim, inicie o seu aprendizado sobre o Canva sabendo que o programa pode funcionar tanto no seu smartphone (como forma de aplicativo), como no computador. E basicamente eles irão funcionar de maneiras parecidas. Por exemplo, em ambas as opções, assim que você abrir o programa você vai se deparar com um menu que te questiona “Quero Criar um...”, que é uma maneira de saber qual o seu objetivo ali.

        Afinal de contas, cada modelo de design tem a sua propriedade exclusiva, a começar pelo tamanho mesmo. Um cartaz nunca terá o mesmo tamanho de um convite, e nisso o Canva facilita a sua vida porque ele já irá te apresentar um espaço de trabalho específico. 

        Além disso, o programa também te oferecerá combinações “prontas”, com espaços já delimitados onde você pode encaixar o título e as demais informações. Entretanto, todos esses conteúdos são de fato ajustáveis. Então você tem a opção que eles te oferecem como uma forma de inspiração ou já para usar como produto final.

        Visto que, nesses modelos, já há um estudo de harmonia de cores e de tipografias, formas, espaçamento e alinhamento. Sendo assim, é recomendável que, caso você queira mudar alguma coisa nesse formato, que seja de preferência as cores. Por outro lado, não é errado utilizar o alinhamento e agrupamento já apresentados pelo programa.

        E isso não significa que a sua arte é redutiva, pois esse é, na verdade, um programa que está ao seu alcance. Trabalhar nele não desmerece em nada o seu desenvolvimento como um designer gráfico. No caso, são as seguintes opções ofertadas pelo canva:

          • Imagem para Social Mídia: Espécie de card para criação e postagem em redes sociais. Logo, ele já vem com o tamanho que cabe especialmente no feed do Instagram e também do Facebook. Ademais, ele possibilita combinações já estudadas e pensadas para esse espaço, com fontes e cores que favorecem chamar a atenção. Por isso, é perfeito para quem está trabalhando com a sua página de seu negócio próprio ou está investindo em social mídia. 
          • Logotipo: Criar logotipos não é uma tarefa nada fácil, e por isso o canva facilita a sua vida. Ele já te oferece possíveis combinações de símbolos, fontes, formatos e cores para criar o seu logotipo. Entretanto, essa não se torna uma ferramenta tão atrativa para designers gráficos, visto que é um sério risco de repetição. E considerando que o logotipo precisa ser algo que deve ser pensado de maneira a ser totalmente original, é mais interessante que você considere construir um logotipo do zero. E para isso você deve refletir bastante naquilo que é o conceito da empresa/produto e explorar ícones, formas e cores. Com certeza irá ficar lindo!
          • Cartaz: Saindo um pouco da área virtual para a área física, o Canva também disponibiliza formato de cartazes que vão para a rua. Por meio desses modelos prontos, você consegue pensar em uma maneira de fazer um aviso que vai para fora do ambiente virtual. Da mesma forma, ele já favorece com o tamanho ideal para a impressão e também com tamanho de fontes. Essa acaba sendo uma opção bastante interessante, já que os cartazes de fato apresentam propriedades muito específicas que raramente mudam. Nesse caso, um dos princípios mais importantes é quanto à hierarquia de informações. Pois o destaque para o que será atrativo precisa ser de fato maior e conduzir o leitor até às entrelinhas e detalhes mais específicos (como informações extras).
          • Panfleto: Semelhantemente ao cartaz, os panfletos também tendem a ter um formato muito específico. Pois também é necessário a valorização da hierarquia de informações, como tratamos no exemplo do panfleto da loja. O tamanho oferecido pelo Canva também irá favorecer a impressão e você pode aproveitar os agrupamentos e alinhamentos oferecidos.
          • Currículo: Essa opção é muito interessante, até porque cada vez mais cresce o número de pessoas que buscam designers gráficos para a formulação de currículo. Sabe-se, inclusive, que as empresas estão de fato interessadas na produção de um currículo que seja coerente, com padrão de cores que conversem e com informações bem sinalizadas e agrupadas. Sendo assim, dê uma passeada pelos formatos disponíveis de currículo no Canva, nem que seja apenas para pegar inspiração. Observe que existe também toda uma rota de informações que precisam ser segmentadas e hierarquizadas. Além disso, as fontes tendem a ser as mais padrão possível, justamente para que nenhum dado importante se perca.
          • Convite: Para quem vai fazer uma festa, ou um evento corporativo e até mesmo uma inauguração de um espaço comercial. Os formatos de convite do Canva favorecem em muito a atratividade, porque direciona de maneira certeira todas as informações. A data do evento, dado importantíssimo em um convite, tende a estar em destaque. Além disso, há também a chance de você conseguir observar quais informações ficam em destaque sobre as outras.
          • Cartões: Um clássico trabalho de designer gráfico é justamente a elaboração de cartões de visitas, tão importantes nesse mundo de “network”. O Canva possui uma seleção de formatos de cartão de visitas que podem ser aproveitados. Ademais, note também que esses cartões inclusive vem com sugestões de profissões específicas. O que é algo que, de qualquer forma, sempre precisa ser pensado pelo designer gráfico. Pois a profissão sempre deve ser levada em conta na hora de fazer um cartão de visita, e o mesmo serve para os currículos.

          No mais, logo abaixo há também a opção “mais tipos de design” que você poderá explorar e conhecer mais. De modo que, mesmo que você decida não usar o Canva, é muito interessante que você passeie pelas sessões. Visto que essa é uma ferramenta que foi pensada e idealizada com designers gráficos profissionais. Ou seja, é uma boa maneira de observar como as informações cooperam em cada tipo de design e como você pode operar em modelos parecidos, mesmo que em outros programas. 

          Inclusive, principalmente para quem está ingressando na carreira de designer gráfico, essa é uma tarefa que realmente precisa ser exercida. No momento em que você decide que quer entrar nessa profissão, você deve estar atento a como as coisas já são compreendidas.

          Claro que existe espaço para inovação e para novos modelos, entretanto, algumas regras são seguidas justamente porque funcionam. Logo, você não vai querer arriscar muita coisa quando se trata de um trabalho que há um objetivo para ser alcançado, não é?

          Por fim, da mesma forma que fizemos com os dois últimos programas, também iremos te oferecer um guia básico de comandos para o canva. Claramente, eles servem muito para quem usa computador, e é mais recomendado para quem quer levar o canva a um nível profissional.

          De modo que, se você iniciar utilizando apenas o celular como uma ferramenta de trabalho, aproveitando que o canva possibilita isso, você vai precisar mexer bem no app. Mas não deixe que isso seja um empecilho para você se aprofundar naquilo que você quer fazer.

          Não seja um que ao invés de observar essa chance como uma forma de aprendizado, de crescer, vê como uma desculpa para desistir. Mas, de qualquer maneira, iremos deixar aqui também alguns dos comandos exclusivos que você poderá estar usando no Canva.

          • Copiar (Copia todos os objetos que estiverem selecionados e suas respectivas conexões para a área de transferência): Ctrl + C.
          • Colar (Cola todos os objetos que estiverem copiados e suas respectivas conexões que já estavam agrupados na área de transferência para ir para o gráfico ativo): Ctrl + V.
          • Duplicar (Duplica todos os objetos que estiverem selecionados no gráfico. Sintetizando, será como usar Ctrl +  C e Ctrl + V: Ctrl + D.
          • Selecionar Entradas (Seleciona todos os objetos que estiverem conectados ao pino de entrada do objeto selecionado naquele instante): Ctrl + tecla de seta para a esquerda.
          • Selecionar saídas (Seleciona todos os objetos que estiverem conectados ao pino de saída do objeto que está selecionado naquele instante): Ctrl + tecla de seta para a direita.
          • Selecionar objetos conectados (Selecione todos os objetos que estiverem conectados ao objeto selecionado naquele instante).
          • Selecionar todos os objetos do designer: Ctrl + A.
          • Agrupar os itens que já estavam selecionados: Ctrl + G.
          • Realizar Duplicação dos elementos: Ctrl + D.
          • Desfazer uma ação que acabou de ser feita: Ctrl + Z.
          • Adicionar Ferramenta Retângulo ao Design: Apertar tecla R.
          • Adicionar Ferramenta Círculo ao Design: Apertar tecla C.
          • Adicionar a Ferramenta “Linha” ao Design: Apertar tecla L.
          • Fazer com que todo o texto digitado fique em maiúsculas: Ctrl + Shift + K.
          • Converter Texto em Texto em negrito: Cmd / Ctrl + B.
          • Converter Texto em Texto em itálico: Cmd / Ctrl + I.
          • Converter Texto em Texto Sublinhado: Cmd / Ctrl + U.
          • Para selecionar mais de um elemento do design: Shift + clique.
          • Selecione todos os elementos: Cmd / Ctrl + A.
          • Selecionar Elementos do grupo: Cmd / Ctrl + G
          • Desagrupar elementos (Desfazer): Cmd / Ctrl + Shift + G
          • Desmarcar (Elementos que estavam selecionados): tecla Esc
          • Elementos duplicados: Cmd / Ctrl + D
          • Excluir elementos que estão selecionados: tecla Delete
          • Para abrir uma nova folha para o design: Cmd / Ctrl + tecla Return
          • Para adicionar comentário: Cmd / Ctrl + Option / Alt + M
          • Para aumentar o zoom em seu design: Cmd / Ctrl + “+”
          • Para diminuir o zoom em seu design: Cmd / Ctrl + “-”
          • Para aplicar zoom que fique ajustável à página: Cmd / Ctrl + Option / Alt + 0
          • Para ampliar 100% a imagem que está sendo feita: Cmd / Ctrl + 0
          • Cópia rápida: Alt / Option + Drag
          • Restringir parte durante o redimensionamento: Shift + Drag Corners
          • Para dimensionar o elemento que deve estar em relevância ao seu ponto central: Alt + arraste as alças laterais
          • Aumentar o tamanho da fonte: Cmd / Ctrl + Shift +>
          • Diminuir o tamanho da fonte: Cmd / Ctrl + Shift + <
          • Excluir página que está vazia: Cmd / Ctrl + tecla Delete
          • Converter texto em maiúsculas e vice-versa: Cmd / Ctrl + Shift + K
          • Transferir elementos para trás: Cmd / Ctrl + [
          • Transferir elementos para frente: Cmd / Ctrl +]
          • Transferir elementos para trás: Cmd / Ctrl + Option / Alt + [
          • Transferir elementos para a frente: Cmd / Ctrl + Option / Alt +]
          • Realizar alinhamento do texto à esquerda: Cmd / Ctrl + Shift + L
          • Realizar alinhamento do texto à direita: Cmd / Ctrl + Shift + R
          • Realizar alinhamento do texto no centro: Cmd / Ctrl + Shift + C
          • Copiar estilo de texto: Cmd / Ctrl + Option / Alt + C
          • Colar estilo de texto: Cmd / Ctrl + Option / Alt + V.

          Ao usar esses atalhos, certamente você irá conseguir agilizar o seu trabalho e oferecer melhor qualidade, economizando o tempo. Além disso, assim como recomendamos no caso dos dois programas anteriores, também é importante que você separe um tempo para compreender o que cada um desses atalhos irá fazer e as propriedades específicas de cada um.

          Por fim, vale ressaltar que esses são apenas 3 dos diversos programas que podem ser utilizados na hora de criar um design gráfico. Logo, pode ser que você acabe encontrando, futuramente, um programa que você acabe se identificando mais. E, fora os casos de designers que são contratados fixos por uma empresa, o designer tem total autonomia para escolher qual ferramenta de trabalho utilizar. 

          No entanto, nenhum outro modelo de programa de design irá te oferecer algo muito diferente do que o que esses modelos oferecem. Todos eles irão trabalhar com uma linha lógica de raciocínio, que por sua vez irá seguir conceitos de alinhamento, agrupamento, hierarquia de informações e afins.

          Desse jeito, é interessante que você enquanto designer fique bastante atento ao modo de pensar esperado de um designer. Porque todos os programas te oferecerão uma base muito similar, e se você já estiver familiarizado com o jeito desses programas funcionarem, você já tem uma baita carta na manga.



          Este artigo pertence ao Curso de Design Gráfico Básico

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