Área do Aluno


ou



Apresentação Curso de NR 10 Básico

Olá alunos e alunas! Animados para conhecer a NR 10?

A Norma Regulamentadora de número 10 faz parte do arcabouço de regulamentos que orientam trabalhadores e empresas quanto aos cuidados que devem ser tomados para prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

A primeira versão da Norma foi publicada em 1978, exatamente com o objetivo de proteger colaboradores que lidam com energia elétrica. Naquela ocasião, os acidentes eram frequentes e assombravam empresas que atuavam na área.

Os casos aconteciam diariamente e as mortes eram inevitáveis. Isso porque, acidentes com corrente elétrica, geralmente, são graves, ao contrário de situações semelhantes em outras áreas laborais.

Afinal, estamos falando de um trabalho que mexe com alta voltagem, no qual qualquer descuido pode gerar, no mínimo, um choque elétrico, mas também pode ocasionar lesões graves ao ser humano, que vão desde queimaduras ( em terceiro grau), a lesão nos nervos.

O fato é que com a adoção da NR 10, houve uma queda significativa de acidentes. Os dados giram em torno de menos 20%, em relação a lesões e mortes, o que gerou alívio ao setor.

Ainda assim, a legislação passou por quatro reformas ao longo dos anos. Duas delas bem expressivas, como a de 1983, que incluiu normas técnicas determinadas por órgãos reguladores e suplementações relativas à legislação internacional vigente, e a de 2004.

Em 1998, quando o setor elétrico foi privatizado, houve a necessidade de nova reforma. Dessa vez, as alterações foram elaboradas por um grupo de trabalho composto por representantes de todos os segmentos da área.

O processo de debate foi longo e somente em 2004, a NR 10 ganhou o segundo formato que veio com o título "Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade".

A Portaria MTb 598 de 7 de dezembro do mesmo ano, também instituiu a Comissão Permanente Nacional sobre Energia Elétrica, que tinha como objetivo acompanhar a implementação das regras e discutir alguma adaptação que se mostrasse necessária.

Depois dela, a lei sofreu mais duas alterações, que não modificaram a Norma no que é substancial. Tratando-se apenas de correção nos textos e harmonização nos quesitos capacitação, direitos e obrigações.

Dito isto, e já depois de termos nos alongado bastante, vamos ao que interessa: Quais as orientações que a NR 10 indica? E como fazer para tornar essas práticas rotineiras?

O nosso curso foi preparado com muito cuidado e dedicação para deixar sua aprendizagem mais leve e tranquila.

Para isso, distribuímos a legislação em capítulos e vamos conhecê-la em cada parte de maneira detalhada, sempre trazendo a redação existente na Norma para não deixar dúvidas.

Desejamos um ótimo estudo!



Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados