A aula prática é fundamental para o seu aprendizado, é através dela que você poderá desenvolver as habilidades necessárias para o atendimento.
Neste capítulo, separamos para você as principais manobras da drenagem linfática para colocar em prática o que foi aprendido até aqui.
O ideal é que o aluno siga a sequência, tendo em vista que a ordem dos fatores podem alterar no resultado da sessão.
Você pode praticar com uma pessoa da sua confiança que esteja disposto a ajudar no seu aprendizado, mantendo sempre cuidado para não prejudicar as funções fisiológicas da sua “cobaia”.
E aí, vamos começar?
Bracelete
O bracelete é uma manobra bastante utilizada para os casos de edemas que podem atingir grandes áreas. Pode ser feita de maneira uni ou bi manual de acordo com a necessidade.
A manobra de pressão em bracelete tem como objetivo aumentar o fluxo linfático, a ser recolhido em direção aos linfonodos regionais, sendo realizada através de pressões intermitentes.
A fase de pressão deve durar em torno de dois segundos e em seguida o músculo deve relaxar pelo mesmo tempo de duração e assim sucessivamente.
Manobra de Chamada
Essa manobra aumenta a frequência de contração dos músculos lisos dos linfonodos, dos coletores linfáticos da área que está sendo trabalhada.
Essa manobra também gera uma aceleração da drenagem dos elementos do linfedema, essa é a razão porque chamamos "manobra de chamada" .
Manobra Platão
É uma manobra de deslocamento tecidual com as duas mãos em paralelo, para direcionar a linfa em grandes áreas.
A pressão maior do círculo deve coincidir com a direção do fluxo linfático.
Manobras com os polegares
As manobras realizadas com os polegares devem ser leves, rítmicos e obedecer a uma pressão intermitente na área edemaciada, seguindo o sentido da drenagem fisiológica.
Manobra passar e enviar
A pressão utilizada nessa manobra deve ser feita com uma atenção especial, sendo perfeitamente adequada, não podendo colocar peso em suas mãos.
A posição correta é apoiar as mãos espalmadas por meio do contato direto dos dedos indicador e médio com a pele da cliente.
Manobra de Absorção e Reabsorção
Com as duas mãos em paralelo as manobras de absorção e reabsorção visam eliminar toxinas e líquidos excedentes que formam os edemas.
É realizada com movimentos suaves, rítmicos e intermitentes para que os líquidos sejam forçados a penetrar nos capilares linfáticos para serem eliminados.
Proximal - Medial - Distal
O trabalho deve ser executado no sentido proximal-distal para facilitar a mobilização da linfa.
Pois isso influencia na capacidade dos capilares linfáticos na reabsorção e velocidade da linfa transportada.
Manobra Chamada - proximal, medial e distal.
Nessa manobra é recomendado realizar de 3 a 5 movimentos no mesmo local para obter um bom resultado terapêutico.
Também é importante observar alguns aspectos de suma importância como o ritmo, pressão e harmonia dos movimentos.
Manobra Platão - Proximal - Medial e Distal
O objetivo da manobra é proporcionar um aumento do fluxo linfático na região proximal, descongestionando a área e deixando preparada para receber a linfa de outras regiões mais distais.