Área do Aluno


ou



Atenção Básica no SUS

A Atenção Básica (AB) é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Caracteriza-se por oferecer um conjunto abrangente de serviços de saúde no nível individual e comunitário, visando à melhoria da qualidade de vida e à redução das desigualdades em saúde. 

A AB engloba uma ampla gama de atividades, incluindo promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. As equipes de saúde que atuam na Atenção Básica são compostas por profissionais de diversas áreas, permitindo uma assistência mais completa e integrada. 

Essas equipes têm a responsabilidade de atender e acompanhar as necessidades de saúde de uma determinada população, conhecida como área de abrangência ou território adscrito. Isso implica em conhecer as características socioeconômicas, culturais e epidemiológicas da comunidade atendida e desenvolver ações de saúde adequadas a essas realidades. 

A AB preconiza o cuidado longitudinal das famílias e indivíduos ao longo do tempo, incluindo consultas regulares, acompanhamento de gestantes, monitoramento de crianças e idosos. 

As ações desenvolvidas na Atenção Básica são planejadas e organizadas de forma programada, considerando as necessidades de saúde da população atendida, como visitas domiciliares, campanhas de vacinação e grupos de educação em saúde. 

A Saúde da Família é uma estratégia fundamental para a organização da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ela propõe uma reorganização das práticas de saúde que leve em consideração as necessidades específicas da população em cada território, levando em conta suas características sociais, epidemiológicas e sanitárias. 

O objetivo é garantir uma prática de saúde que promova a saúde, assegure a continuidade do cuidado, proporcione atenção integral, prevenção e, especialmente, assuma a responsabilidade pela saúde da população, com ações permanentes de vigilância em saúde.

Na Saúde da Família, os profissionais de saúde realizam diversas atividades, incluindo o cadastramento domiciliar, o diagnóstico situacional e ações direcionadas para resolver os problemas de saúde da comunidade. 

Essas ações são pactuadas com a comunidade, buscando o cuidado não apenas dos indivíduos, mas também das famílias como um todo.

A atuação dos profissionais de saúde da família não se limita ao espaço físico da Unidade Básica de Saúde (UBS), mas se estende também aos domicílios e a outros espaços comunitários, como escolas, associações e centros comunitários. 

Isso permite uma abordagem mais próxima e integrada, levando os serviços de saúde até onde as pessoas estão, facilitando o acesso e fortalecendo os vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade.



Este artigo pertence ao Curso de Agente de Endemias

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados