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ATENDIMENTO AO CLIENTE E HIGIENE DO AMBIENTE DE TRABALHO

O atendimento começa quando o cliente ou o possível cliente entra em contato com o local que presta serviço de manicure e pedicure. Se atente para a qualidade em cada tipo de contato:


Atendimento ao telefone:

- O recomendado é atender antes do terceiro toque.

- Coloque um "sorriso na voz" para passar a impressão de cordialidade e simpatia.

- Cumprimente com “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.

- Se identifique e identifique o nome do cliente. A partir desse momento, chame-o pelo nome.

- Ouça tudo o que o cliente tem a dizer. Esclareça suas dúvidas e anote seus dados.

- Reforce, antes de desligar, o horário, serviço e profissional combinados.

- Se despeça de seu cliente de forma positiva, agradecendo o contato e desejando “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.


???? Atendimento na recepção:

- Receba o cliente com um sorriso sincero e cumprimente-o.

-  Identifique o cliente perguntando seu nome (se você não souber) e identifique-se dizendo seu nome (se ele não souber).

- Confirme o horário e os serviços que foram solicitados.

- Se ele precisar aguardar leve-o para se sentar, ofereça café, revista ou outro tipo de entretenimento.

- Depois, leve-o ao profissional que irá prestar o serviço. Caso o cliente ainda não o conheça, apresente-os e informe ao profissional os serviços que o cliente irá consumir.

- Deixe o cliente à vontade e coloque-se à disposição.


????‍ Atendimento pelo profissional:

- Identifique o cliente pelo nome.

- Pergunte qual serviço deseja.

- Passe as informações necessárias, tire as dúvidas e dê sugestões.

- Explique como o serviço será realizado.

- Interaja de acordo com o perfil do cliente (observe se ele é mais comunicativo, mais discreto...) e deixe-o totalmente à vontade.

- Dê dicas de como ele deve proceder após o serviço.

- Após o serviço, pergunte qual foi o nível de satisfação.

- Agradeça e conduza a pessoa até o próximo serviço ou até a recepção.

- Se despeça de seu cliente de forma positiva e coloque-se à disposição sempre.


???? Atendimento Pós-Serviço:

- Confirme qual o nível de satisfação do cliente.

- Informe o valor.

- Despeça-se sorrindo e agradeça pela preferência.

- Deseje uma boa semana.

- Leve sempre em consideração o perfil do seu cliente, como a faixa etária e se ele já é "de casa", por exemplo.



Este artigo pertence ao Curso de Manicure e Pedicure

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