ATENDIMENTO AO CLIENTE E HIGIENE DO AMBIENTE DE TRABALHO
O atendimento começa quando o cliente ou o possível cliente entra em contato com o local que presta serviço de manicure e pedicure. Se atente para a qualidade em cada tipo de contato:
☎ Atendimento ao telefone:
- O recomendado é atender antes do terceiro toque.
- Coloque um "sorriso na voz" para passar a impressão de cordialidade e simpatia.
- Cumprimente com “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.
- Se identifique e identifique o nome do cliente. A partir desse momento, chame-o pelo nome.
- Ouça tudo o que o cliente tem a dizer. Esclareça suas dúvidas e anote seus dados.
- Reforce, antes de desligar, o horário, serviço e profissional combinados.
- Se despeça de seu cliente de forma positiva, agradecendo o contato e desejando “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”.
???? Atendimento na recepção:
- Receba o cliente com um sorriso sincero e cumprimente-o.
- Identifique o cliente perguntando seu nome (se você não souber) e identifique-se dizendo seu nome (se ele não souber).
- Confirme o horário e os serviços que foram solicitados.
- Se ele precisar aguardar leve-o para se sentar, ofereça café, revista ou outro tipo de entretenimento.
- Depois, leve-o ao profissional que irá prestar o serviço. Caso o cliente ainda não o conheça, apresente-os e informe ao profissional os serviços que o cliente irá consumir.
- Deixe o cliente à vontade e coloque-se à disposição.
???? Atendimento pelo profissional:
- Identifique o cliente pelo nome.
- Pergunte qual serviço deseja.
- Passe as informações necessárias, tire as dúvidas e dê sugestões.
- Explique como o serviço será realizado.
- Interaja de acordo com o perfil do cliente (observe se ele é mais comunicativo, mais discreto...) e deixe-o totalmente à vontade.
- Dê dicas de como ele deve proceder após o serviço.
- Após o serviço, pergunte qual foi o nível de satisfação.
- Agradeça e conduza a pessoa até o próximo serviço ou até a recepção.
- Se despeça de seu cliente de forma positiva e coloque-se à disposição sempre.
???? Atendimento Pós-Serviço:
- Confirme qual o nível de satisfação do cliente.
- Informe o valor.
- Despeça-se sorrindo e agradeça pela preferência.
- Deseje uma boa semana.
- Leve sempre em consideração o perfil do seu cliente, como a faixa etária e se ele já é "de casa", por exemplo.
Este artigo pertence ao Curso de Manicure e Pedicure
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