Avaliação na Alfabetização
Na fase de alfabetização e letramento a avaliação com questões que apresentam respostas certas e erradas não é a melhor forma de analisar o aprendizado e desempenho dos alunos.
Na verdade, nesse nível escolar, o educador não deve buscar punir ou premiar o desempenho dos alunos.
Isso porque, o objetivo central é realmente entender o andamento do desenvolvimento das crianças em torno do que foi abordado nas aulas.
Acompanhar o desenvolvimento dos alunos é um ponto crucial para que o professor possa ajudá-los no que for necessário.
Dessa forma, é possível identificar as falhas cometidas tanto pelos educandos quanto pelos educadores. Com isso, ambas as partes podem trabalhar esses pontos de fragilidade.
Nesse sentido, avaliações na alfabetização tem como objetivo dialogar, questionar, ouvir, refletir em conjunto e compartilhar conhecimento.
Dificuldades dos alfabetizadores para a realizar avaliações
É comum haver dificuldades em compreender o que é a avaliação e como ela deve acontecer.
Então, por exemplo, as provas são constantemente chamadas de avaliações. Mas a prova é só mais um instrumento de avaliação, não é o único.
Aprendemos e adquirimos novos conhecimentos através de diferentes maneiras, linguagens e metodologias, mas os instrumentos avaliativos, na maioria das vezes, se baseiam em uma única forma: perguntas e respostas.
Durante o processo avaliativo, é possível utilizar as mais diversas táticas para extrair dos alunos as suas habilidades e dificuldades.
Outro ponto de falha é que normalmente é comum dar mais importância aos finais dos ciclos e de outros períodos de aprendizagem para avaliar os alunos, em vez de pensar na avaliação como um processo que deve acontecer a todo momento.
Por último, é importante focar que a aula dada não é sinônimo de aula aprendida, e se alguém não aprendeu é porque não prestou atenção.
Na verdade, quando o educador toma como verdade essa afirmativa, este deixa de levar em consideração os outros fatores que podem interferir na aprendizagem, que pode ser, inclusive, a nossa própria maneira de ensinar.
Não há dúvidas que o processo de avaliação precisa ser de responsabilidade de toda a equipe escolar. Claro que o acompanhamento mais próximo é do alfabetizador que lida diretamente com os anos.
Entretanto, é necessário um olhar externo, um outro ponto de vista pode ser esclarecedor, levando ao melhor entendimento do processo.
O que devo avaliar?
Como vimos anteriormente, no processo de avaliação podem ser utilizadas diversas ferramentas. Sendo assim, as avaliações não se limitam às tão temidas provas.
Mas afinal, independentemente do método adotado, o que devo avaliar?
Bem, você como alfabetizador precisa se atentar nos seguintes pontos dos seus alunos:
- Capacidade de interpretação de texto;
- Facilidade para sintetizar ideias e textos;
- Habilidade de se expressar e se comunicar;
- Confiança para lidar com as demandas sociais;
- Identificação dos diferentes gêneros textuais.
Dessa forma, se os seus alunos apresentam estas habilidades, significa que o processo de letramento da sua escola está trazendo bons resultados.
Este artigo pertence ao Curso de Alfabetização e Letramento
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