Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS
COMENTÁRIOS

5.0

2 Avaliações
Anita da silva santos
★★★★★
Anita da silva santos

Muito feliz por participar

Lucas santos dos santos
★★★★★
Lucas santos dos santos

Amei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional

BARMAN E O AMBIENTE DE TRABALHO


    Origem do termo bar


    Não há um consenso sobre a origem exata do termo “bar”, por isso, quem busca pela história de um dos ambientes mais queridos do mundo encontra três vertentes: francesa, americana e inglesa.


    Versão francesa


    O termo ‘bar’ vem da palavra francesa ‘barre’, que significa barra em português. Em meados do século 18, na França, as tabernas tinham uma barra que tomava todo o comprimento do balcão. A ideia era evitar que os clientes ficassem próximos as bebidas. Nessa época, o país era destino de jovens estudantes americanos, assíduos das tabernas.


    A história conta que, após regressarem ao seu país, dois deles fundaram um estabelecimento de venda de bebidas com uma inovação para os americanos: a barra ao longo do balcão. Mas, em breve o estabelecimento se diferenciou dos demais, e pouco a pouco, a palavra barre foi divulgada e espalhada, até chegar ao termo ‘bar’.


    Versão americana


    Na América do final do século XVII, existiam estabelecimentos comerciais, uma espécie de locandas, onde se vendiam, além de mercadorias, também bebidas. Essa venda fazia-se no balcão da loja que se reduzia, por vezes, a um armário com grade. A esse armário dava-se o nome de “barreira”; daí a origem da palavra universal ‘bar’.


    Versão inglesa


    Além das duas versões acima, existe a hipótese de que origem da palavra é inglesa e significa barra, porém aquela em que se apoia os pés na parte debaixo do balcão. Outra versão para o significado do nome é a barra de madeira em que se amarravam os cavalos nos saloons do velho oeste estadunidense.


    Independente da origem, esse tipo de estabelecimento teve uma evolução tão grande que, logo, os hotéis decidiram integrá-lo entre suas variáveis seções, assim como transatlânticos, navios, aviões comerciais, clubes, estabelecimentos de ensino, entre outros. Seu auge foi marcado por modernas instalações e conforto, substituindo as antigas tabernas e adegas.


    O intuito foi agregar maior valor estético e funcional, associado a oferta de bebidas mais requintadas.

    Este artigo pertence ao Curso Bartender Básico

    Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.
    COMENTÁRIOS

    5.0

    12.743 Avaliações
    Anita da silva santos
    ★★★★★
    Anita da silva santos

    Muito feliz por participar

    Lucas santos dos santos
    ★★★★★
    Lucas santos dos santos

    Amei o curso esse foi meu primeiro passo para entrar como bartender profissional

    Cursos em Relacionados

    Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.