BENEFÍCIOS DA QUIROPRAXIA PARA ANIMAIS
Se hà um CSV presente, o desalinhamento funcional será ajustado, restaurando o movimento da articulação. O quiroprático irá ajustar a articulação vertebral com as mãos ou dedos, fazendo uma pressão rápida e precisa ao longo do plano da articulação da vértebra afetada. O propósito é corrigir os CSVs na coluna e articulações das extremidades atingindo de maneira positiva o sistema nervoso. O tratamento quiroprático não causa um stress excessivo nos ligamentos, trabalhando com o limite anatômico normal da articulação e estruturas de suporte.
A maioria dos animais apresenta melhora visível após uma a quatro sessões. Problemas agudos frequentemente respondem rapidamente a terapia, já problemas crônicos normalmente requerem tratamentos mais longos. Pacientes com condições crônicas (como artrose, displasia coxofemoral ou espondilose), em que os CSVs aparecem como consequência da doença, respondem muito bem a um tratamento regular de suporte. Cães de agility também respondem muito bem a um tratamento regular, para prevenção de doenças, resultantes do esforço exigido pelo treinamento, e garantia de um bom desempenho nas pistas.
Técnicas
As técnicas aplicadas na quiropraxia é similar em gatos, cães e outros pequenos animais. As mais comuns são:
Trabalhar os músculos flexores do quadril: realizar uma série de movimentos de pressão suaves irá melhorar a flexibilidade no quadril e coluna vertebral.
Esticar e alongar os músculos do ombro: fazer esses alongamentos ajudará seu pet a se mover corretamente. A integridade estrutural dos ombros também será aliviada.
Alongamento das costas: melhorar a mobilidade nas costas trará, sem dúvida, grandes benefícios para o seu pet. Sua mobilidade geral irá melhorar e sua tensão corporal será menor.
Existem muitas outras técnicas de quiropraxia que podem ser aplicadas. Todas elas dependem da área da articulação que precisa de cuidados para melhorar. Por ser uma técnica muito leve e tranquila, ela vai proporcionar ao seu animal de estimação momentos tranquilos e relaxantes. Por sinal, muitos chegam até mesmo a dormir durante as sessões de quiropraxia. A quiropraxia pode ser utilizada sozinha ou em associação com outras terapias como a acupuntura e fisioterapia e, para ser feita, não é necessário que o animal pare com o tratamento convencional que esteja fazendo.
Para ter a certeza de que o animal de estimação está apto para receber este tipo de tratamento, o veterinário quiropraxista avalia todo o corpo, checando, principalmente, a coluna vertebral e os membros. Assim, será capaz de avaliar se há alguma restrição ou falha na articulação. Por meio das mãos, o profissional vai equilibrando as funções do pet, contribuindo de maneira direta para o bem-estar, melhora da imunidade e qualidade de vida. Cada pet pode reagir de forma diferente ao tratamento, portanto, não há como prever quantas sessões são necessárias. As sessões são, no geral, rápidas, feitas a cada quinze dias, até que se observe melhora, quando poderá ser espaçada até a alta.
Este artigo pertence ao Curso de Terapia Natural para Pets
Faça o Curso completo grátis!!