Curso gratuito de Reflexologia Podal - com opção de certificado válido!
Agora que já abordamos alguns dos principais estudos nesta área, é importante destacar que a Reflexologia podal não é um procedimento diagnóstico ou curativo.
Em vez disso, ela é usada para complementar uma variedade de condições de saúde, e há uma série de benefícios que podem ser alcançados com esta terapia, para tratar determinadas enfermidades, veja algumas delas na lista a seguir, assim como o embasamento científico correspondente:
- Câncer: Há uma série de estudos que mostram como a reflexologia pode ajudar a reduzir os sintomas de tratamento do câncer, incluindo náusea, dor, prisão de ventre ou diarreia. Em um estudo publicado na revista Nursing Standard em 2000, pesquisadores descobriram que a reflexologia pode beneficiar pacientes durante a fase de cuidados paliativos do câncer. Além disso, um estudo publicado no Fórum de Enfermagem em Oncologia em 2000 descobriu que a reflexologia poderia reduzir significativamente a ansiedade em pacientes com câncer de mama e pulmão.
- Artrite: Os benefícios da reflexologia podal também têm sido utilizados para artrite reumatoide e osteoartrite. Vários estudos sugerem que a reflexologia pode reduzir a dor associada à artrite. Em um estudo publicado no Journal Complementary Therapies in Clinical Practice, pesquisadores da Universidade de Portsmouth descobriram que a reflexologia pode ser tão eficaz quanto analgésicos para osteoartrite. Os pacientes sentiram aproximadamente 40% menos dores.
- Hipertensão: A reflexologia tem sido encontrada para reduzir a hipertensão — um risco comum de doenças cardíacas. Em um estudo coreano de 2004, pesquisadores descobriram que uma massagem reflexológica nos pés poderia reduzir efetivamente a pressão arterial sistólica. Para o estudo, 34 participantes foram designados para o grupo reflexológico ou para o grupo controle. A reflexologia foi realizada duas vezes por semana durante um período de seis semanas.
- Diabetes tipo 2: O diabetes é um sério problema de saúde que produz altos níveis de açúcar no sangue. Em recente revisão sistemática publicada no Journal of Alternative and Complementary Medicine,os pesquisadores concluíram que a reflexologia auto-administrada do pé pode ter um efeito positivo nos diabéticos tipo 2.
- Enxaqueca e dores de cabeça: A massagem reflexológica podal também pode reduzir efetivamente a tensão e as dores de cabeça da enxaqueca. Um estudo cego e randomizado de 2000 descobriu que uma massagem reflexologia dos pés era tão eficaz quanto uma droga chamada flunarizina, que é usada para prevenir enxaquecas. O estudo analisou 32 pacientes com dor de cabeça após uma sessão de massagem reflexológica no pé, e novamente após um acompanhamento de três meses.
- Ansiedade e depressão: Ansiedade e depressão são os problemas de saúde mental mais comuns. Os benefícios do relaxamento da reflexologia tendem a ir além das massagens. Por exemplo, um estudo de 2002 publicado no International Journal of Gynecology and Obstetrics descobriu que uma massagem nos pés e reflexologia poderia diminuir a depressão e a ansiedade em mulheres pós-menopausa.
- Esclerose múltipla: A esclerose múltipla é uma doença degenerativa progressiva e crônica do sistema nervoso central. Um pequeno estudo publicado no Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research na primavera de 2015 descobriu que a reflexologia diminui a fadiga em mulheres com esclerose múltipla. Outras evidências sugerem que a reflexologia pode reduzir o formigamento associado à esclerose múltipla.
- Sinusite: A sinusite é uma condição crônica ou aguda frequentemente causada por outra infecção respiratória como gripe, resfriado ou bronquite. Em um estudo randomizado e controlado apresentado na Academia Americana de Otorrinolaringologia de 2002, pesquisadores descobriram que os procedimentos de reflexologia e irrigação nasal melhoraram a sinusite crônica em 150 pacientes.
- Circulação: A massagem reflexologia podal também é conhecida por melhorar a circulação sanguínea nos pés e em todo o corpo. Acariciar suavemente os pés, dedos e mãos melhora significativamente o fluxo sanguíneo para os órgãos vitais. O sangue fornecerá nutrientes e oxigênio aos seus órgãos, nutrindo assim os tecidos do seu corpo. Uma massagem reflexologia dos pés antes de dormir pode melhorar a circulação nas extremidades inferiores.
- Elimina toxinas: As toxinas estão em todos os lugares hoje em dia, desde alimentos processados até cosméticos. É por isso que é importante ter um sistema urinário saudável. A reflexologia reduziu efetivamente os problemas do trato urinário e melhorou a função da bexiga. Basicamente, a reflexologia pode eliminar eficientemente toxinas do corpo e proteger o corpo de várias condições que resultam de um sistema urinário prejudicado.
- AIDS: A reflexologia podal também pode ajudar a tratar sintomas da síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS), pedras nos rins, prisão de ventre, dores nas costas e síndrome das pernas inquietas.
- TPM: A terapia também pode melhorar a memória, gerenciar a neuropatia diabética e aliviar os sintomas da menopausa e síndrome pré-menstrual (TPM).
- Cuidados pós-operatórios: A reflexologia também é utilizada para cuidados pós-operatórios ou paliativos. Uma revisão de 2015 publicada na Integrative Cancer Therapies descobriu que a massagem reflexológica foi mais eficaz para o alívio da dor do câncer e da dor relacionada à cirurgia do que massagem corporal ou massagem de aromaterapia.
- Dor lombar: A reflexologia pode ajudar os portadores crônicos de dor lombar a controlar sua dor.
- Estresse: Estudos demonstraram que apenas cinco minutos de massagem nos pés podem reduzir as medidas fisiológicas relacionadas ao estresse, como frequência cardíaca, pressão arterial e taxa de respiração.
- Neuropatia Periférica associada ao Diabetes: Sujeitos com neuropatia (dormência e/ou formigamento) nos pés devido ao diabetes receberam sessões de reflexologia. A reflexologia esteve associada à redução do formigamento e da dor, bem como ao aumento da sensibilidade. Os sujeitos também experimentaram melhora no controle glicêmico e na condução nervosa. Um estudo da Thai Foot Massage descobriu que indivíduos diabéticos com neuropatia periférica tiveram melhor equilíbrio, melhor amplitude de movimento do pé e melhora da sensação dos pés após uma série de sessões de massagem nos pés.
Este artigo pertence ao Curso de Reflexologia Podal
Faça o Curso completo grátis!!