BIODIGESTOR
Você já teve a ideia de construir um biodigestor, com dejetos de bovino, suíno, galinha, restos de alimento, vinhaça e outras matérias orgânicas, mas ficou em dúvida se iria funcionar? Uma alternativa rápida e barata é construir um mini biodigestor, em casa mesmo, com materiais fáceis de se encontrar em qualquer lugar. Assim você pode realizar todos os testes possíveis antes de avançar com projetos maiores.
Materiais
Um galão de água de 20 litros vazio, para o biodigestor;
Uma câmara de pneu vazia, para o armazenamento de biogás
Dois metros de tubulação de plástico maleável de diâmetro ¼’’ (6 mm)
Um tee de diâmetro ¼’’ (6 mm)
Uma válvula com registro de diâmetro ¼’’ (6 mm)
Um metro de tubo PVC de diâmetro ¾’’ (20 mm)
Dois cap de PVC de diâmetro ¾’’ (20 mm)
Um tubo de cola tipo Super bonder
Areia fina
Uma sacola plástica
Um rolo de fita adesiva
Um pincel grande
Uma lata pequena de tinta cor preta
Um balde de plástico de 20 litros
Um funil de plástico
Equipamento de solda (opcional)
Etapas
Corte o tubo de PVC de ¾’’ (20 mm) para que este fique na mesma altura do gargalo do galão.
Para a entrada de matéria orgânica, faça uma abertura na parte de cima do galão com diâmetro igual ao do tubo de PVC de ¾’’ (20 mm), sendo recomendado o uso de máquina de solda para fazer esta abertura. Encaixe o tubo de PVC de ¾’’ (20 mm) na abertura, deixando um espaço de 5 cm acima do fundo do galão. Conecte um dos cap de PVC de ¾’’ (20 mm) na extremidade do tubo que está para fora do galão.
Agora para a saída da matéria orgânica digerida, faça outra abertura na lateral do galão com diâmetro de 2 cm, no lado oposto ao tubo de entrada, a aproximadamente 10 cm abaixo da parte de cima do galão. Encaixe o restante do tubo de PVC de ¾’’ (20 mm) e conecte o outro cap de PVC de ¾’’ (20 mm) na extremidade do tubo que está para fora do galão.
Para fixar os tubos e evitar a entrada de ar no biodigestor, coloque um pouco de areia fina ao redor da conexão entre o tubo e galão e passe cola tipo super bonder generosamente (sem economia).
Para a saída de biogás, faça uma abertura lateral no gargalo do galão com diâmetro de 0,6 cm. Encaixe a tubulação maleável de ¼’’ (6 mm) e fixe da mesma maneira como foi realizado anteriormente, com areia e cola.
Corte a tubulação maleável de ¼’’ (6 mm) e conecte uma ponta na parte central do tee de ¼’’ (6 mm). Em uma das pontas do tee conecte um pedaço da tubulação de ¼’’ (6 mm) e em seguida conecte a câmara de pneu. Na outra extremidade do tee conecte o restante da tubulação de ¼’’ (6 mm) e na extremidade final da tubulação conecte a válvula com registro de ¼’’ (6 mm).
Feche completamente o bico do galão com um pedaço da sacola plástica e passe fita adesiva ao redor para vedar a entrada de ar. Confira a seguir como deve ficar a montagem final do mini biodigestor.
Para aumentar a temperatura dentro do biodigestor e evitar que a incidência de luz solar estimule a criação de algas, prejudicando a produção de biogás, é recomendável pintar toda a parte externa do galão com tinta de cor preta.
Este artigo pertence ao Curso de Agricultura Familiar
Faça o Curso completo grátis!!