BIOS

Imagem Interna

BIOS é a abreviação de "Basic Input / Output System", sistema básico de entrada e saída. É usado para iniciar o hardware durante o processo de inicialização (por meio do botão de inicialização da máquina) e fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas.

O BIOS vem pré-instalado na memória permanente da placa mãe e é o primeiro software a ser executado quando a máquina é ligada. O BIOS contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, checar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional, o que pode ser feito a partir do HD, CD-ROM, pendrive, ou qualquer outra mídia disponível.

Além disso, o BIOS inclui o Setup, software que permite configurar as diversas opções oferecidas pela placa. O processador é programado para procurar e executar o BIOS sempre que o micro é ligado, processando-o da mesma forma que outro software qualquer.

O BIOS é definido como um software, mas, fica gravado em um chip espetado na placa-mãe. Na grande maioria dos casos, o chip combina uma pequena quantidade de memória Flash (256, 512 ou 1024 KB), o CMOS, que é composto por de 128 a 256 bytes de memória volátil e o relógio de tempo real.

O CMOS, por sua vez, armazena as configurações do setup. Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

Os famosos overclock e underclock, que nada mais são do que alterar a velocidade de clock do processador, também são feitos por meio da BIOS. Para garantir sua integridade, a BIOS fica gravada dentro de um chip com memória ROM (memória somente de leitura), o que quer dizer que não é possível alterar suas características centrais.

Este artigo pertence ao Curso de Técnico em Informática