Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

Curso GRÁTIS sem mensalidades, com opção de certificado válido!
MATRICULAR GRÁTIS

Bonsai de Bordo


Existem algumas controvérsias em relação à origem exata da árvore de bordo. Enquanto alguns autores citam a China como solo original, outros apontam o Japão como berço do Acer palmatum. A sua árvore é uma das espécies mais populares de Bonsai.

Ele tem folhas de característica decídua, com cinco pontas opostas em sua composição. A casca das árvores jovens é geralmente verde ou apresenta tons bem sutis de vermelho claro. Entretanto, à medida que essa planta vai amadurecendo a coloração da sua casca muda para marrom ou cinza claro, como o exemplo disponível abaixo.

Imagem Interna

Como você pôde perceber, as folhas do bordo são muito finas, por isso, ela é uma espécie de planta que precisa estar mais protegida do contato direto com a luz solar.

Posição ideal do bonsai de bordo: Como dito anteriormente, a árvore de bordo é uma espécie de vegetação sensível, por isso a sua alocação deve ser feita em uma ambiente protegido da luz direta do sol durante a tarde, quando os raios estão mais intensos. Porém isso não significa que ela deva ser escondida, já que o sol da manhã e do final da tarde são essenciais para a manutenção energética do bordo. O Bordo japonês/chinês é uma árvore que pode ser considerada resistente, mas devemos ter cuidado durante o inverno em regiões como a Europa e a América do Norte, onde as temperaturas caem drasticamente.

Rega: Como o Brasil é um país de características tropicais, normalmente a rega do bonsai de bordo precisa ser feita todos os dias para garantir a manutenção de sua temperatura, especialmente quando elas começam a se desenvolver nas estações como a primavera e o verão.

Alimentação: Esse tipo de bonsai não é tão sensível como o pé de acerola, por isso, ele tem boa aceitação à adubos mais simples, como os sintéticos disponíveis em casas de floricultura. Você pode fazer a aditivação a cada três semanas, lembrando de seguir as recomendações do fabricante.

Poda: Em geral, a poda de manutenção do bordo pode ser feita durante qualquer período do ano, mas quando falamos no processo de estilização devemos restringir essa disponibilidade para as estações como o outono e o início do inverno. Dessa forma, conseguimos evitar que o bordo tenha perda de seiva por sangramento excessivo e o consequente surgimento de cicatriz, por isso também pode ser necessário a aplicação de pomada cicatrizante.

Para isso você tem que fazer o corte do novo broto localizado a dois pares de folhas para trás. Já a desfolha durante a estação de crescimento precisa respeitar um descanso mínimo de dois anos Além disso, a desfolha deve sempre ser realizada no início do verão para estimular o desenvolvimento das folhas menores. Para fazer esse processo basta retirar as partes folhosas e conservar as hastes das folhas.

Transplante: O transplante das árvores de bordo não são muito complexas, elas precisam ser observadas a cada 2 anos e talvez seja necessário remover algumas raízes mais soltas no processo.

Propagação: Pode ser realizada tanto através da propagação assexuada, pela estaquia, como também através do embrião. A propagação dos bonsais de bordo precisam ser feitos no verão para garantir um bom desenvolvimento da espécie.

Este artigo pertence ao Curso Técnicas de Cultivo de Bonsai

Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.