Existem algumas controvérsias em relação à origem exata da árvore de bordo. Enquanto alguns autores citam a China como solo original, outros apontam o Japão como berço do Acer palmatum. A sua árvore é uma das espécies mais populares de Bonsai.
Ele tem folhas de característica decídua, com cinco pontas opostas em sua composição. A casca das árvores jovens é geralmente verde ou apresenta tons bem sutis de vermelho claro. Entretanto, à medida que essa planta vai amadurecendo a coloração da sua casca muda para marrom ou cinza claro, como o exemplo disponível abaixo.
Como você pôde perceber, as folhas do bordo são muito finas, por isso, ela é uma espécie de planta que precisa estar mais protegida do contato direto com a luz solar.
Posição ideal do bonsai de bordo: Como dito anteriormente, a árvore de bordo é uma espécie de vegetação sensível, por isso a sua alocação deve ser feita em uma ambiente protegido da luz direta do sol durante a tarde, quando os raios estão mais intensos. Porém isso não significa que ela deva ser escondida, já que o sol da manhã e do final da tarde são essenciais para a manutenção energética do bordo. O Bordo japonês/chinês é uma árvore que pode ser considerada resistente, mas devemos ter cuidado durante o inverno em regiões como a Europa e a América do Norte, onde as temperaturas caem drasticamente.
Rega: Como o Brasil é um país de características tropicais, normalmente a rega do bonsai de bordo precisa ser feita todos os dias para garantir a manutenção de sua temperatura, especialmente quando elas começam a se desenvolver nas estações como a primavera e o verão.
Alimentação: Esse tipo de bonsai não é tão sensível como o pé de acerola, por isso, ele tem boa aceitação à adubos mais simples, como os sintéticos disponíveis em casas de floricultura. Você pode fazer a aditivação a cada três semanas, lembrando de seguir as recomendações do fabricante.
Poda: Em geral, a poda de manutenção do bordo pode ser feita durante qualquer período do ano, mas quando falamos no processo de estilização devemos restringir essa disponibilidade para as estações como o outono e o início do inverno. Dessa forma, conseguimos evitar que o bordo tenha perda de seiva por sangramento excessivo e o consequente surgimento de cicatriz, por isso também pode ser necessário a aplicação de pomada cicatrizante.
Para isso você tem que fazer o corte do novo broto localizado a dois pares de folhas para trás. Já a desfolha durante a estação de crescimento precisa respeitar um descanso mínimo de dois anos Além disso, a desfolha deve sempre ser realizada no início do verão para estimular o desenvolvimento das folhas menores. Para fazer esse processo basta retirar as partes folhosas e conservar as hastes das folhas.
Transplante: O transplante das árvores de bordo não são muito complexas, elas precisam ser observadas a cada 2 anos e talvez seja necessário remover algumas raízes mais soltas no processo.
Propagação: Pode ser realizada tanto através da propagação assexuada, pela estaquia, como também através do embrião. A propagação dos bonsais de bordo precisam ser feitos no verão para garantir um bom desenvolvimento da espécie.