BUN (PÃOZINHO CHINÊS)

• 2 colheres (sopa) de saquê de cozinha

• ½ colher (sopa) de óleo de gergelim

• 1 colher (sopa) de molho de ostra

• sal e pimenta-do-reino moída a gosto

• 60ml de água

• ½ colher (chá) de fermento biológico seco

• ½ xícara (chá) de água morna

• 1 colher (sopa) de açúcar

• 240g de farinha de trigo

• 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Em uma tigela misture o pernil de porco, molho de soja, amido de milho, cebolinha picada, gengibre picado, sake, óleo de gergelim, molho de ostra e tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Vá misturando e despejando a água aos poucos.

2. Numa tigela coloque o fermento, a água morna, o açúcar e misture. Deixe descansar por 10 minutos e reserve.

3. Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a esponja, tempere com sal e sove bem com as mãos (se necessário coloque um pouco mais de água) e deixe descansar por 30 minutos.

4. Depois deste tempo divida a massa em 6 partes iguais +/- 50 g e faça bolinhas com as mãos. Coloque em uma assadeira, cubra com um pano umedecido e deixe descansar por mais 10 minutos.

5. Depois deste tempo, abra as bolinhas com o rolo, faça discos e recheie. Coloque na panela de bambu ou uma panela que possa cozinhar a vapor. Coloque embaixo de cada bolinha um quadradinho de papel manteiga untado, de maneira que passe o vapor pela panela e o pãozinho não grude. Deixe descansar novamente por 20 minutos, coloque a panela de bambu dentro de uma outra panela com água fervente e leve ao fogo médio. Cozinhe os pãezinhos por 15 minutos. Sirva quentinho.

Este artigo pertence ao Curso de Cozinha Chinesa