Números Cardiais e Números Ordinais em Inglês - Com Áudio

O numeral é a classe gramatical de palavras que indica uma quantidade de alimentos, a estrutura de ordem ou a posição de alguém ou alguma coisa. Os numerais podem ser classificados em cardinais e ordinais, tanto na língua portuguesa quanto na inglesa.

CARDINAL NUMBERS

Os números cardinais são aqueles usados para numerar seres ou objetos. Em inglês, são chamados de cardinal numbers e aplicados em diversas situações, como expressar endereços, falar sobre preços e quantidade de coisas, além do número de telefone.

Confira, abaixo, um lista com os cardinal numbers:

Zero

duzentos, 200

A thousand

mil, 1000

A thousand five hundred and fifty six

mil quinhentos e cinquenta e seis, 1556

Ten thousand

dez mil, 10.000

Three hundred thousands

trezentos mil, 300.000

Two millions

dois milhões, 2.000.000

Observe que os números entre 13 (thirteen) e 19 (nineteen) possuem a terminação -teen correspondente à sílaba tônica do número. Uma dica para não errar é se lembrar de que esta é a faixa etária adolescente que, em inglês, é traduzida por teens.

Outra observação é que, para formarmos os números maiores de 20 (twenty), primeiro colocamos as dezenas e, depois, as unidades. Para unir os dois, colocamos um hífen e a terminação -ty nunca será a sílaba tônica da palavra.

Observações importantes:

• em inglês a pontuação dos números é diferente do português: onde usamos vírgula, utiliza-se ponto e onde usamos ponto, utiliza-se vírgula.

• com números a partir de cem, é possível optar por falar de com a (um = artigo indefinido) ou one (um = numeral) no início do número. One é mais formal e preciso, além de enfatizar o valor. Exemplo: one hundred - a hundred

• com números acima de cem, é necessário acrescentar and (e) antes das dezenas. O elemento de ligação é pronunciado como /n/ e a sílaba tônica fica no último número.

ORDINAL NUMBERS

Os números ordinais são aqueles que usamos para indicar a ordem que determinado elemento ocupa em uma série. Em inglês, esses números são chamados de ordinal numbers. Confira a lista dos ordinal numbers a seguir.

first, 1st

trigésimo-primeiro, 31º

eighty-ninth, 89th

octogésimo-nono, 89º

Veja que, com exceção do primeiro (first), segundo (second) e terceiro (third), além daqueles que os contêm em sua grafia, os ordinal numbers são formados sempre com a terminação -th.

A abreviação dos ordinal numbers é feita acrescentando as duas últimas letras da palavra por exemplo ao número. Reveja, por exemplo, 1st, 2nd, 32nd. Assim como na língua portuguesa, a terminação pode ser elevada.

Observações importantes:

• para escrever por extenso um ordinal number em inglês, apenas o último número vai para a forma ordinal.

• nos números ordinais acima de 100, a conjunção and segue a mesma regra dos números cardinais.

• os números ordinais podem ser usados para expressar datas. Neste caso, a data pode ser escrita de diferentes formas. Exemplo: August 16, August 16th, Aug 16th, 16th August, 16th August. Na fala, normalmente usamos August the sixteenth ou the sixteenth of August. No entanto, o inglês americano também utiliza August sixteen.

Este artigo pertence ao Curso de Inglês Básico