CAUSAS MAIS COMUNS DE SUICÍDIO
▪ Doenças mentais
Doenças como transtorno de ansiedade, doença bipolar, esquizofrenia ou depressão são as causas mais comuns de suicídio.
▪ Trauma
Experiências traumáticas podem levar uma pessoa ao sentimento de desamparo, culpa ou vergonha. Os mais comuns são abusos físicos e/ou sexuais.
Traumas podem causar transtornos de estresse pós-traumático levando o indivíduo ao suicídio.
▪ Bullying
Muitas pessoas que passam por bullying durante o período de crescimento ou escolar podem sofrer efeitos profundos sobre as vítimas, levando-as à depressão, uma vez que se sentem sem valor e sem esperança de mudar a situação em que vivem.
▪ Transtornos de personalidade
O transtorno de personalidade pode gerar problemas em relacionamentos, manutenção de emprego estável e/ou dificuldade para lidar com a vida. Assim, para se livrar desses ciclos a pessoa pode tentar se suicidar com o intuito de fugir dessas circunstâncias.
▪ Desemprego
O desemprego pode levar a sensação de isolamento e vazio interior, o que pode gerar o sentimento de que a pessoa não possui um propósito de vida. Também, pode haver depressão devido à falta de renda.
▪ Isolamento social ou solidão
O isolamento social pode prejudicar a saúde mental, uma vez que socializar e interagir com outras pessoas é uma necessidade humana básica.
Tal quadro pode levar à depressão e, consequentemente, a pensamentos suicidas.
A solidão é um sentimento geral de tristeza que faz com que a pessoa se sinta desconectada dos outros e sozinha.
▪ Dor crônica
Uma dor diária que persiste por três a seis meses pode ser considerada uma dor crônica. Se ela prejudica a mobilidade, realização de tarefas e a saúde mental, por exemplo, pode haver uma tentativa de fuga desse desconforto diário levando ao suicídio.
Este artigo pertence ao Curso de Prevenção de Suicídio
Faça o Curso completo grátis!!