Cauterização - Tratamento capilar
A cauterização capilar é um tratamento aplicado aos fios com o objetivo de reconstruir as estruturas de proteção do cabelo. Este procedimento é indicado para indivíduos com cabelos altamente danificados, quebradiços e que possuem a cutícula capilar exposta.
Como consequência, o procedimento resulta na redução do volume e frizz dos cabelos, além da promoção da hidratação e suavidade dos fios, conferindo a eles, leveza.
Isto acontece pois para o procedimento de cauterização é necessária a aplicação de queratina líquida aos fios, seguida da aplicação de uma fonte térmica como a escova e a chapinha.
Ao contrário do que muitos pensam, a cauterização não envolve a adição de químicos para o alisamento dos fios de cabelo. Este aspecto mais retilíneo está ligado à reestruturação dos fios, conferindo o aspecto alisado do cabelo. Dessa forma, este tipo de procedimento pode ser indicado para qualquer tipo de cabelo, seja ele liso, crespo ondulado ou cacheado.
Além disso, é importante salientar que caso utilizada em excesso a queratina líquida pode causar o endurecimento dos fios, gerando o resultado contrário do desejado, que são os fios quebradiços.
O primeiro passo para a realização do procedimento é a lavagem com shampoo, para retirar os possíveis resíduos de cremes ou outros produtos existentes no cabelo, dessa forma, você será capaz de evitar interações químicas descontroladas, ou ainda a perda de efetividade do procedimento. Em seguida, é realizado o enxágue e a retirada de água em excesso dos fios.
Por último, você realizará a aplicação da queratina que poderá estar associada a outras substâncias nos kits de cauterização, aplicando uma fonte de calor externo, que poderá ser pranchas de alta temperatura, toucas térmicas ou secadores. Este é o passo principal para que você consiga o resultado desejado do seu procedimento, portanto, não tenha pressa e avalie todos os utensílios e produtos utilizados.
Lembre-se, assim como os shampoos e condicionadores, existem diversas marcas e segmentos de produtos para a aplicação da cauterização. A sua intensidade e forma de aplicação dependerá exclusivamente da sua avaliação como profissional da beleza, considerando principalmente o estado de saúde dos fios e o efeito desejado do seu cliente.
Foi possível perceber que a principal diferença entre a cauterização e a hidratação com queratina está associada à utilização de fonte de calor.
Perceba, caro aluno, que pequenos detalhes podem fazer total diferença no resultado das técnicas aplicadas e que é de sua responsabilidade como cabeleireiro definir as principais abordagens aplicadas ao tratamento capilar.
Este artigo pertence ao Curso de Cabeleireiro Básico
Faça o Curso completo grátis!!