CERIMONIAL DE CASAMENTO
A celebração do casamento é constituída de um ritual onde cada etapa representa um momento para ser compreendido pelos noivos e seus convidados: uma evocação bíblica, uma orientação, um cântico, uma oração. Cada religião tem um rito próprio para os momentos.
Cerimônia católica
É importante destacar que a Igreja Católica admite a cerimônia de casamento com ou sem missa. A diferença é que, no casamento com missa, a liturgia prevê todos os ritos de uma missa normal, inclusive com a distribuição da Eucaristia aos noivos, pais e padrinhos. De resto, tudo é igual a um rito tradicional.
Ordem de entrada:
01 – Convidados comuns à medida que vão chegando, podem se acomodar à vontade dentro do recinto, respeitando-se eventuais lugares reservados.
02 – Mãe da noiva e pai do noivo entram na igreja pelo corredor central e se posicionam no lugar reservado. Ela se encaminha para o lado esquerdo do recinto, ele para o lado direito. Neste formato, o pai da noiva e a mãe do noivo, aguardam à porta do recinto para acompanhar os respectivos filhos. É bom observar também, que é usual entrarem os dois casais de pais, deixando seus respectivos parceiros no local reservado. Em seguida, saindo pelas laterais do recinto, o pai da noiva e a mãe do noivo, voltam à porta para entrarem, nos momentos apropriados, com os respectivos filhos.
03 – Depois é a vez dos padrinhos. Pela porta principal entra primeiro um casal de padrinhos da noiva (de braços ou mãos dadas; ela do lado esquerdo dele) e se posiciona no lado esquerdo do local de celebração. Em seguida entra um casal de padrinhos do noivo e se posiciona no lado direito, alternando-se sucessivamente até que todos estejam dentro do recinto.
04 – Em seguida entram o noivo com sua mãe, ou pessoa escolhida para tal; de braços ou mãos dadas. A mãe do lado esquerdo do noivo.
05 – Se existirem daminhas, pajens ou florista, podem entrar logo após o noivo e aguardar no altar, ou entrar antes da noiva e aguardar no altar. Meninas à esquerda, meninos à direita.
Quando todos estiverem a postos no local da celebração, a porta será fechada para que ninguém veja a chegada da noiva à igreja. O objetivo é proporcionar uma surpresa a todos durante sua entrada.
06 – Com o início da marcha nupcial, a porta é reaberta e a noiva entra acompanhada de seu pai. (A noiva caminha do lado direito de seu pai, ou pessoa escolhida para tal; de braços ou mãos dadas).
Neste momento tem início o ritual da igreja.
07 – Primeiramente o celebrante promove a Acolhida aos noivos, com a saudação inicial e oração prescritos no ritual de casamento.
08 – Depois vem a liturgia da palavra, o salmo e o canto de aclamação.
É importante observar que é possível a entrada das alianças, neste momento, trazida por uma daminha desde à porta principal. Em outros casos ela já se encontra à frente dos noivos no altar.
09 – O celebrante confirma junto aos noivos, perante as testemunhas e convidados, o desejo de ambos em contrair o matrimônio seguido do tradicional diálogo do “sim”.
10 – Depois do rito das promessas, já com o consentimento de ambos é feita a bênção das alianças.
11 – O casal realiza a troca de alianças e são autorizados a se beijarem.
12 – O celebrante profere uma fala dizendo que doravante são marido e mulher. Os livros de registro são assinados pelo casal e seus padrinhos.
Posicionamento no altar:
Antes de definir o posicionamento no altar é importante analisar o tamanho do altar e se ele comporta a todos posicionados nele. Se o altar for pequeno, reserve a primeira fileira para as madrinhas e padrinhos, deixando somente os noivos, pais, damas e pajens. Se o altar puder comportar a todos, confira as normas ideais:
Lado direito: O noivo se posiciona no lado direito, e, portanto, este é o seu lado. Seus padrinhos e sua mãe devem se posicionar nesse lado. O pajem se posiciona nesse lado com as alianças e aguarda. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a entrada da noiva.
Lado esquerdo: A noiva se posiciona no lado esquerdo, e, portanto, este é o seu lado. Suas madrinhas e o seu pai devem se posicionar nesse lado. Assim que o pai da noiva chega ao altar, o pai do noivo se dirige ao lado de sua esposa até o final da cerimônia. A daminha fica no lado da noiva, e se tiver idade suficiente pode segurar o buquê para a noiva.
Cortejo de saída: daminhas, pajens e floristas saem logo à frente do casal até à porta de saída. Em seguida, os pais da noiva, os pais do noivo e os padrinhos de ambos na mesma ordem que entraram.
Cumprimentos: se permite apenas os cumprimentos dos pais à porta de saída da igreja. Se houver uma festa de recepção, os padrinhos poderão cumprimentar o novo casal em ambiente reservado e especialmente preparado. Costuma-se também aproveitar o momento para a tiragem de fotos com os pais, parentes, padrinhos e amigos. Depois, na recepção, todos os convidados poderão cumprimentar o casal.
Casamento evangélico
A princípio, não existe uma diferença significativa entre o cerimonial de casamento evangélico e o católico, o procedimento é o mesmo. As regras do Ritual Evangélico também são maleáveis, permitindo pequenos ajustes desde que negociados com antecedência junto ao celebrante.
O formato de entradas obedece ao mesmo padrão, assim como as saídas. Deve se levar em consideração o formato de entradas: quem entra com quem, posicionamentos ao lado do parceiro, posicionamento no local reservado aos pais, padrinhos, daminhas, pajens e floristas… De resto, é tudo bastante parecido.
Cerimonial da festa de casamento
É ideal pensar também nos acontecimentos da festa de casamento. Assim como na cerimônia de casamento, existem profissionais que organizam os grandes acontecimentos da festa.
Chegada dos noivos:
Dependendo do estilo da festa, os noivos podem inovar na entrada da festa! Pode ser uma música agitada, uma dança ensaiada e etc. Vocês escolhem!
Discurso e brinde:
O discurso é indispensável. É nesse momento que os noivos poderão agradecer formalmente a todos pela presença e apoio. É uma honra receber cada convidado no seu grande dia, não deixe de preparar o discurso para isso.
Primeira dança dos noivos:
Um dos momentos mais especiais da comemoração! A primeira dança dos noivos é uma tradição lindíssima que ganha a atenção dos convidados e gera fotos maravilhosas.
Foto com os padrinhos:
Antes de aproveitar a festa, reserve um tempinho para tirar fotos divertidas com os seus padrinhos! Lembre-se, eles são uma das pessoas mais especiais do grande dia. Registre!
Jantar de casamento:
Na hora do jantar, os noivos devem se sentar nos seus lugares e aproveitar o cardápio (delicioso) escolhido com tanto carinho. A alimentação é um detalhe importante para os noivos, não pule esta parte.
Cumprimentos e fotos:
Antigamente era tradição que os noivos cumprimentassem cada convidado após o jantar, agradecendo pela presença e tudo mais. É um gesto lindo, mas se a sua festa tem 300 convidados você pode demorar um “pouquinho” para finalizar. A dica é fazer estes agradecimentos no discurso.
Jogar o buquê:
É um dos momentos mais esperados pelas convidadas solteiras, que adoram a festa que é nesse momento! Não abra mão dessa tradição, jogue o buquê! Você pode inovar na forma como vai fazer isso, prendendo o buquê em fitas cetim, quem tiver a última fita fica com o buquê! Ou você pode trancar o buquê em uma caixinha de acrílico, quem estiver com a chave certa fica com o buquê! Use a imaginação!
Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos
Faça o Curso completo grátis!!