CERIMONIAL DE DEBUTANTE
A palavra “debutante” vem de “début”, uma palavra francesa para “estreia”, indicando que, quando completavam 15 anos, as moças já estavam prontas para serem apresentadas à sociedade. A real intenção por trás desses bailes era arranjá-las bons pretendentes, logo, elas carregavam nas costas a missão de perpetuar boas alianças entre as famílias nobres.
Felizmente, com o tempo, isso mudou bastante. Hoje em dia, os bailes de debutante são feitos para comemorar a vida das meninas, dançar bastante e registrar esse momento que não pode passar em branco. O cerimonial de debutante não engloba só a parte das homenagens e da valsa, mas toda a festa. Por isso, é bom ficar atento aos mínimos detalhes. Geralmente, um cerimonial tradicional é dividido em 3 partes: a recepção, a apresentação da debutante e o baile, quando todos são convidados a dançar.
1. Recepção
Este é um momento importante, pois mostra como é o estilo e a organização da festa. Os convidados são recebidos e conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da aniversariante. Geralmente, é servido um coquetel ou jantar, o qual os convidados podem desfrutar ao som de música ambiente.
Nesta hora, interessante separar um tempo para tirar fotos e fazer filmagens dos convidados chegando, além de registrar as imagens de família e amigas mais próximas. debutantes que escolherem mais de um vestido para a festa devem priorizar o modelo mais simples.
2. Apresentação da debutante
Ao fim do coquetel ou jantar, todos são convidados a ficar em seus lugares para receber a aniversariante. O cerimonialista faz uma pequena abertura, usando um texto que tenha sido escolhido pela família. A seguir, os familiares são convidados a tomar seus lugares que, a propósito, foram previamente determinados. Em seguida, entra o cortejo (formado por quinze casais de amigos da aniversariante), que forma um túnel por onde ela vai passar ao som da música preferida da debutante.
Assim que a música tocar, a menina passa pelo túnel e é recepcionada pelo pai, irmão, namorado ou amigo, dependendo da sua preferência.A seguir, alguém da família lhe entrega uma joia, que simboliza a vaidade. Depois, vem a troca do sapato, quando os baixos são trocados pelos altos, simbolizando que a moça está pronta para dar seus passos como nobre adulta.
Ainda há o rito opcional no qual a aniversariante passa uma boneca para uma menina mais jovem, significando deixar a infância para trás e aceitar seu novo papel de mulher adulta na sociedade. A seguir, pode-se fazer uma homenagem às mulheres da família com a entrega de buquês. As moças do cortejo também recebem flores, além da leitura de mensagens breves. Este é o momento da troca de vestido para a debutante que escolheu um segundo modelo.
Enquanto ela se prepara, é feita uma pequena retrospectiva de sua vida, optando por fotos em um telão, textos, músicas e mensagens. Também é possível adicionar à apresentação algumas imagens do início da festa, para torná-la mais divertida. Em seguida, a aniversariante retorna com seu vestido de gala para as valsas. A primeira deve ser dançada com o pai, padrasto ou outro ente querido, dependendo de sua importância; a segunda com o padrinho, avô, irmão, algum tio ou primo; e a terceira valsa deve ser dançada com o príncipe e o restante do cortejo. Claro que, para não ficar muito longo e cansativo, pode-se escolher apenas uma valsa e dançar partes da música com uma pessoa diferente.
Ao final da valsa, pode-se optar por entregar alguma lembrança aos 15 casais que participaram ou passar direto para o parabéns e o corte do bolo. Depois que este for cortado, também é de bom tom fazer um brinde à aniversariante e sua família.
3. Baile:
Depois da parte formal do evento, vem o momento de descontração, onde todos podem ir para a pista de dança e o coquetel volta a ser servido. É interessante abrir uma mesa de doces ou chocolates, além de liberar o barman para preparar drinks personalizados.
Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos
Faça o Curso completo grátis!!