Área do Aluno


ou



CERIMONIAL E PROTOCOLO

O cerimonial, conforme o tipo de evento, diz respeito às formalidades exigidas em certo acontecimento, de acordo com uma ordem pré-estabelecida. O protocolo, por sua vez, trata-se de uma parte do cerimonial, estabelecendo as normas para a boa condução do evento, seja ele uma reunião, um curso, inauguração e até mesmo uma palestra.


Ambos se ajustam segundo as características de cada tipo de evento e, consequentemente, ao seu conjunto de itens necessários, como a ordem de procedência. O mestre de cerimônias é o responsável pela condução do cerimonial e deve fazê-lo de forma coesa e concisa. Ele deve citar o objetivo do acontecimento, quem são os responsáveis e, se for o caso, os patrocinadores e apoiadores.


O condutor do evento chamará os membros que comporão a mesa solene, bem como convidará os presentes a cantarem o Hino Nacional. Somente depois disso passará a palavra para aqueles que forem discursar. Cabe lembrar que o mestre de cerimônias também é responsável pelo encerramento do evento.


A seguir, veja regras para que o evento seja conduzido com excelência.


  • Normas e ordem de precedência


  • Regra do centro métrico para cerimonial e protocolo

A pessoa com maior hierarquia se localiza no centro. A partir dela se localizam os demais, alternando entre a direita e a esquerda, começando pela direita – isso quando a quantidade de pessoas a ser dispostas for ímpar. Caso a quantidade de pessoas ou símbolos for par, serão arrumados por importância da direita à esquerda e não se começa pelo centro.


Mesa ímpar



1 – Presidente do ato ou maior autoridade

2 – Segunda maior autoridade

3 – Anfitrião (quando não for o presidente)

4 – Terceira autoridade na precedência

5 – Quarta autoridade

Mesa par

Ninguém fica no centro da mesa.


1 – Presidente do ato ou maior autoridade;

2 – Anfitrião (quando não for o presidente do ato);

3 – Segunda maior autoridade;

4- Terceira maior autoridade;

5 – Continuação da montagem


  • Regra da direita

Assim como mencionado no tópico anterior, a ordem de hierarquias começará sempre pela direita e irão se localizando à esquerda dessa pessoa ou símbolo.


  • Regra da proximidade

Como as pessoas ou símbolos vão se alternando, os que ficarem mais “próximos do centro” serão os de maior hierarquia.


Hierarquia de pessoas e símbolos


  • Por Presidência

Pode ser unipessoal ou compartilhada. A ocupação do “lugar de honra” pode ser feita pelo anfitrião do evento, um homenageado, ou quem o comitê organizador decidir em determinado ato.


  • Por precedência

É a disposição pelos méritos das pessoas ou os símbolos. Pode dar-se segundo o decreto 2072/93 (que indica a hierarquização de níveis de poder e de honras na Argentina), ou por cortesia (pela preeminência social, se participarem damas e cavalheiros).


Outras regras para levar em conta, que podem incluir-se na organização de um evento, são:


  • Regra da ordem linear

Quando as pessoas se dispõem uma atrás da outra, em filas. A localização será organizada segundo a hierarquia, situando-se primeiro a de maior hierarquia. As exceções a essa regra são dadas nos âmbitos acadêmico e religioso (que é ao contrário, a pessoa de maior hierarquia por último).


  • Regra da ordem alfabética

Essa regra se utiliza quando há a necessidade de se dispor pessoas ou símbolos segundo o país, já que existe uma regra de igualdade jurídica entre os Estados (Segundo a Convenção de Viena). Também, pode se usar para dispor por sobrenome ou por instituição (em caso de igualdade de hierarquias, por exemplo para a entrega de diplomas de formandos).


  • Regra da ordem numérica ou da antiguidade

Utiliza-se nas Instituições, e se determina a hierarquia pela data de criação.


  • Regra da analogia

Em caso de hierarquias de igual classe, se determina pela data de nomeação (por exemplo, no âmbito diplomático).


Símbolos nacionais


A bandeira nacional fica ao centro, a bandeira do Estado à direita e a bandeira municipal à esquerda. Lembre-se de que tais posicionamentos devem ser dispostos a partir da visão do auditório.



Este artigo pertence ao Curso de Produção e Organização de Eventos

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados