Colunas em documentos

Vamos continuar com o mesmo documento da aula passada. Certifique-se de ter ao menos uma página completa com texto “Lorem ipsum” para conseguir acompanhar esta aula, ok?!

No mundo da escrita há diversos formatos, tais como artigos para blogs, escrita acadêmica e assim por diante. Cada formato conta com suas regras próprias, muitas vezes definidas por meio de convenções, que auxiliam a comunicação de uma ideia. O uso de colunas é bastante comum principalmente no jornalismo.

Se você já precisou usar colunas no Word, provavelmente sentiu bastante dificuldade durante a edição do documento. Isso acontece porque é um dos recursos intermediários / avançados, ou seja, ele não é tão intuitivo quanto deveria ser, por isso é preciso um pouco de treino para dominá-lo.

Para começarmos nossa aula, selecione todo o material textual de seu documento usando o atalho CTRL+T. Agora vá em Layout > Configurar Página e clique em Colunas. Selecione a opção Duas e veja o que acontece.

Note que tivemos algumas mudanças no texto. A primeira diferença é que o texto foi particionado em dois, de modo que o conteúdo preenche a coluna da esquerda e, em seguida, a coluna da direita de um mesmo parágrafo. Outro ponto importante é a questão das margens: note que temos duas faixas cinzas no local onde ficam as ampulhetas, cada uma delas representando uma coluna do documento.

Selecione todo o texto novamente e retorne para uma única coluna (na opção Colunas em Layout).

Selecione um dos parágrafos do texto e escolha duas colunas para o parágrafo.

Podemos notar que somente o parágrafo selecionado sofreu alteração e os demais continuaram como se nada tivesse acontecido. Além disso, o espaço ocupado pelas duas colunas, em relação ao ocupado por uma única coluna, é praticamente o mesmo. Portanto, o uso das colunas quase não altera o design do documento e contribui para mantermos uma edição rápida e eficaz.

Pedimos para você selecionar todo o parágrafo, mas a edição também daria certo clicando em qualquer ponto do parágrafo de interesse. A seleção é mais indicada porque permite maior controle sobre quais partes do texto serão usadas para preencher as colunas recém-criadas no documento.

Por fim, podemos alterar as margens do documento para acomodar todo o conteúdo na página usando as faixas cinzas. Para esta parte da aula, vamos pegar uma parte do conteúdo da Wikipédia sobre a Grande Depressão de 1929 (Grande Depressão – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)) e colar em nosso documento. Lembre-se de colar somente o texto, sem carregar a formatação junto!

Vamos fazer um documento estilo jornal com 3 colunas. Para isso, selecione o texto todo e escolha três colunas, na guia Layout.

Perceba como o texto ficou: com aparência de muito espremido. Vamos configurar o tamanho de cada coluna para acomodar todo o texto e otimizar as margens. Comecemos com as margens. Vamos deixar todas as margens com 1 cm cada.

Agora selecione todo o texto e deixe-o em formato “Justificado”. Essa opção está na guia Página Inicial > Parágrafos > Justificar.

Prontinho! E olha que nem precisaremos mexer no tamanho das colunas, pois o texto está graciosamente acomodado no documento.

Assim, concluímos nossa aula. Parabéns por chegar até aqui!

Este artigo pertence ao Curso de Pacote Office Intermediário