Como a Psicologia e Psicanálise são Usadas na Educação
A psicanálise deu origem a muitos movimentos e práticas que têm proporcionado um estímulo à nova educação. Mudou a concepção da educação e pretendia seu objetivo. A educação não é mais considerada como contenção a ser alcançada por meios regulatórios externos, como punição e recompensas.
O objetivo da educação é o desenvolvimento de toda a personalidade – o desenvolvimento do intelecto, bem como as emoções para fins socialmente desejáveis.
A psicanálise tem colocado estresse em incentivos psicológicos como o amor, o uso de instintos, permissividade e clemência e a própria vontade ou interesse da criança. Ele acendeu a luz e explicou as variações que encontramos na assimilação de vários assuntos entre diferentes crianças. Isso significa que deficiências específicas podem ser decorrentes da inibição afetiva entre outras causas.
A psicanálise explicou a resistência da criança à aprendizagem em termos de condições ambientais desfavoráveis, professores e pais antipáticos e críticos, falta de preparativos e bloqueio emocional causado pela ansiedade e agressão na forma de fobias ou devido a relações entre pais e filhos ou de outra natureza.
A psicanálise, portanto, traz à tona a importância ou o ambiente adequado para a educação das crianças. O ambiente na escola e no lar deve ser, como reduzir as chances de repressão e aumentar as chances de sublimação. Deve oferecer oportunidades para atividades espontâneas e criativas e para todas as sublimações.
A psicanálise tem enfatizado a importância do brincar na educação das crianças. Brincar junto com outros interesses naturais das crianças deve determinar as diversas atividades curriculares na escola. Esta peça de ênfase deu origem à terapia de jogo e ao brincar como técnicas importantes no tratamento de problemas escolares e emocionais.
Essa psicanálise deu impulso a movimentos como "orientação infantil", higiene mental, e "liberdade da criança", não pode ser negado. Este último popularizou conceitos como "disciplina livre".
A importância de respeitar a individualidade da criança desde cedo, de estudar os primeiros anos da criança, de avaliar os padrões de comportamento de um novo ângulo, de reconhecer a força do desejo sexual e da educação sexual são as outras contribuições da psicanálise para a educação.
Uma das contribuições significativas, no entanto, é a compreensão de que a psicanálise tem transmitido ajustes no comportamento e delinquências das crianças na adolescência. Os conflitos emocionais devido às relações interpessoais defeituosas dentro da família, à repressão das crianças entre as necessidades inconscientes e à demanda ou realidade têm sido destacados como causas importantes sem minimizar a importância das condições ambientais inadequadas, como o lar quebrado, situações econômicas precárias, bairro ruim, programas escolares inadequados, falta de instalações recreativas adequadas e outros.
Distúrbios de Aprendizagem, Diagnóstico e Tratamento
Veja a seguir alguns dos potenciais problemas que crianças, adolescentes e até adultos podem manifestar em um ambiente de aprendizagem e aprenda a reconhecer esses sintomas.
Transtorno de Leitura - Dislexia
Estudantes muitas vezes revertem letras ou palavras. Por exemplo, um "b" minúsculo pode ser visto como um "d" minúsculo as palavras "era" e "serra" podem ser confundidas por um aluno disléxico. Além disso, alunos com transtorno de leitura têm problemas para identificar fonemas ou partes de uma palavra. Eles podem não ver as letras 'c' e 'h' como fazendo um som 'ch', por exemplo. Eles muitas vezes lutam com rimas.
Tudo isso leva a uma baixa compreensão de leitura e um ritmo lento de leitura. Como resultado, pessoas com desordem de leitura às vezes são consideradas estúpidas. No entanto, os disléxicos são muitas vezes bastante brilhantes, e muitas pessoas famosas e realizadas passaram a encontrar sucesso apesar dos distúrbios de leitura.
Disgrafia
Embora a maioria das pessoas com transtorno de aprendizagem tenha transtorno de leitura, não é o único transtorno de aprendizagem. Outro exemplo de transtorno de aprendizagem é a desordem da expressão escrita, ou disgrafia, que é caracterizada por problemas de se expressar com linguagem escrita.
É muito difícil para o aluno com esse problema escrever uma carta ou número, e ele tem caligrafia quase ilegível porque escrevê-los é tão difícil. Estudantes como Gordon costumam cometer muitos erros ortográficos e gramaticais. Eles também não conseguem juntar ideias de forma lógica e clara quando estão escrevendo. Mas, se você falar com eles, eles são realmente inteligentes e não têm problemas em formar sentenças claras.
A disgrafia pode afetar tanto as artes linguísticas quanto a matemática, porque os alunos têm dificuldade em escrever cartas, números ou ambos. Então, Gordon pode ser um gênio da matemática, mas sempre falha em sua lição de matemática porque ele não pode anotar os números. E como a dislexia, a disgrafia pode fazer as pessoas parecerem menos inteligentes do que realmente são.
Transtorno matemático
A pessoa com esse transtorno não tem problemas em escrever as coisas, mas os números não fazem sentido para ele. Ele sempre se esforça para contar e fica confuso quando é convidado a fazer matemática básica, como adicionar e subtrair. Esse indivíduo sofre de transtorno matemático, ou discalculia, uma desordem envolvendo problemas para lidar com números e funções matemáticas básicas.
Estudantes assim têm problemas para fazer cálculos básicos de matemática e muitas vezes ficam confusos sobre qual símbolo matemático significa o quê. Por exemplo, um aluno com discalculia pode ver um sinal de adição e não se lembrar se ele significa adição ou subtração. Além disso, alunos com transtorno matemático têm problemas para alinhar números para adição e subtração de várias colunas, como 456 + 57. O valor do lugar muitas vezes representa um desafio confuso para eles.
Finalmente, eles muitas vezes lutam com gráficos de leitura. A discalculia, como a dislexia e a disgrafia, é caracterizada por uma lacuna entre habilidade e realização. Como tal, os pacientes com transtorno matemático são muitas vezes considerados não inteligentes, quando na verdade eles podem ser muito inteligentes.
No Brasil, existe uma lei que assegura direitos aos alunos com TDAH e outros transtornos de aprendizagem. Trata-se da Lei Federal nº 14.254, que assegura direitos aos educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.
Nela, o Congresso Nacional decreta: “Art. 1º É assegurado às pessoas com dislexia ou outros transtornos funcionais específicos, comprovados por meio de laudo médico, o direito à realização de provas em processos seletivos para acesso a emprego ou instituição de ensino, com recursos adequados à sua condição.”
Além disso, no Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005, de 25/2014) trata de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Transtorno de Aprendizagem Específico
Um transtorno de aprendizagem específico é um transtorno de desenvolvimento que geralmente é encontrado entre crianças. Envolve dificuldades na aprendizagem nas escolas, como leitura, escrita e matemática.
A dificuldade de aprendizagem entre crianças com transtorno de aprendizagem específico não é o efeito da qualidade da instrução. Porque as crianças com esse transtorno estão inerentemente tendo dificuldades em ler palavras, compreensão, ortografia, escrita, matemática ou outras tarefas de resolução de problemas.
Além disso, crianças com transtorno de aprendizagem específico também têm dificuldades de aprendizagem em outras áreas de estudo, como ciências sociais.
Transtorno de aprendizagem específico pode causar um impacto negativo significativo na vida de um indivíduo. Se não for tratada, uma pessoa pode ter um desempenho ruim na escola que pode resultar em menor autoestima. Além disso, uma pessoa pode, mais tarde, desenvolver sofrimento psíquico que também pode resultar em um problema mais grave durante a vida adulta.
Uma pessoa com um transtorno de aprendizagem específico pode experimentar o seguinte:
- Incapacidade em ler e proferir quaisquer palavras dadas
- Dificuldade de compreensão
- Não consegue soletrar a(s) palavra(s) corretamente
- Dificuldade em escrever frases simples
- Dificuldade em cálculos matem áticos e resolução de problemas
- Incapacidade de usar conceitos matemáticos para resolver problemas quantitativos
- Crianças com transtornos específicos de aprendizagem apresentam desempenho inferior tanto na escola quanto na vida real em comparação com suas contrapartes.
Dificuldade na leitura entre pessoas com transtorno de aprendizagem é muitas vezes chamada de dislexia. Esta dificuldade de aprendizagem envolve dificuldades em proferir palavras com fluência e precisão, reconhecimento e ortografia deficientes. Pessoas com dislexia podem ser incapazes de ler e compreender.
As pessoas com deficiência de aprendizagem também são incapazes de produzir uma linguagem escrita, uma condição comumente chamada de disgrafia. A disgrafia é um distúrbio de aprendizagem que se caracteriza por uma coordenação motora deficiente.
Pessoas com disgrafia podem ser incapazes de criar qualquer forma de expressão escrita significativa. Como resultado, eles podem ter dificuldade em trazer seus pensamentos para uma forma escrita.
Aproximadamente quatro por cento dos alunos têm dificuldades específicas de aprendizagem. Isso significa que esses alunos podem sofrer de dislexia e disgrafia.
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