Área do Aluno


ou



COMO AJUDAR UMA VÍTIMA DE ACIDENTE DE CARRO

Enquanto motorista, é possível que você testemunhe um acidente e precise prestar ajuda à vítima. No entanto, você pode não ter certeza da melhor maneira de fornecer ajuda em uma estrada. Ao proteger a cena e prestar ajuda da maneira correta, você pode salvar uma vida e impedir que outros acidentes ocorram no mesmo local.

Protegendo a Cena do Acidente

Estacione seu carro para o lado da estrada. Se você é o socorrista de um acidente ou alguém que pode e/ ou quer prestar assistência, puxe seu carro para o acostamento da estrada. Se a vítima estiver na estrada, use seu carro como barreira. Certifique-se de que seu carro está fora das faixas de tráfego e não bloqueie o acesso à cena ou vítima de forma alguma.

Desligue a ignição do seu carro. Ligue suas luzes de emergência para alertar outros motoristas de que você está parado. Lembre-se que suas luzes de emergência funcionarão mesmo que seu carro não esteja funcionando.

Forneça uma barreira às vítimas na estrada com seu carro e o de qualquer outra pessoa no local. Certifique-se de que os veículos de barreira também têm luzes de quatro vias para avisar qualquer veículo que se aproxima.

Mantenha a calma

É importante para você e para todas as vítimas que permaneçam calmas. Isso vai ajudá-lo a tomar decisões informadas e racionais para lidar melhor com o acidente. Se você se sentir em pânico de alguma forma, respire fundo para se concentrar ou delegar tarefas para os outros na cena do crime. Evite permitir que qualquer pessoa em pânico no local — seja uma vítima ou espectadora — afete você. Manter-se calmo e coletado pode evitar pânico dentro do grupo, bem como minimizar qualquer dano.

Olhe a cena rapidamente

Embora seu primeiro instinto possa ser pedir ajuda, levar alguns segundos para avaliar rapidamente a situação pode ajudá-lo a fornecer informações vitais aos serviços de emergência. Além disso, também pode alertá-lo para coisas que devem ser feitas antes de atender às vítimas.

Note coisas como quantos carros estão envolvidos, quantas vítimas há, se há um incêndio, cheiro de gás ou fumaça. Você também pode querer ver se há algum fio vivo derrubado ou vidro quebrado. Você também pode querer ver se há alguma criança e removê-las para um local seguro se elas não forem feridas.

Certifique-se de que você está seguro na situação, também. Você não quer ser adicionado à lista de baixas. Por exemplo, certifique-se de que não há fogo ou fumaça. Se você é um fumante, apague o cigarro para que ele não pegue nenhum fluido drenando do carro.

Ligue para os serviços de emergência

Uma vez que você tenha feito uma rápida avaliação da cena do acidente, ligue para os serviços de emergência. Forneça à pessoa com quem você está falando qualquer solicitação de informação com o melhor de seu conhecimento. Peça a outras testemunhas e espectadores para chamar os serviços de emergência também. Essas pessoas podem ter informações adicionais ou notou algo sobre o acidente e vítima que você não fez. Lembre-se que quanto mais informações os serviços de emergência tiverem, melhor eles podem responder a um acidente.

Dê ao atendente informações como sua localização, o número de vítimas e outros detalhes que você notou sobre a cena. Descreva sua localização específica, incluindo quaisquer pontos turísticos, que possam ajudar os respondentes a encontrá-lo. Você também vai querer contar a ele sobre quaisquer ferimentos que as vítimas possam ter. Por fim, avise se houver algum bloqueio de tráfego que possa dificultar os serviços de emergência.

Faça a pessoa quaisquer perguntas que você possa ter sobre proteger a cena ou administrar primeiros socorros. Certifique-se de ficar na linha com o atendente pelo maior tempo possível. Isso é verdade mesmo que você tenha que colocar momentaneamente o telefone para proteger a cena ou ajudar a vítima.

Avise aos outros motoristas

É importante que outros motoristas saibam que há um acidente que eles precisam evitar. Usando sinalizadores, com uma certa distância do acidente, você pode alertar aos motoristas que se aproximam para diminuir a velocidade.

Diga a outros espectadores para alertar o tráfego que se aproxima para diminuir a velocidade e evitar a cena do acidente. Certifique-se de que todos fiquem fora das vias de trânsito para que não se machuquem.

Procure por perigo

Antes que você possa se aproximar de uma vítima de acidente, é importante ter certeza que a cena é segura para você, também. Verifique se você vê combustível fluindo, fogo, fumaça ou fios expostos. Se este for o caso, é melhor não prestar ajuda e simplesmente ligar para os serviços de emergência..

Se a vítima do acidente não responder imediatamente à sua presença, verifique se todas as portas estão trancadas (geralmente uma coisa boa). Se este for o caso, você pode quebrar a janela que está mais longe de qualquer um no carro para oferecer mais assistência..

Desligue o interruptor de ignição de qualquer carro envolvido no acidente se a cena for segura. Isso pode proteger ainda mais a vítima e você.

Pergunte à vítima sobre ajuda

Se a vítima do acidente estiver consciente, pergunte se a pessoa quer ajuda. Este é um passo importante porque nem toda vítima de acidente pode querer ajuda, mesmo que pareça que a pessoa precisa. Ao não respeitar os desejos da vítima, você pode estar sujeito a uma ação legal.

Pergunte à pessoa "você está ferido e precisa de ajuda?" Se a pessoa responder sim, então forneça a melhor ajuda que puder. Se a pessoa disser não, não se aproxime ou forneça ajuda à pessoa por qualquer motivo. Espere a ajuda profissional chegar e deixe essas pessoas assumirem a partir daí.

Lembre-se de abordar as vítimas com cautela, mesmo que peçam ajuda. A pessoa pode entrar em pânico, ou algo que você faz, como mover a vítima quando você não deveria, poderia machucar a vítima ainda mais.

Verifique se a vítima está consciente sacudindo levemente a pessoa. Se a pessoa não responder, ela está inconsciente.

Evite mover a vítima

Lembre-se que muitas lesões não são visíveis na pele. A menos que a vítima esteja em perigo iminente de incêndio ou outra coisa, deixe a pessoa no local até que os serviços de emergência cheguem.

Certifique-se de abordar uma vítima que você tem que se mover ajoelhando-se para o nível da pessoa. Não fazer isso pode levar alguém a pânico e pode causar mais ferimentos.

Lembre-se que é melhor mover alguém cuja vida está ameaçada por algo como uma possível explosão ou fogo do que deixá-los por medo de ferir ainda mais a vítima. Considere a seguinte frase ao tomar sua decisão "estou deixando a pessoa melhor do que a maneira como o encontrei?".

Verifique as vias aéreas

Respirar é uma necessidade absoluta para a vida de qualquer pessoa. Se uma pessoa está inconsciente ou perde a consciência, é vital verificar as vias aéreas da vítima para garantir que a pessoa esteja respirando corretamente. Se não, você pode precisar de RCP para reiniciar os sistemas circulatório e respiratório.

Coloque a mão levemente na testa da vítima e incline suavemente a cabeça. Levante o queixo com dois dedos e coloque sua bochecha pela boca da vítima para ver e sentir se a pessoa está respirando. Você também pode querer verificar o peito da vítima para ver se ele está subindo e caindo. Se assim for, então a vítima está respirando.

Inicie a RCP se a pessoa não estiver respirando e você souber como realizá-la. Se você não sabe como fazer RCP, não tente. Em vez disso, pergunte a outros espectadores se eles são capazes ou esperam até que os serviços de emergência cheguem.

Enrole a vítima para o lado da pessoa para proteger as vias aéreas. Certifique-se de apoiar o pescoço da pessoa para proteger ou prevenir lesões

Certifique-se de informar o despachante de emergência se a vítima está respirando e/ou recebendo RCP.

Se a vítima tem lesões que requerem bandagem ou outras técnicas avançadas de primeiros socorros, geralmente recomenda-se esperar por ajuda profissional, especialmente se você sabe que está a caminho.

Mantenha a pessoa ferida o mais quieta possível. Falar com uma vítima pode acalmar a pessoa.

Pare qualquer sangramento aplicando pressão direta na lesão com ataduras ou roupas. Eleve a área sangrando até a altura do peito, se possível. Se a vítima estiver consciente, peça à pessoa que aplique pressão para ajudar a acalmá-la.

É comum que vítimas de acidentes de carro entrem em choque com o acidente. O choque pode ser fatal se não for tratado, por isso, se você notar o sintoma mais comum de choque — pele pálida — então trate a pessoa por isso.

Solte qualquer roupa apertada e coloque cobertores, casacos ou roupas sobre a vítima para manter a pessoa aquecida.

Conforte a vítima

As chances são de que a vítima do acidente esteja assustada e possivelmente ferida. Conversar e dar à vítima palavras encorajadoras pode ajudar a acalmar a pessoa até que os serviços de emergência cheguem.

Oferecendo palavras encorajadoras para a vítima. Por exemplo, você poderia dizer "Eu sei que você está sofrendo, mas você é forte e a ajuda está a caminho. Eu vou ficar com você enquanto você precisar de mim."

Segure a mão da vítima, se puder. Isso pode ser uma ajuda significativa para o senso de sobrevivência de uma pessoa.

Entregue os cuidados ao pessoal de emergência

Assim que os serviços de emergência chegarem, deixe o pessoal assumir os cuidados da pessoa. Esses indivíduos são mais bem treinados para lidar com acidentes de carro e quaisquer ferimentos.

Forneça aos serviços de emergência qualquer informação que eles devem saber sobre os cuidados que você administrou à vítima ou outras coisas que você possa ter notado. Pergunte se há alguma maneira de ajudá-los a fazer o seu trabalho. Em muitos casos, ele estará simplesmente falando com a polícia quando eles chegarem ao local.



Este artigo pertence ao Curso de Direção Defensiva

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados