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Como Criar uma Campanha de Marketing

Agora que cobrimos todos os fundamentos importantes de uma campanha de marketing, é hora de criar o seu próprio.

Portanto, este parágrafo ensinará como criar uma campanha de marketing bem-sucedida — desde a definição de metas para o planejamento e criação do conteúdo até a distribuição.

Para facilitar o processo, recomendamos fazer uso de ferramentas de gestão de campanhas de marketing e criar seu próprio fluxo de trabalho de marketing para cada campanha.

1. Estabeleça suas metas de campanha de marketing

Em primeiro lugar, você precisa definir seus objetivos para sua campanha de marketing. Todas as etapas subsequentes são baseadas em seus objetivos. Portanto, é fundamental colocar o tempo e o esforço necessários nesta etapa.

Tenha em mente que todos os seus objetivos precisam estar em consonância com a estratégia geral de conformidade de marketing. Para definir um objetivo, recomendamos fazer uso do modelo de meta SMART. O método SMART ajuda você a definir seus objetivos fazendo-os...

  • Específico: Quanto mais específico você for, melhor você pode implementar seu projeto. Para ser o mais específico possível, você precisa se perguntar exatamente o que você quer alcançar. "Aumento de vendas" é muito vago, já que há um milhão de maneiras de alcançar esse objetivo. Portanto, "aumento das vendas de conteúdo de SEO" é um objetivo mais viável.
  • Mensurável: Como você pode medir seu sucesso? Se seu objetivo não é claramente mensurável, é difícil avaliar o sucesso de sua campanha. Assim, no exemplo anterior, uma maior conversão de vendas de backlinks SEO seria um resultado mensurável da campanha.
  • Realizável: Mantenha suas expectativas realistas. Se seus objetivos são muito altos, sua campanha está fadada ao fracasso.
  • Relevante: Por que seu objetivo é importante para a campanha? Por exemplo, o aumento das vendas de conteúdo de SEO equivaleria a um aumento no volume de negócios a custos baixos.
  • Oportuno: Estabeleça um prazo realista com prazos e marcos claros, a fim de acompanhar o andamento do cronograma de sua campanha de marketing.

2. Defina sua estratégia de campanha de marketing

Depois que seus objetivos estiverem claros, você precisa delinear sua estratégia. A questão principal é como alcançar seus objetivos ao usar o menor número possível de recursos. Ferramentas de gerenciamento de projetos de marketing podem ajudá-lo durante toda a sua estratégia de campanha de marketing. Os seguintes pontos devem ser considerados:

Defina seu orçamento

Seu orçamento determinará toda a sua estratégia. Se seu orçamento é muito pequeno, campanhas de vídeo não podem ser implementadas, muito menos comerciais de TV. Para planejar uma campanha, você precisa ter uma boa visão geral de todos os possíveis custos de campanha envolvidos.

Defina seus grupos-alvo e canais de distribuição

Na maioria dos casos, o grupo alvo da sua campanha é o mesmo do seu produto. No entanto, você pode ser mais específico de acordo com o seu canal de distribuição: anúncios de revistas podem falar com um subgrupo diferente do seu mercado-alvo do que comerciais de TV ou anúncios de mídia social.

Defina o tipo de conteúdo que você precisa

O conteúdo precisa ser criado para todos os seus pontos de venda da campanha. Durante esta etapa, você precisa definir quais tipos de conteúdo precisam ser produzidos para cada canal de distribuição.

Crie e priorize ideias de campanha de marketing

Uma vez que ninguém pode simplesmente chegar a ideias criativas na deixa, existem várias maneiras de tornar o processo de ideação frutífero, divertido e inspirador. Para trazer estrutura ao processo criativo, você pode se inspirar no nosso artigo de geração de ideias.

Existem muitas abordagens que podem ajudar você e sua equipe a liberar seu potencial criativo — desde abordar seu problema de um ângulo diferente e usar diferentes mídias para estimular outras áreas do seu cérebro ao mapeamento mental, arte e música. Ideias criativas florescem em um ambiente criativo.

Criação do conteúdo da sua campanha de marketing

Depois que seus objetivos estiverem claros e sua abordagem tiver sido delineada, você precisa criar o conteúdo para todos os canais de distribuição. Dependendo do canal, seu conteúdo pode incluir vídeos de produtos, páginas de produtos, fotos ou conteúdo escrito.

Ferramentas criativas podem ajudá-lo a desbloquear e aumentar o potencial criativo da sua equipe.

É importante que a mensagem-chave da sua campanha seja reconhecível em todos os canais de distribuição. Além disso, você precisa pensar em um call to action (CTA) (ou seja, o que você quer que seu cliente faça a seguir). Visitar sua página inicial ou comprar o produto são CTAs típicos de campanhas de marketing.

Revisão e aprovação de conteúdo de campanha de marketing

A maioria das pessoas acha que a criação de conteúdo é o processo mais propenso a gargalos. Mas, como se vê, é o processo de revisão e aprovação de conteúdo, que leva a dores de cabeça entre os gerentes de marketing de todos os setores e empresas.

Portanto, você precisa das melhores ferramentas de revisão on-line para criar um processo de revisão claro e simplificado, que agrega valor e consistência ao seu conteúdo, mantendo o tempo e o esforço baixos.

Seu departamento de marketing não é um silo. Normalmente, o conteúdo produzido por essa equipe precisa ser aprovado em vários departamentos e tomadores de decisão. Quando se trata de dar feedback e aprovar conteúdo, as cadeias de e-mail são muito ineficazes.

Rastreamento e avaliação de campanhas de marketing

Antes de iniciar sua campanha, você deve decidir quais KPIs você deseja rastrear. Aqui, ajuda dar uma olhada em seus objetivos para a campanha. Na próxima etapa, você precisa decidir maneiras de rastrear esses números. Existem várias ferramentas por aí que apoiarão seu rastreamento. Enquanto a campanha está sendo executado, você tem que ter certeza de que o rastreamento para todos os canais está funcionando corretamente.

Após a campanha, é hora de coletar, analisar e avaliar seus dados coletados. A razão pela qual as metas SMART são tão importantes é porque elas permitem que você avalie campanhas de acordo com seus objetivos mensuráveis. Na próxima seção, vamos fornecer mais detalhes sobre como avaliar a eficácia de sua campanha usando KPIs mensuráveis.

Distribuição de campanhas de marketing

Não importa o quão bom seja o seu conteúdo, você precisa encontrar o canal de distribuição certo para alcançar um público amplo. Escolher o canal de distribuição correto é tão importante quanto criar o conteúdo em si.

Existem inúmeras maneiras de distribuir seu conteúdo. Em primeiro lugar, você pode distribuir seu conteúdo em seus próprios canais sem custos adicionais. Essa tática é especialmente lucrativa para as empresas, que atraem muitos visitantes para seu site ou canal de mídia social.

Além disso, você pode escolher canais de distribuição pagos para alcançar um público mais amplo. Mas a maneira mais elegante é fazer os outros falarem de você. Na seção seguinte, introduzimos exemplos dos três métodos de distribuição.

Canais próprios

Os canais de propriedade incluem todos os meios de comunicação que pertencem a você. Eles podem incluir:

  • Seu próprio site
  • Blogs que você executa
  • Canais de mídia social, como Facebook, YouTube ou Instagram
  • Campanhas de e-mail

Canais Pagos

Dependendo do seu orçamento e mercado-alvo, você precisa determinar qual canal de distribuição paga colhe os melhores resultados. Desde anúncios na TV, rádio, redes sociais ou mecanismos de busca até influenciadores que promovem seu produto no YouTube ou Instagram, existem inúmeras opções para distribuir conteúdo pago.

Não há dúvida de que o boca a boca positivo é a melhor campanha de marketing para qualquer produto ou serviço. Embora o boca a boca positivo seja difícil de controlar, existem maneiras de orientar a discussão pública (como sites de revisão de produtos de campanhas de mídia social) que transmitem uma imagem positiva.

Como você pode ver, criar uma campanha de marketing precisa de tempo e esforço. Mas os resultados vão valer a pena! Criamos uma lista de verificação curta e concisa que resume todas as nossas informações sobre planejamento e implementação de uma campanha de marketing em algumas etapas.


Este artigo pertence ao Curso de Como Ganhar Dinheiro na Internet

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