Descobrindo seu estilo

Descobrir o estilo de uma pessoa não é simples, pois necessita de uma análise cautelosa e responsável. O consultor de imagem pode e deve auxiliar nesse processo!

Uma forma bastante utilizada que auxilia a identificar um estilo é através de um painel de humor. Esse painel que pode ser feito em um papel ou no celular é uma atividade que permite traduzir em palavras os nossos sentimentos e emoções em relação a imagens.

Dessa forma, o ponto inicial é pedir para que seu cliente selecione diversas imagens de looks completos, peças de roupas, cores, objetos, frases e gostos, e qualquer outra coisa que traduza de fato a essência daquela pessoa.

Também é possível montar outro painel de humor com coisas que a pessoa detesta, e que não traduz a sua imagem interna ou estilo de vida.

Essa atividade simples de ser feita é primordial no entendimento do estilo, visto que o lúdico auxilia na organização e no fluxo de ideias, para representar de forma visual aquilo que está em nosso interior e até mesmo servir como um autoconhecimento.

Com o painel de humor pronto, é hora de experimentar tudo aquilo que estava na lista de coisas positivas. Nesse ponto é importante ficar claro que o momento não é apenas para experimentar a roupa e logo em seguida retirar do corpo.

A ideia é que nesse processo a pessoa vivencie a experiência, olhando cada canto da peça de roupa, como ela se adapta ao corpo, seus volumes, linhas, cores, formas, o que mais valorizou e o que menos valorizou em sua silhueta, sua estampa, etc.

Durante o processo tenha sempre um espelho que reflita o corpo todo, e tudo aquilo que seja experimentado e que incomoda, deve ser descrito o motivo, e separado em uma pilha diferente. Isso vai auxiliar a criar um padrão de estilo.

As peças que mais adoramos também devem ser feitas anotações e fotos, para guardar o momento e avaliar as características que nos fizeram gostar minuciosamente. Esse é o início da construção do estilo pessoal.

Tenha atenção, antes de definir um estilo é preciso ficar atento a 3 pontos principais! O primeiro deles é os valores. Cada pessoa tem seu valor, e como as roupas não devem trazer desconforto, o valor de uma pessoa deve ser colocado no topo. Se ela for mais conservadora, não adianta fugir para um estilo sedutor, pois isso não irá refletir em quem é, e isso irá influenciar a forma com que as pessoas te enxergam.

O segundo ponto é as preferências. Essas atividades de experimentar roupas e realizar o painel de humor busca principalmente saber as preferências de uma pessoa, como os formatos, tecidos e cores, além de também poder expandir para acessórios e maquiagem, que são complementos importantes do estilo.

Por último, mas não menos importante, é preciso ter atenção na mensagem que a pessoa quer transmitir para o mundo. Por que a busca por um consultor de moda? Qual o intuito da definição de um estilo pessoal? Essas são só algumas das perguntas fundamentais que devem ser feitas!

Técnicas de construção de estilo

Após descobrir seu estilo, é importante saber como construir e refinar ele de maneira única.

Quando pensamos em certas celebridades, no mesmo instante já vem a nossa mente o estilo daquela pessoa.

Um exemplo simples, é se imaginarmos Lady Gaga, instantaneamente pensamos em algo mais extravagante com um estilo criativo. Entretanto, quando pensamos em Anne Hathaway imaginamos algo sofisticado, e para Anitta um visual mais sedutor cairia bem.

Isso é resultado de uma construção de estilo bem feita, e o consultor de moda é essencial nesse processo.

Portanto, para construir um estilo bem definido inicialmente busque uma inspiração. A ideia não é copiar o estilo de outra pessoa, mas ter um modelo e uma inspiração que faça sentido para a pessoa é primordial.

Em seguida, deixe claro que as tendências devem ser avaliadas minuciosamente e não apenas incluída no visual de qualquer pessoa. Copiar a moda cegamente é um dos erros mais frequentes de muitos consultores de moda.

Outro ponto é investir em variedade no guarda roupa. Se você já conhece o estilo que mais se adequa a seu cliente, chegou o momento de recomendar a busca por roupas para compor os looks. É importante ter conhecimento das peças coringas, que se adequam a várias ocasiões.

Além disso, não esqueça dos acessórios! Mais para frente falaremos um pouco mais sobre a importância desses itens, mas de antemão é importante saber que eles devem ser pensados desde a construção do estilo até a sua aplicação.

Experimente, teste e misture. Você aprendeu no tópico passado sobre alguns grupos de estilo. Entretanto, a moda é viva, e por esse motivo pode estar sempre sendo mesclada e modificada. Assim, não se limite a peças de apenas um único estilo, e busque sempre a inovação!

Por fim, exercite a autoconfiança. Um consultor de moda deve ter certeza em suas escolhas, e trabalhar a confiança de seu cliente para se sentir seguro e valorizado em um visual. A forma com que nos sentimos em relação a uma vestimenta reflete na forma com que as pessoas também irão nos enxergar.

Imagem Interna

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll