Área do Aluno


ou



Como Desentupir Encanamentos

Infelizmente todos nós estamos sujeitos a ter os canos de nossa casa entupidos. A própria ação do tempo somado com as sujidades e impurezas podem provocar o entupimento dos canos. No entanto, um bom encanador residencial deve estar preparado para saber desentupir com precisão.

Desentupir encanamentos é sinônimo de evitar problemas maiores, como os rompimentos de tubulações, que necessitaria a troca de todo um sistema, economizando bastante. Veja algumas técnicas que todo encanador deve conhecer para desentupir encanamentos:


  • Desentupidor manual (pressão)

A forma mais simples e utilizada é o desentupimento manual, utilizando um simples desentupidor que provoca pressão dentre de tubos, ralos, vasos sanitários e outras estruturas.

Antes de mais nada é preciso selecionar o tamanho e modelo do desentupidor indicado para o local em que está entupido. Como para a pressão funcionar ele deve criar um vácuo no local, é preciso que o desentupidor encaixe com precisão.

O processo é simples, basta pressionar a ventosa no local, e fazer movimentos de vai e vem para criar pressão. A pressão empurra com força qualquer material que esteja provocando o entupimento.

Muitas vezes vai ser preciso que você também despeje sequencias de baldes de água para facilitar o desentupimento. É possível ainda mesclar essa técnica com outras que serão apresentadas a seguir.


  • Arame

Desentupir canos e equipamentos utilizando um arame é necessário técnica, delicadeza e atenção. Visto que ele é indicado para obstruções mais próximas da entrada, em que o arame alcance e não se pode exercer muita força, pois eles podem perfurar com facilidade tubulações, provando um problema ainda maior.

Para essa técnica, você vai precisar de um arame longo e maleável, pode ser utilizado um arame de cabide. A técnica consiste em empurrar ou puxar itens que estão promovendo o entupimento, como um tufo de cabelo, uma pulseira, etc.


  • Água quente

Esse é um método caseiro muito utilizado por diversas pessoas. De princípio é importante salientar que a água quente não resolve boa parte dos problemas de entupimento, com exceção nos casos onde o entupimento é provocado por gordura ou sabão acumulado, principalmente na tubulação de pias.

Boa parte dos materiais sólidos acumulados não se dissolveram com água quente, como um tufo de fios de cabelo por exemplo.

Para realizar esse tipo de técnica, basta aquecer a água e despejar cuidadosamente sobre o ralo da pia. Tenha atenção especial com a temperatura da água, pois como conversamos em nosso tópico de tubos e ligações, o material de PVC não foi feito para altas temperaturas.

Ademais, você pode utilizar a água quente com um pouco de bicarbonato de sódio para poder ter ação limpante sobre gordura e sabão acumulado. Você deve adicionar o bicarbonato diretamente no ralo, e despejar um pouco de água quente, aguardando alguns minutos para ele realizar a sua ação efervescente.


  • Limpeza de cano

Na possibilidade de retirar o cano da pia, esse tipo de limpeza é bastante indicado, visto que não danifica nenhuma estrutura, e garante que todo material sólido acumulado seja retirado com precisão.

Inicialmente, posicione um balde logo abaixo da pia entupida, para que todo seu material possa cair em segurança dentro do recipiente, evitando bagunça.

Utilizando uma chave inglesa ou chave ajustável, retire as porcas que prendem o tubo e vire ela cuidadosamente para dentro do balde para que todo seu material acumulado caia dentro dele. Agora é retirar o restante da estrutura para a limpeza.

Utilize uma escova, arame ou outro material longo para remover todo o excesso de resíduos por dentro do tubo. Lave bem o seu interior e não se esqueça de também limpar as peças anexas, como o roqueiro, borracha e porcas.

Após ter certeza de que você desobstruiu a passagem de líquidos, encaixe tudo novamente e ligue a torneira. Se a água escorrer corretamente, o trabalho está feito.


  • Soda Cáustica (?)

Muitas pessoas recomendam utilizar a soda cáustica como um produto para desentupir tubos, principalmente os entupimentos provocados por excesso de gordura na tubulação.

No entanto, é totalmente desaconselhado o uso de soda cáustica no desentupimento.Diversos fatores corroboram como a sua não utilização, como por exemplo, a soda cáustica é um produto químico bastante perigoso e corrosivo.

Ao contato com a pele esse produto pode causar sérias queimaduras químicas, além de ela é tóxica quando inalada.

Um outro ponto é que por sua ação corrosiva, a soda cáustica pode provocar seriamente o encanamento de sua residência, levando a um problema ainda maior.

Por fim, sua ação ao entrar em contato com a gordura não é de dissolver e sim de saponificar (transformar em sabão) dentro do tubo, podendo provocar um entupimento pior do que o que já existia.


O Que Não Fazer

É preciso conhecer algumas práticas que são comumente realizadas pelas pessoas, mas que não é recomendado de forma alguma ser reproduzida por encanadores residenciais. Para resolver um problema, você não pode criar um outro problema.

Por esse motivo, é preciso reconhecer que os canos são itens que podem ser facilmente partidos quando uma força além do limite é exercida. Dessa forma, não é recomendado o uso de objetos sólidos e pontudos para desentupir.

Muitas pessoas tentam desentupir tubulações utilizando um cano de vassoura, tentando forçar a passagem da água por dentro do cano, porém, a depender do estado de conservação a vassoura pode danificar a parede do tubo.

Um outro ponto importante é o uso de todo tipo de produto químico na tubulação. Na tentativa desesperada para desentupir, muitas pessoas fazem misturas de vinagre, bicarbonato, água sanitária, detergente, e tudo mais.

Essas misturas de produtos químicos podem criar reações potentes que vão mais atrapalhar do que ajudar, podendo corroer até a própria tubulação. Além de ser um sério risco para a saúde caso seja inalada ou em contato com a pele.

Por fim, como já falamos anteriormente, o uso de soda cáustica é outra atitude para não ser adotada, pois é um produto forte que pior a obstrução dos tubos devido a saponificação.


Atitudes para evitar o entupimento

Existem certas atitudes que podem ser adotadas para ter um maior cuidado com uma tubulação, evitando entupimentos e preservando a vida útil de todo encanamento e equipamentos hidráulicos de uma residência. Um bom encanador deve passar essas dicas para o morador pode ser precaver evitar danos maiores. Conheça:

  • Dê fim ao acúmulo de fios no ralo
Um sério problema da tubulação de esgoto próxima a ralos é a possibilidade dos fios de cabelo se aglomerarem e formar um tufo que prejudica a passagem. Por esse motivo, o ideal é sempre fazer uma limpeza da grade sobre o ralo após o banho ou quando percebe que existem fios acumulados.


  • Resto de comida apenas no lixo
Uma péssima mania que provoca boa parte do entupimento de pias é a presença de restos de comida no tubo. Mesmo pouca quantidade de resíduo, como farinha, pequenos grãos de arroz e borra de café, com o tempo vão se acumulando na passagem do cano até que ele fique totalmente obstruído.

Por esse motivo, o ideal é jogar restos de comida sempre no lixo. A exceção é nos casos em que se utiliza o triturador de alimentos acoplado na pia. Ele tritura totalmente as partículas sólidas, facilitando a passagem pelo cano.


  • Os óleos devem ir para caixa de gordura
Ter um caixa de gordura instalada na tubulação é o ideal para se proteger contra entupimentos. Despejar óleos no ralo da pia ou qualquer outra substância gordurosa é responsável por criar as placas de gordura na parede dos tubos, atrapalhando a passagem de água.

Além disso, como já conversamos ao longo desse curso, o óleo é bastante prejudicial ao meio ambiente, visto que o processo de tratamento de esgoto não retira boa parte dele, sendo um poluente para o meio ambiente.


Este artigo pertence ao Curso de Encanador Residencial

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados