COMO DEVE SER A ESTRUTURA DO BAR

Um bartender ou barman não será, claro, responsável pelo bar sozinho. Mas, é muito importante que o profissional compreenda como se dá o processo de abertura do bar e sua estrutura. O primeiro passo é saber quais são os equipamentos que não devem faltar no estabelecimento. Veja:

• Geladeira vertical para gelar cerveja;

• Câmara fria para gelar bebidas (é preferível, não obrigatório);

• Estufa para salgados;

• Splits de acordo com o ambiente para refrigerar;

• Freezer;

• Fogão industrial;

• Chapa para lanches a gás;

• Fritadeiras elétricas;

• Forno micro-ondas;

• Exaustor;

• Balcão resfriado;

• Aparelho de som e televisor;

• Computador (sistema de gestão);

• Utensílios (panelas, espremedor de fruta, pinça, formas, talheres, pratos, copos, etc.);

• Liquidificador industrial;

• Chapa bifeteira;

• Extrator de suco;

• Chopeira;

• Máquina de pagamento em cartão;

• Impressora de cupom fiscal;

• Roteador para internet

• Balcões de exposição;

• Expositores;

• Mesas, cadeiras e guarda-sóis se ao ar livre;

• Quadros e enfeites;

• Banquetas para o balcão;

• Prateleiras;

• Caixa para armazenamento de dinheiro

Ademais, é imprescindível conhecer a legislação e normas técnicas para o funcionamento do bar, um estabelecimento que exige normas técnicas específicas para o segmento. Sem o cumprimento das diretrizes regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), pode ser que o bar nem abra. As principais são:

• ABNT NBR 14230:2012 – refere-se à necessidade de usar embalagens descartáveis para alimentos, sempre redondas, produzidas de alumínio e suas ligas.

• ABNT NBR 15074:2004 – referente à necessidade de adotar o uso de bandejas de alimentos descartáveis também em alumínio e suas ligas.

• ABNT NBR 15635:2008 – refere-se a bons hábitos higiênicos e sanitários, e controle dos processos operacionais alimentícios.

• ABNT NBR ISO 22000:2006 [Versão Corrigida:2006] – referente a organização da produção alimentícia e segurança no manuseio dos alimentos.

• ABNT NBR 14518:2000 – define os padrões gerais de ventilação da cozinha.

• ABNT NBR ISO 23953-2:2009 [parte dois] – refere-se às condições de uso, classificações e requisitos necessários para os expositores refrigerados.

• ABNT NBR 15526:2012 – referente ao projeto de execução de redes de distribuição interna de gases combustíveis em instalações comerciais.

• ABNT NBR 15842:2010 – exigências gerais para uma qualidade básica de serviço em um pequeno comércio.

• ABNT NBR 12693:2010 – referente aos extintores de incêndio.

• ABNT NBR 5626:1998 – relacionada à instalação de água fria predial.

• ABNT NBR 5410:2004 [Versão Corrigida: 2008] – relacionada as instalações elétricas de tensão baixa.

• ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 [parte um] – iluminação adequada no ambiente de trabalho.

• ABNT NBR 9050:2004 [Versão Corrigida: 2005] – referente a equipamentos e espaços que promovam a acessibilidades a edificações, mobiliário para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida.

Quanto a estrutura, o empreendedor deve seguir duas premissas: ou criar um ambiente simples,, mas proporcionando bom atendimento, ou estrutura temática, única e exótica. Tudo vai depender do investimento e o público atendido. No primeiro caso, o local onde ficará o balcão de servir bebidas deve estar alocado em uma área ampla.

Isso evita problemas de acomodação e permite que os clientes sejam mantidos no local. A bancada deve ser instalada seguindo pontos importantes como altura, largura e comprimento, afinal, o conforto do cliente é muito importante. O material do balcão deve ser de fácil higienização e facilitar o acesso para a operação do barman ou bartender.

Aliás, tanto os funcionários quanto comensais devem transitar sem problemas entre os espaços. É imprescindível atentar-se à disposição das bebidas e à iluminação que dará destaque a elas. Capriche nas luzes para vender mais. Bebidas mais caras merecem destaque, pois desperta a vontade de degustar e decoram o ambiente.

Dispense atenção aos bancos, pois conforto é mandatório para que o cliente fique mais tempo no bar. Ainda, não é permitido esquecer dos  banheiros, uma área de cozinha e também uma área de estoque – quantidade de banheiros e tamanho do salão variam de acordo com o tamanho do bar.

Abaixo, segue uma proposta de como deve ser a estrutura de um bar, isto é, a disposição dos ambientes. Obviamente, ela pode ser adaptada conforme o espaço.

Legenda

1. Entrada do bar