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Liderança escolar na prática

Um estudo recente descobriu que nenhuma escola (de 180 pesquisadas) foi capaz de melhorar os registros de desempenho dos alunos sem uma liderança escolar eficaz. Esta pesquisa mostra uma clara conexão entre liderança escolar qualificada e resultados positivos de aprendizagem dos alunos. É a prova de que uma boa liderança nas escolas causa um impacto direto na experiência e no desempenho dos alunos.

Uma boa liderança nas escolas é a prática de incentivar e capacitar a experiência docente em toda a escola, a fim de alcançar uma forte taxa de progresso para todos os alunos. Essa liderança pode ser impulsionada por diretores e executivos em cargos de liderança tradicionais, bem como por líderes escolares e professores sem papéis de liderança definidos.

Para os docentes e futuros líderes do setor educacional, é importante entender qual é a referência para uma boa liderança nas escolas, e como ela pode ser usada para promover mudanças duradouras.

Os líderes escolares eficazes aplicam seus conhecimentos educacionais e habilidades de gestão, a fim de concentrar seus esforços, e os de seus docentes, na melhoria da qualidade dos resultados de aprendizagem dos alunos. Parte disso envolve manter-se atualizado sobre as mais recentes tecnologias e tendências de ensino.

Também requer excelentes habilidades interpessoais – já que os líderes trabalham com estudantes, funcionários, pais e comunidades externas para obter feedback constante e encontrar oportunidades para inovar. Os líderes escolares precisam ter uma compreensão sólida das melhores práticas operacionais e uma aptidão para permitir o desenvolvimento contínuo.

Uma boa liderança nas escolas ajuda a fomentar uma cultura positiva e motivadora para os funcionários e uma experiência de alta qualidade para os alunos. Líderes de todos os níveis nas escolas podem contribuir para isso desenvolvendo as principais habilidades necessárias pelos líderes escolares.

Ensino e aprendizagem

Para que um líder escolar seja bem-sucedido em seu papel, eles precisam liderar o caminho na condução dos resultados do ensino e da aprendizagem, em primeiro lugar. Isso envolve estabelecer expectativas sobre as práticas de aprendizagem da escola e garantir que os valores e comportamentos da organização embasam o foco na melhoria do sucesso dos alunos.

Uma boa liderança deve sempre buscar inovar no campo da educação, mantendo-se atualizado com os últimos desenvolvimentos, ao mesmo tempo em que busca feedback dos funcionários da escola e dos alunos. É importante ressaltar que os dirigentes escolares devem incentivar a aprendizagem contínua e o desenvolvimento do corpo docente, para que os métodos educacionais sejam informados pelas práticas atuais do setor. Além de sua própria escola, os líderes devem incentivar a colaboração e parcerias com outros provedores de educação, resultando em impactos mais amplos no sistema educacional.

Desenvolvendo-se

Uma boa liderança escolar deve ter um forte foco no desenvolvimento profissional contínuo. Isso começa com os líderes crescendo suas próprias habilidades e conhecimentos através de um compromisso com o desenvolvimento profissional e saúde pessoal e bem-estar. Também deve promover o desenvolvimento de outros docentes.

Os líderes dentro das escolas devem trabalhar com os funcionários para entender suas necessidades e habilidades de desenvolvimento pessoal, bem como lacunas de conhecimento. Isso pode ajudar a criar uma cultura de aprendizagem e responsabilidade empoderadas e autodirecionados, levando pelo exemplo a demonstrar como o pessoal da escolaridade pode melhorar sua capacidade de ensino. 

Promover mudanças positivas nos ambientes escolares

Com o espaço educacional evoluindo rapidamente, é essencial que os líderes das escolas estejam abertos à inovação e às mudanças e impulsionem novas iniciativas no ambiente escolar. A mudança deve permanecer consistente com os valores e objetivos da escola, enquanto trabalha genuinamente para melhorar os resultados dos alunos. Os líderes nas escolas devem garantir que uma cultura de pesquisa, inovação e criatividade esteja no centro da organização, e devem buscar feedback regular e dados sobre o desempenho dos alunos relacionados às mudanças.

Condução da gestão escolar

Os líderes nas escolas usam uma gama de métodos e tecnologias de gestão de dados para gerenciar os funcionários e recursos da escola de forma eficiente. Eles trabalham com membros da equipe para garantir operações eficientes, ao mesmo tempo em que se relacionam com conselhos escolares, órgãos governamentais e coortes de pais.

A gestão da escola envolve a responsabilidade de conectar a visão e os valores da escola com as operações cotidianas para garantir os melhores resultados de aprendizagem para os alunos. Os líderes precisam criar planos estratégicos baseados na consulta com funcionários, alunos, pais e influências externas.

Engajar e trabalhar com a comunidade

Um foco fundamental que os líderes escolares precisam ter é se envolver com sua comunidade mais ampla. As escolas são frequentemente compostas por uma mistura de estudantes de diferentes origens culturais, linguísticas e espirituais. Líderes eficazes devem interagir e celebrar a diversidade da comunidade, garantindo que todos se sintam incluídos.

Desde alunos, pais e cuidadores até outras escolas dentro do sistema educacional, os líderes precisam promover bons relacionamentos e construir parcerias fortes para garantir que resultados positivos sejam alcançados em todo o setor.

Cultura Escolar

Se a cultura escolar é geralmente referida como as crenças, percepções, relacionamentos, atitudes e moral que moldam e influenciam como uma escola funciona, então o que significa cultura escolar positiva? Bem, pode ser definido como parece. É uma cultura escolar especializada em um ambiente seguro e nutritivo não só para os alunos, mas também para os educadores.

A lista a seguir é uma seleção de algumas características comumente associadas à cultura escolar positiva:

  • Os sucessos individuais de professores e alunos são reconhecidos e celebrados.
  • Relacionamentos e interações são caracterizados pela abertura, confiança, respeito e apreciação.
  • As relações com os funcionários são colegiais, colaborativas e produtivas, e todos os membros da equipe são mantidos para altos padrões profissionais.
  • Alunos e funcionários se sentem emocionalmente e fisicamente seguros, e as políticas da escola e instalações promovem a segurança do aluno.
  • Professores, funcionários e modelo de membros da equipe não passam comportamentos positivos e saudáveis para os alunos.
  • Erros não são punidos como fracassos, mas eles são vistos como oportunidades para aprender e crescer para alunos e educadores.
  • Os alunos estão constantemente engajados e mantém altas expectativas acadêmicas.
  • Decisões importantes de liderança são tomadas de forma colaborativa com a contribuição de membros da equipe, alunos e pais.
  • A crítica, quando expressa, é construtiva e bem-intencionada, não antagônica ou egoísta.
  • Os recursos educacionais e as oportunidades de aprendizagem são distribuídos de forma equitativa entre todos os alunos, incluindo minorias e estudantes com deficiência.
  • Todos os alunos têm acesso ao apoio acadêmico e serviços que podem precisar para ter sucesso.

Liderança, Alunos e Educadores

Quando combinamos essas características, um paradigma se desenvolve. Esse paradigma é poderoso, pois muda a definição de cultura escolar. Começa a colocar os alunos no comando de sua própria educação e coloca os educadores em uma posição de nutrição deles em um ambiente positivo e seguro. É nesse ambiente que podemos ensinar habilidades de liderança aos alunos.

Mas o que queremos dizer com liderança? Queremos dizer que a liderança não é apenas criar bons gestores, mas ajudar os alunos a encontrar seus dons e talentos e, em seguida, criar oportunidades para que eles utilizem esses dons para fazer a diferença na vida dos outros dentro da comunidade escolar e além.



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