Área do Aluno


ou



COMO ENSINAR USANDO A BRINQUEDOTECA

A Brinquedoteca é um espaço que visa estimular crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática sua própria criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Por meio das Brinquedotecas, avaliamos nas crianças o seu desenvolvimento, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere a socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades. Toda atividade que se realiza com prazer é mais assimilável. 


É brincando que a criança percebe melhor o mundo, descobre os seus mistérios, constrói suas hipóteses, enfim constrói o conhecimento. Como diz Piaget, não existe nada que a criança precise saber que não possa ser ensinado brincando. Se alguma coisa não é passível de transformar-se em jogo (problemas, desafios), certamente não será útil para a criança nesse momento. Acreditando que a atividade lúdica é o modo através do qual a criança aprende, a administração da Brinquedoteca coloca a mesma como sujeito que constrói o conhecimento através de sua interação com os meios físico e social em que vive. 


Trabalha para que o ambiente seja harmonioso, cooperativo e desafiador. Compreende a criança em seu processo de crescimento, nas características evolutivas do desenvolvimento infantil, respeitando suas curiosidades, necessidades e interesses de cada faixa etária. A Brinquedoteca foi elaborada com o objetivo de defender os direitos de brincar da criança, onde a criança não só trabalhe, estude ou veja televisão, mas para que aprenda a brincar, tornando-se um adulto mais feliz e uma criança mais ativa. 


Na Brinquedoteca, o brincar é realizado de forma prazerosa, sem se preocupar com o tempo, pois brincar é essencial para a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. No brincar as crianças fluem sua fantasia, sua imaginação e toda sua sensibilidade sem diferenciar o real do imaginário. Sendo um ambiente para estimular a criatividade, deve ser preparado de forma criativa, com espaços que incentivem a brincadeira de “faz de conta”, a construção de brinquedos e a socialização. O que não podemos esquecer é que qualquer que seja o tipo de Brinquedoteca, o acervo de brinquedos, as brincadeiras, vão proporcionar à criança e ao jovem, momentos criativos, alegres, com muito prazer e aprendizado.


A Brinquedoteca significa uma alteração de padrões perante a educação e não apenas um lugar onde se encontram alguns brinquedos. É deixar antigos conceitos de lado, mudar os métodos comumente utilizados, aderir ao novo, não pelo simples fato de ser novo, mas sim por crer nos benefícios que isso pode trazer, é crer no lúdico como uma estratégia diferente para o desenvolvimento infantil. A Brinquedoteca é uma forma de se utilizar o lúdico como uma fonte de aprendizagem, faz uso de um ambiente que também propicie isso, com cores, formas, desenhos, objetos, que ao entrar em contato, crianças, jovens e adultos possam soltar a imaginação e se sentirem livres para se expressarem sem preocupação.



Este artigo pertence ao Curso de Brinquedoteca e Aprendizagem Infantil

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados