Como Funciona a Limpeza
Não importa o tipo de produto que você está usando (sabão ou detergente), uma boa limpeza requer muita energia. Três tipos diferentes para ser exato:
- Energia química, fornecida pelo sabão ou detergente
- Energia mecânica, fornecida por uma máquina ou à mão
- Energia térmica, fornecida pelo aquecimento da água
Vamos ver como todos esses elementos trabalham juntos:
Suponha que tenhamos uma grande, grande, oleosa, mancha gordurosa em uma de nossas camisas favoritas. Só água não é suficiente para remover a mancha e limpar nossa camisa. É por isso que o sabão foi inventado.
O detergente da lavanderia fornece energia química. Essa energia é criada pela composição do sabão ou detergente e pela forma como os ingredientes do detergente interagem com a mancha em nossa camisa. Você não pode vê-lo com seus olhos, mas as moléculas no detergente são atraídas para a mancha e ajudam a puxar a sujeira da camisa para a água de lavagem
Dentro de uma máquina de lavar, as roupas se movem para frente e para trás, esfregando-se com outros itens. Isso é energia mecânica. As ações de esfregar ajudam a soltar a mancha e libertá-la da superfície da nossa camisa. Quando você olha em sua máquina de lavar e vê a roupa se movendo, você está observando a energia mecânica em ação.
Energia térmica significa temperatura. Água quente ou quente pode ajudar a mancha a se dissolver mais rapidamente. Enquanto a água morna pode ajudar a acelerar as coisas, a maioria dos detergentes de lavanderia hoje em dia pode funcionar tão bem em temperaturas mais frias.
Todos os três tipos de energia precisam do tempo certo para funcionar melhor. Quanto mais um tipo de energia é usada, menos outras são necessárias.
Por exemplo, roupas delicadas seriam danificadas pela energia mecânica da máquina de lavar e água mais quente. Assim, em vez disso, podemos usar energia química — detergentes — e aumentar o tempo para limpá-los.
Este artigo pertence ao Curso de Auxiliar de Limpeza
Faça o Curso completo grátis!!