A limpeza é uma coisa boa, mas se você está usando muitos recursos, podem rapidamente passar de um positivo para um negativo. Dado que a execução de uma máquina de lavar louça, por exemplo, usa entre três e 15 galões de água, e as máquinas de lavar podem usar em qualquer lugar de 16 a 40 galões por carga, a limpeza verdadeiramente ecológica requer eficiência. Você não só reduzirá a quantidade de água, energia e outros recursos que normalmente usaria para manter suas roupas e espaço limpos e organizados, mas você pode economizar tempo e dinheiro se souber limpar eficientemente.
Planeje com antecedência
Por onde você deve começar a tornar a limpeza mais eficiente? Comece avaliando as tarefas em sua casa ou apartamento que utilizam recursos. Isso pode incluir água e energia usadas para executar aparelhos ou baldes de água usados para limpar um piso.
Em seguida, prepare-se para limpar para que você não perca tempo ou recursos por acidente. Sempre que você embarcar em uma tarefa de limpeza, certifique-se de ter uma área preparada (eliminar a desordem que pode atrasá-lo) e todas as suas ferramentas estão prontas (saia de baldes, lenços, panos de prato, produtos de limpeza, etc.) para que você não acabe acidentalmente deixando uma torneira ou um aspirador de pó funcionando enquanto para mover pilhas de revistas ou procurar panos de limpeza.
Leia sempre o rótulo do produto. O rótulo contém informações importantes sobre quanto produto você deve usar para obter os melhores resultados. Seguir as instruções no rótulo ajudará a evitar que você desperdice o produto.
Em geral, também é uma boa ideia lidar com a limpeza sistematicamente. Se você está limpando o chão da cozinha, comece por um canto e se mova para o outro. Isso evitará que você cubra uma área mais de uma vez ou use mais água do que você precisa. Isso vale para limpar um balcão de cozinha ou esfregar seu chuveiro. Você usará menos materiais de limpeza se limpar sistematicamente em vez de por acaso.
Dê prioridade aos trabalhos importantes
- Limpar e desinfetar tábuas de corte e bancadas de cozinha antes e depois de preparar alimentos para ajudar a reduzir a ameaça de doenças transmitidas por alimentos.
- Desinfetar áreas de pia, vasos sanitários, banheiras e chuveiros para matar germes, bem como mofo e mofo que podem desencadear ataques de asma.
- Lave folhas semanalmente em água quente ou quente para remover alergênicos de ácaros e manter os lençóis frescos.
- Lave toalhas e tapetes de banho uma vez por semana.
- Móveis duros de poeira regularmente usando um produto de pó.
- Tapetes de vácuo e pisos de madeira de esfregão uma vez por semana.
Práticas de prevenção
- Mantenha a desordem ao mínimo. Ter muitas coisas por aí dificulta a limpeza e dá lugares para poeira e alérgenos coletarem.
- Lave as mãos com sabão e água morna regularmente - para ajudar a manter a sujeira e os germes fora das superfícies domésticas.
- Limpe os sapatos em tapetes ou tapetes de entrada para proteger pisos e tapetes, e para pegar sujeira, poeira, pólen e outros alérgenos trazidos do lado de fora.
- Mantenha as superfícies do banheiro e da cozinha o mais secas e limpas possível para ajudar a controlar o crescimento de bactérias, mofo e mofo amantes da umidade.
- Deixe as portas do chuveiro e as cortinas abertas após o uso para que as paredes do chuveiro possam secar ao ar. Trate manchas e manchas em roupas e roupas assim que elas ocorrem.
- Limpe prontamente migalhas e outros restos de comida depois de preparar ou comer alimentos.
- Limpe os derramamentos antes que eles tenham a chance de secar.
- Coloque montanhas-russas sob copos de bebidas para evitar manchas de água e anéis em superfícies de madeira.
Classificar por cor
Lave todos os brancos separadamente; pastéis e cores médias juntos; brilhos e trevas por si só. Preste atenção especial aos sintéticos brancos e levemente coloridos; eles podem pegar corantes escuros de outros tecidos durante a lavagem.
Resolva esses itens fortemente sujos longe dos levemente sujos, uma vez que itens levemente sujos podem pegar o solo extra da água de lavagem. As brancas vão lentamente ficando mais cinza ou mais amarelas.
Misture itens pequenos e grandes em cada carga. Isso permite que as roupas se movam mais livremente, resultando em melhor lavagem.
Os tipos de tecido: Considere os tecidos e como eles são construídos. Separe roupas de malha solta e delicadas das cargas de lavagem regulares, em seguida, lave no ciclo suave.
Fiapos: Camisas de flanela e toalhas novas tendem a compartilhar seus fiapos com outras roupas durante a lavagem. Lave-os em uma carga por si só - longe de veludos e roupas de prensa permanentes, que atraem fiapos facilmente.
Fluorescentes: Rosas quentes, verdes brilhantes, azuis elétricos são muitas vezes muito menos coloridos do que outros tecidos. Lave-os separadamente ou teste-os primeiro antes de lavar com outras cores. Por segurança, não use removedor de manchas, a menos que você os tenha testado primeiro em uma área discreta.
Tome cuidado para lavar quaisquer manchas e manchas. Ajuda saber exatamente que tipo de mancha é para sua melhor chance de remoção.
Identifique o local. Quanto mais você sabe sobre o que fez o local ou mancha, mais provável é tratá-lo adequadamente. Isso significa que você tem uma chance melhor de removê-lo, além disso, você é menos propenso a configurá-lo ainda mais usando o tratamento errado. Em caso de dúvida, enxágue ou mergulhe em água fria antes de tratar ou lavar.
Trate o local imediatamente! Quanto mais cedo você atacar o local, mais fácil é remover. Tenha o hábito de verificar roupas molhadas recém lavadas em busca de manchas que não se lavam. Em vez de secá-las, trate as manchas e lave novamente. A secagem pode definir permanentemente as manchas.
Pré-tratamento, tratar uma mancha antes de ser seca ou definida aumenta suas chances de removê-la. Use um removedor de manchas pré-lavagem, detergente líquido ou uma pasta feita de detergente de lavanderia em pó e um pouco de água. Primeiro, teste para outra área discreta. Então, lave toda a peça com um detergente, além de um alvejante que é seguro para o tecido.
Manchas de bebida: Bebidas que contêm açúcar, como vinho ou ginger ale, podem parecer desaparecer. Mas não se engane- eles ainda podem estar lá! Uma vez que a mancha foi exposta ao ar, o açúcar oxida e deixa uma mancha invisível, que acaba virando amarela ou marrom. A mancha nunca saiu. ele estava lá o tempo todo. Para remediar? Trate mesmo as manchas de luz que você não pode ver imediatamente antes que sequem.
Usando um alvejante? Evite mudanças de cor irregulares branqueando toda a roupa - não apenas a mancha.
Manchas velhas raramente desaparecem, mas é possível! Tente tratar com um produto que contenha enzimas e depois lave.
Lave-o! Após o tratamento de uma mancha, lave a peça completa para remover qualquer resíduo deixado da mancha ou remover manchas.
Sobre detergentes de lavanderia
Use sempre a quantidade adequada de detergente durante a lavagem. Qual é a quantidade certa? Leia o rótulo e tenha em mente que muito detergente ou muito pouco pode deixar suas roupas menos limpas do que usar a quantidade ideal. Siga as instruções de cuidados com o tecido em suas roupas.
Detergentes de lavanderia para todos os fins que são especialmente eficazes em alimentos, solos gordurosos e oleosos. Por serem líquidos, são bons para pré-tratar manchas e manchas.
A maioria dos detergentes líquidos e de pó estão agora concentrados. Eles vêm em embalagens muito menores - mas oferecem a mesma quantidade de energia de limpeza que os produtos familiares em embalagens maiores. Você precisa de menos ultra detergente do que com um produto não concentrado, então siga as instruções da etiqueta e use a tampa de medição ou colher que vem com o produto.
Converta sujeiras em partículas solúveis incolores que são facilmente removidos por detergentes e levados para a água de lavagem. Tecidos de brilho e clarear ajudam a remover manchas teimosas.
Tipos
Descolores de hipoclorito de sódio (também chamados de cloro ou alvejante doméstico líquido) são os branqueamentos de lavanderia mais poderosos; eles desinfetam, bem como limpo e branqueado. Eles trabalham em muitos brancos e laváveis coloridos - mas não em lãs e sedas. Os alvejantes de oxigênio (seguro para cores) são mais suaves, trabalhando com segurança em todos os tecidos laváveis. Eles trabalham melhor na manutenção da brancura, não em restaurá-la.
Para alvejante hipoclorito de sódio, leia o rótulo e dilua conforme indicado. Para obter melhores resultados, adicione 5 minutos após o ciclo de lavagem começar a agitar para evitar destruir enzimas e branqueamentos fluorescentes no detergente.
Para alvejante de oxigênio, adicione diretamente à água de lavagem antes que as roupas sejam adicionadas. Não despeje alvejante em pó diretamente em roupas molhadas. Mais eficaz em água quente para quente.
Tem dúvidas se uma peça de roupa é segura para branquear? Não adivinhe, você pode se arrepender! Leia o rótulo de cuidado da peça para obter instruções específicas. Teste primeiro em uma área discreta seguindo as instruções no rótulo da embalagem de alvejante.
Diminua o apego estático, que é especialmente útil na lavagem de prensas permanentes e fibras sintéticas. Faça tecidos mais macios e mais fofos... reduzir o tempo de secagem ... reduzir rugas ... tornar passar roupa mais fácil.
Tipos
Amaciantes de tecido líquido vão para a água de lavagem final; um tipo também pode ser usado em um pano e jogado na secadora. Siga as instruções do rótulo.
Folhas de amaciante vão para a secadora.
Amaciantes do tipo pacote anexam à barbatana do tambor da secadora.
Técnicas
Ao adicionar amaciantes líquidos à água enxágue, certifique-se de diluir primeiro. Não despeje diretamente sobre tecidos, pois isso pode causar manchas ou manchas.
Amaciantes de tecido podem reduzir a eficácia do retardo de chama em tecidos, como os usados em roupas de dormir infantis.
Removedor
São eficazes no pré-tratamento de roupas fortemente sujas e manchadas, especialmente aquelas feitas a partir de fibras de poliéster. Trabalham bem em manchas à base de óleo, como gorduras animais, solos corporais, óleos de cozinha, cosméticos e óleos de motor. As barras de sabão funcionam bem no amaciante de tecido, suor e manchas de tabaco.
Tipos
líquidos, sprays, géis, paus e barras de sabão
É melhor tratar a mancha o mais rápido possível. Use removedores líquidos, gel e spray pouco antes de lavar a peça. Se a mancha ainda permanecer, aplique um segundo tratamento, esfregando diretamente na mancha.
Ao usar o tipo de vara, esfregue imediatamente a vara sobre a mancha fresca, em seguida, reserve-a e lave mais tarde - mesmo que uma semana depois.
Amidos, acabamentos de tecido e dimensionamento
Amidos dão corpo aos tecidos, os tornam mais resistentes a sujeira e tornam passar roupa mais fácil.
Tipos
Em pó, líquido e sprays.
Técnicas
Usar em algodão e misturas de algodão e usar em acabamentos de tecido e dimensionamentos em tecidos sintéticos.